Usuário(a) Discussão:Fabiofbg

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Bem-vindo(a) à Wikipédia, Fabiofbg!

A Wikipédia é uma enciclopédia em mais de 250 línguas que surgiu em 2001 e é fruto do trabalho voluntário de milhares de colaboradores como você.
Erros comuns na Wikipédia

Seja audaz: Não tenha receio de cometer erros: isso é normal. Todas as modificações que fizer serão seguidas pelos usuários mais experientes que poderão corrigir seus eventuais erros. Não se ofenda com essas intervenções, nem com as chamadas de atenção que puder receber. Destinam-se apenas a ajudá-lo a compreender o modo de funcionamento da Wikipédia. Siga o conselho dos editores mais experientes e, sempre que não entender alguma coisa, não hesite em perguntar. Ainda que a Wikipédia seja produto de um trabalho complexo, feito por milhares de usuários, sua filosofia pode ser resumida em poucas palavras: "Não hesite em melhorá-la!"

Princípios fundadores

Os editores trabalham em harmonia, respeitando as diferenças e administrando divergências através do diálogo construtivo. Nas suas edições, tenha em mente que a Wikipédia é uma enciclopédia, pelo que é necessário manter um ponto de vista neutro e fornecer informação que possa ser verificada e confirmada. Para além disso, todo o conteúdo deve estar em conformidade com a nossa licença de utilização livre (GFDL). O nosso programa de tutoria poderá ajudá-lo a ambientar-se e a conhecer os editores mais experientes. Dê particular atenção à construção da sua página de usuário, falando um pouco sobre si e sobre os seus interesses particulares.

Normas de conduta
Esta é sua página de discussão. Para deixar uma mensagem a um wikipedista, escreva na página de discussão dele. No decorrer de uma discussão, assine no fim de suas mensagens, usando quatro tiles (~~~~) ou o botão presente no alto da janela de edição. No entanto, não assine nos artigos quando os editar, já que todas as modificações são registradas no histórico do mesmo com indicação do autor.
Leituras recomendadas
Wikipedia:Tutorial Tutorial
Aprenda a editar passo-a-passo
Wikipedia:Políticas e recomendações Políticas da Wikipédia
Regulamentos gerais a saber
Wikipedia:Coisas a não fazer Coisas a não fazer
Resumo dos erros a evitar
Wikipedia:Livro de estilo Livro de estilo
Definições de formatação usuais
Wikipedia:Ajuda Ajuda
Manual geral da Wikipédia
Wikipedia:FAQ FAQ
O que toda a gente pergunta
Wikipedia:Café dos novatos Café dos novatos
Onde tirar suas dúvidas
Wikipedia:Página de testes Página de testes
Para fazer suas experiências
Welcome to the Portuguese edition of Wikipedia. If you have trouble understanding Portuguese, please consider using Babel so we are aware of your difficulties.
Todo o indispensável... para começar a editar: não deixe de ler. Desejo-lhe uma boa estada na Wikipédia! Reynaldo Avaré Msg 02h21min de 21 de abril de 2010 (UTC)[responder]

Alegre Fabiofbg, seu trabalho é importante, leia (antes de começar/continuar a editar) e siga as orientações/ajudas
na caixa de boas vindas, e "Dicas" <--clique aqui
Obrigado!---Reynaldo Avaré Msg 02h21min de 21 de abril de 2010 (UTC)
[responder]

Meu caro, pode sempre adicionar a informação desejada, desde que seja por palavras suas, e adicionar a referência do livro usando <ref>{{citar livro|autor=|título=|editora=|ano=|páginas=|id=}}</ref>. Pelo Poder do Z Alaf Ogimoc 19h28min de 28 de junho de 2010 (UTC)[responder]

Olá, Fabiofbg, receba as nossas boas-vindas.


Notámos o teu interesse em assuntos relacionados com Angola e gostaríamos de convidar-te a participar do desenvolvimento do Wikiprojecto Angola. Se desejares inscrever-te clica aqui.

