Usuário:PedroH/Testes

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Anjos em Neon Genesis Evangelion
Título a ser usado para criar uma ligação interna é Usuário:PedroH/Testes.
Lilith, o segundo Anjo, originalmente apresentado como Adão. Ela foi adicionada durante a produção da série, após os criadores realizarem estudos sobre o cristianismo.

Os Anjos (japonês: 使徒 Hepburn: shito?, lit. "apóstolo") são entidades fictícias da série de anime Neon Genesis Evangelion, produzida pelo estúdio Gainax e dirigida por Hideaki Anno. Eles também aparecem na adaptação para mangá da obra, ilustrada por Yoshiyuki Sadamoto.

No anime original, quase todos os Anjos são antagonistas da humanidade que tentam repetidamente chegar à sede da Nerv, uma agência especial na cidade Tóquio-3.[1] A maioria deles se origina de uma entidade chamada Adão, mas o décimo oitavo espécime é descendente de Lilith, o segundo Anjo, que é semelhante a Adão.[2] Para combater a invasão dos Anjos, a Nerv constrói os Evangelions, mechas que possuem um campo de força chamado "Campo AT", assim como os Anjos.

Os Anjos também são retratados em mangás spin-off, jogos eletrônicos, romances visuais e nos filmes da tetralogia Rebuild of Evangelion. Fora Adão e Lilith, o nome das criaturas referem-se aos anjos homônimos da tradição judaico-cristã.[3] As características e funções de cada Anjo são deliberadamente semelhantes às de seus homônimos nos antigos textos sagrados.[4][5][6][7] Suas aparências foram elogiados por críticos e entusiastas de animação e influenciaram séries animadas subsequentes.


Referências

  1. Fujie & Foster 2004, p. 167.
  2. «Mechanical data» (em japonês). Consultado em 5 de outubro de 2016. Arquivado do original em 18 de setembro de 2015 
  3. Neon Genesis Evangelion Film Book (em japonês). 5. [S.l.]: Kadokawa Shoten. p. 23 
  4. Neon Genesis Evangelion Film Book (em japonês). 5. [S.l.]: Kadokawa Shoten. pp. 80–81 
  5. «Death & Rebirth Booklet (Special Edition)». Gainax (em japonês). 1997 
  6. «Episode Commentaries». Platinum Booklet. 3. [S.l.]: ADV 
  7. Evangelion Chronicle (em japonês). 45. [S.l.]: Sony Magazines. p. 27