Colocamos-nos à disposição para contacto. Alegre. Saudações, Pelo Poder do Z Alaf Ogimoc 02h32min de 29 de junho de 2010 (UTC)[responder]

Olá Fabiofbg: Como o Zorglub, acho positivo você colaborar no aperfeiçoamento dos artigos relacionados com Angola, que no seu estado actual muitas vezes não satisfazem. Agora, com respeito ao artigo sobre Luena tenho duas observações.

  1. Quando Angola se tornou independente, houve uma mudança dos nomes de várias cidades, e sempre pelo mesmo motivo: substituir nomes que simbolizavam a dominação colonial por nomes na língua africana falada na região (e que algumas vezes já estavam em uso, outras vezes não). Exemplos: Nova Lisboa > Huambo, Pereira de Eça > Ondjiva, Moçâmedes > Namibe. E, neste contexto, Luso > Luena. Portanto, o texto correspondente, inserido neste artigo por não sei quem, estava correcto. A questão é de saber se achamos relevante dar (ou suprimir...) esta explicação, e a que título. Como sei que para os angolanos estas mudanças foram sentidas como um acto de libertação, acho que convém fazer constar o facto - mas não queria intervir a não ser por consenso.
  2. Que a Guerra Civil Angolana tenha começado em Luena é apenas uma entre várias versões. De facto, conforme o critério, ela começou em vários lados, inclusive em Luanda (onde por acaso estive em 1974). Convinha portanto relativizar a afirmação - e é isto que lhe proponho.

Cordialmente Aflis (discussão) 10h05min de 10 de janeiro de 2011 (UTC)[responder]


Aflis,

Ontem eu apenas consertei alguns erros de português que estavam no artigo, as informações que constavam lá já existiam antes de minhas mudanças. Creio que será necessária uma pesquisa mais profunda para fazer uma alteração real no texto do artigo. Como eu não estou em Angola no momento e no Brasil não tem nada a respeito do assunto, só quando eu voltar para lá novamente para continuar a pesquisa. Esse assunto está sendo muito complicado de pesquisar pela Internet, visto que não tem muitas informações.

Obrigado pelas dicas, espero conseguir alguns livros ou artigos sobre os assuntos referentes a Angola para poder continuar fazendo um bom trabalho.

Atenciosamente,

Fabiofbg (discussão) 17h47min de 10 de janeiro de 2011 (UTC)[responder]

@Fábio: Vi as suas alterações no artigo "Luena" e acrescentei alguns pormenores. Acho que agora o texto se defende - até arranjar mais fontes. Isto no Brasil não é fácil, bem sei, mas se estiver na Bahia, você poderia bater à porta de Valdemir Zamparoni, professor de história na UFBa, e um dos 2 ou 3 melhores especialistas brasileiros de África. Penso que é actualmente director do Centro de Estudos Afro-Asiáticos. Em Angola, as fontes são muito dispersas, mas se quiser posso dar uma ou outra sugestão. NB: Deixei na página de discussão de "Luena" um comentário de apoio ao apelo que fez lá! Cordialmente Aflis (discussão) 12h16min de 11 de janeiro de 2011 (UTC) PS: Como é que um bahiano foi parar a Malanje???[responder]

@Aflis: Se a gente conseguir centralizar essas informações, dá para fazer bons artigos, eu vou tentar entrar em contato com esse professor da UFBA. Você possui o e-mail desse professor? Nesta época em Salvador, Bahia todo mundo está de férias, mas dá pra falar com ele via e-mail. Eu trabalho em Malanje como professor de informática e não sou o único baiano, só em Malanje tem 10. rs A empresa que eu trabalho contrata pessoas da Bahia e Pernambuco pela facilidade de adaptação a Angola.

Abraço.

Fabiofbg (discussão) 12h58min de 11 de janeiro de 2011 (UTC)[responder]

Artigos sobre Províncias[editar código-fonte]

@Fábio: O email do Prof. Valdemir Zamparoni (paulista, penso eu, mas posso estar enganado) parece ser zampa@ufba.br; pode sempre tentar, e se não der certo, a UFBa deve poder informar. O Centro de Estudos Afro-Asiáticos fica perto do Pelourinho, se bem me recordo. - Com esta "invasão" bahiana, Malanje deve ficar diferente! Vocês ensinam lá em que instituição? - Parabéns pelo excelente trabalho que você fez ao completar as informações de algumas províncias. As fontes que você descobri são mesmo bem úteis. Agora atenção: como são todas fontes que recolheram as suas informações noutras fontes (as quais provavelmente também não são as originais), há aspectos que vai ser preciso controlar. Pelo que vi por alto, as informações geográficas (geológicas, climáticas etc.) batem certo, mas as informações sociais (demográficas, étnicas etc.) são pouco fiáveis e às vezes grandes barbaridades. Exemplo: se os M'Balundu ("Bailundos") descobrissem que alguém os trata como habitantes do Bié, eles ficariam possessos! E os números dos habitantes não são nunca fiáveis; a "exactidão" que pretendem ter só serve para impressionar o "leitor menos avisado" (de modo que a safa é indicar números arredondados e confessar que são ordens de grandeza muito aproximativos). Com a sua licença, vou por isso dar uma vista de olhos nestes dois aspectos, ok? Mas hoje já não: deste lado do Atlântico já são 23h e eu vou encerrar o dia agora mesmo. Abraço Aflis (discussão) 23h08min de 11 de janeiro de 2011 (UTC)[responder]

@Aflis: Fique a vontade para fazer as alterações necessárias, vamos fazer o possível pra aumentar mais a qualidade de cada artigo. Eu estou aproveitando esse momento de férias e fazendo um "tour" por todos artigos de províncias e padronizando. Verifiquei que realmente existem informações muito díspares, mas estou usando fontes como a Embaixada de Angola no Reino Unido e fontes mais confiáveis. Creio que nesta parte relacionada as etnias carecerá de mais fontes fiáveis, visto que, na maioria dos casos eu estou atualizando informações que já existiam lá ou melhorando um pouco a linguagem de uma determinada frase. Você recomenda algum site confiável para verificar esta parte dos artigos? Vou ver se mando um e-mail para o Valdemir, estou rezando para ter mais informações! rs Em Malanje eu estou trabalhando no IMAM, temos professores em diversas áreas sendo que eu e mais 2 cubanos ministramos informática lá. Abraços. Fabiofbg (discussão) 23h41min de 11 de janeiro de 2011 (UTC)[responder]

@Fábio: Combinado: vou então seguir os seus passos e ver, artigo por artigo, quais as coisas que se podem acrescentar ou corrigir em relação à população. Recebi agora os resultados preliminares de um inquérito nacional feito pelo INE, que já deve ajudar alguma coisa. Mas não vou poder avançar muito rapidamente: a "vida real" não permite. Aflis (discussão) 17h36min de 12 de janeiro de 2011 (UTC)[responder]

Bibliografia sobre África[editar código-fonte]

@Fábio: Cá estou novamente. É que acabo de inserir um conjunto de referências bibliográficas no artigo "História de África" (que, para a minha surpresa, tinha apenas um livro sobre o ensino da história de África no Brasil....). Como descobri, nesta ocasião, que existe uma edição brasileira do fantástico livro de Elikia M'Bokolo, queria recomendar-lhe vivamente de o comprar. Vai ver que, de imediato, passará a ter uma outra compreensão do país africano concreto que conheceu. Abraço Aflis (discussão) 12h04min de 13 de janeiro de 2011 (UTC) PS: Estou à procura de fontes (relativamente...) fiáveis sobre as províncias de Angola. Penso que o site www.info-angola.ao (mantido por angolanos) é em geral um pouco mais fiável que os sites oficiais das instâncias político-administrativas (p.ex. governos de província). Este site "....sãofrancisco..." que você usa é mantido por quem? --Aflis (discussão) 13h20min de 14 de janeiro de 2011 (UTC)[responder]

@Aflis: O portal são francisco é uma eniclopedia eletrónica mantido por um colégio brasileiro. Como no momento eu não estava encontrando muitas fontes acabei utilizando mais esse site. Acredito que, com o tempo, a medida que formos encontrando fontes locais, que são mais fiáveis, poderemos até retirar esta referência, ou deixá-la como a opção "ver também".

Vou verificar o info-angola, creio que em alguns artigos eu o referenciei.

Estou no MSN agora, meu e-mail é fabiofbg@gmail.com.

Fabiofbg (discussão) 13h31min de 14 de janeiro de 2011 (UTC)[responder]

Olá Fábio: só agora é que leio a sua mensagem, porque pensava que ia responder na minha página de discussão. Mas também não uso o MSN Messenger/Windows Live, e nestas coisas de Angola prefiro de qualquer modo navegar só com a sigla Aflis...Obrigado pelo esclarecimento sobre o portal "sãofrancisco". Concordo com a sua ideia de, neste momento, recorrermos a este tipo de sites informáticos, mas de não deixarmos de procurar outras fontes. Aliás, nesta fase uma olhada nas WPs noutras línguas, particularmente naquela em inglês, muitas vezes dá pistas úteis. - Neste momento não tenho, infelizmente, condições para um trabalho muito sistemático na WP. Nem consegui ainda acabar o que comecei a fazer em Bengo (Província). Paciência, que o mundo não foi feito num só dia....Aflis (discussão) 20h54min de 14 de janeiro de 2011 (UTC)[responder]

Projeto Angola[editar código-fonte]

Bom dia Sr Fábio, e só para informar, que eu também estou participando no projecto de Angola. Um abraço.--Cruks (discussão) 04h54min de 16 de janeiro de 2011 (UTC)[responder]

Olá Fábiofbg, obrigado pela resposta. Assim que você escrevi esta bem. Também vou contribuir com informações sobre províncias. Ja falei com Aflis. Como esta Angola. Estas em Malanje. Eu já tive em Salvador da Bahia varias vezes, no ultimo em 2007. Tenho vontade conhecer Angola pessoalmente. Agora uma outra coisa: se você quiser ver mina pagina de utilizador. Abaixo da foto da minha cidade de nascimento tenho as Referencias e Ligações externas para copiar quando eu preciso. Mas, há um problema. As linhas pretas são demasiado longe ate interferem dentro da caixa Wikipedia Babel. Não gosto assim. Podes ajudar corrigir-o? Obrigado, abraço.--Cruks (discussão) 17h54min de 17 de janeiro de 2011 (UTC)[responder]
Fábio: vi o seu trabalho em Luanda (Província), e deparei com coisas técnicas que não entendi à primeira: depois pergunto. Do meu lado, quase nada fiz pelas províncias, nos últimos dias: pouca disponibilidade, mas também solicitações para outras intervenções. P.ex. na en-WP onde reescrevi a parte sobre línguas em Angola. Mas para a semana volto às províncias - onde também podemos doravante contar com o Cruks. Entretanto estou a discutir a questão geral do "Projecto Angola" na pt-WP com o Zorglub (ver página de discussão dele). Ele está muito ocupado com a conclusão do mestrado dele, mas espero que depois tenha condições para promover um certo entrosamento entre os poucos que trabalham sobre Angola - e para mobilizar mais outros. Aflis (discussão) 12h57min de 22 de janeiro de 2011 (UTC)[responder]

Olá Fábio, passei por aqui para tentar relaxar um pouco (estar a trabalhar ao sábado para preparar a apresentação final é obra), mas foi um erro porque já estou todo stressado com uma série de coisas que se andam a passar por cá, mas enfim...

Acho uma boa ideia de se começar a organizar melhor as províncias, depois de dia 9 de Fevereiro, vou ter mais tempo, quanto a esse projecto com os estudantes angolanos, é genial, quanto à língua, bem... Essa é uma guerra aqui da wiki, mas já se consegui aprovar que artigos relacionados com angola se mantenham na versão do Português Angolano, o que já é bom. Infelizmente Angola, não aderiu ao acordo continuando a ser válido o de 1945 com inclusão de uma série de termos nacionais e muitas expressões próprias. O mais interessante é que o português em Angola está a evoluir a cada dia que passa e brevemente, se é que já não é, será uma variante tão rica como a brasileira. Tenho pena que se queira unificar toda esta diversidade, mas enfim... Os especialistas é que sabem.

Quanto a essa história da Hipocrisia, não ligue, o S@turno é um exaltado que infelizmente passa a vida a ser bloqueado devido às atitudes dele. Eu não ligo quando ele fala daquela maneira para mim porque já sei que ferve em pouca água (com ele basta uma gota para ferver). O grande problema é que ele é criacionista e assassinaram literalmente um artigo que ele escreveu alegando que vai contra os conceitos evolucionistas e que continua envolto em polémica a Teoria das Hidroplacas (quanto a mim o que se está por lá a passar é censura pura).

Bem, vou voltar aos livros... Pelo Poder do Z Alaf Ogimoc 22h41min de 22 de janeiro de 2011 (UTC)[responder]

@Fábio: Respondi-lhe na página de discussão do Zorglub onde proponho que concentremos a discussão sobre o projecto Angola, na respectiva parte (remetendo para outras partes as questões que não tem a ver com este projecto. A luta continua... Aflis (discussão) 09h12min de 23 de janeiro de 2011 (UTC)[responder]

Olá Fábio: Obrigado pelas notícias, mas infelizmente as novidades que tenho não são boas. A ideia de aperfeiçoar o artigo "Luanda", ao ponto de fazer dele um "artigo destacado", morreu entretanto, por falta de disponibilidade dos elementos que se tinham prontificado a contribuir: Manuel de Souza = excesso de trabalho profissional, Zorglub = mudança de país & crise geral, eu próprio = problemas intermitentes de saúde (& obrigações profissionais), Cruks = mudança de país. De modo que estamos de volta à situação anterior: cada um faz o que pode para melhorar os cerca de 80 artigos relacionados com Angola. Concretamente, o mais activo é o Cruks, que até consegue ocasionalmente criar novos artigos (sobre empresas e pessoas). Eu faço assistematicamente contribuições numa diversidade de artigos, aliás (como o Cruks) também nas Wikis noutras línguas. Ultimamente, o Zorglub tem feito uma coisa ou outra. Não tenho mais visto nada do Manuel de Sousa. Em contrapartida, apareceram outros, como Rui Gabriel Correia, que contribuem pontualmente. É portanto neste panorama que você vai poder enquadrar-se. Neste momento, não há "projecto Angola", no sentido de um esforço sistemático e consistente. E não vai haver enquanto uma pessoa com capacidade e disponibilidade não pegar nisto. Aflis (discussão) 09h43min de 3 de agosto de 2011 (UTC)[responder]

Artigo destacado sobre Angola[editar código-fonte]

Caro, motivado pelo 4 de Fevereiro que hoje se comemora em Angola, apresentei uma ideia que gostaria que comentasse. Um abraço, -- Manuel de Sousa msg 16h41min de 4 de fevereiro de 2011 (UTC)[responder]

Coloquei-o em Malanje na Cartografia dos Wikipedistas. Um abraço, -- Manuel de Sousa msg 02h02min de 5 de fevereiro de 2011 (UTC)[responder]

@Fábio: estou a estranhar a sua ausência na discussão sobre este projecto, que está a avançar rapidamente, de uma semana para cá, na página de discussão "Luanda". O mais urgente a esta altura é você dizer qual o aspecto sobre o qual quer contribuir!! Aflis (discussão) 23h32min de 21 de fevereiro de 2011 (UTC)[responder]

Olá Fábio: Imagino facilmente que a transferência para as Lundas possa trazer-lhe montes de complicações. Em termos do trabalho sobre o artigo "Luanda" perdeu pouca coisa. O único que conseguiu fazer alguma coisa foi o Manuel de Sousa (na secção "História"). Eu estou a sair de uma gripe que me bloqueou bastante. O Zorglub "ressurgiu" depois de terminar o mestrado na Inglaterra, mas ainda não retomou o ritmo anterior; não declarou ainda qual o aspecto do artigo a que vai dedicar-se. E o Cruks está numa fase de transição que lhe limita neste momento a produtividade. Espero que daqui em diante as coisas se componham. Convinha que você decidisse qual o aspecto do artigo onde se propõe contribuir. Aflis (discussão) 10h27min de 8 de março de 2011 (UTC)[responder]

Eliminação rápida de "IMPAD"[editar código-fonte]

A página que criou com o nome IMPAD foi marcada para eliminação por preencher pelo menos um dos critérios de eliminação rápida, mais especificamente: por ser impróprio.

É convidado a contribuir com conteúdos desde que estes estejam de acordo com as políticas da Wikipédia e no âmbito de uma enciclopédia. Por favor não volte a criar o mesmo artigo com o mesmo conteúdo. Obrigado pela compreensão. Ruy Pugliesi 02h37min de 8 de março de 2011 (UTC)[responder]

Chamdar a Participar[editar código-fonte]

Olá Fabiofbg,

Meu nome é Parul Vora e eu trabalho com departamento de experiencia de usuario da Fundação Wikimedia, e nós estaremos conduzindo um estudo na sua cidade no início de junho. Nós estamos buscando entender a experiência dos Wikipedianos que usam e editam conteudo em computadores e especialmente em telefones e dispositivos móveis, e nos encantaria sua participação.

Por favor clique aqui para mais informações e nos envie um email para pvora @ wikimedia . org se você estiver interessado em participar dessa entrevista.

Atenciosamente, Parul

Hi,

My name is Parul Vora and I'm the lead UX Researcher at the Wikimedia Foundation and we will be conducting a study in your city at the beginning of June. We are looking to learn about Wikipedians' experiences reading and editing on computers and especially on mobile devices and we would love for you to participate. Please see here for more information and email me pvora [at] wikimedia [dot] org if you are interested in being interviewed.

Thanks, Parul

Olá Fabiofbg, estou envolvido em escrever sobre a empresa e vários pessoas com nome de Odebrecht. Agora me faltam a data e lugar de nascimento/data e lugar de falecimento de Emílio Odebrecht, uma foto dele (a fundação Odebrecht ajuda com certeza) e também data e lugar de nascimento de Norberto Odebrecht. Estas esta morando em Salvador, seria possível organizar estas coisas da empresa situado em sua cidade? Abraço.--Cruks (discussão) 12h09min de 3 de agosto de 2011 (UTC)[responder]

Re:Lago Dilolo[editar código-fonte]

Olá Fabiofbg, obrigado pelo contato. O motivo é de ela não conter ref no artigo além de estar mal seu layout. Mas se colocar fontes fiáveis e seguras, poderá ficar. E deve também apresentar notoriedade sobre essa lenda. Mas vou colocar pra ERS, que ai dá um bom tempo pra você dar uma arrumada ok? Saudações. Vitor Mazuco Diga! 20h57min de 9 de novembro de 2011 (UTC)[responder]

Certo, assim que colocar elas, ai pode remover aquela tag. Saudações. Vitor Mazuco Diga! 21h13min de 9 de novembro de 2011 (UTC)[responder]

Oi Fabio, não me tinha percebido que foi um dos putos novos que criou o artigo, senão não tinha mexido. Seria interessante que colocasses na minha página de discussão os artigos que eles estão a criar ou a alterar, para evitar que sejam apagados inadvertidamente e fazer pequenas correcções como colocar as marcas de projecto, portal, etc. Bom trabalho. Pelo Poder do Z Alaf Ogimoc 00h13min de 10 de novembro de 2011 (UTC)[responder]

Proposta para eliminação rápida de Faculdade Regional de Filosofia, Ciências e Letras de Candeias[editar código-fonte]

Sinal de alerta
Atenção!
Caro(a) editor(a), por favor não faça propaganda, seja ela comercial, política, religiosa, filosófica ou pessoal, como a ocorrida em Faculdade Regional de Filosofia, Ciências e Letras de Candeias.
Essa atitude é altamente reprovável pela comunidade da Wikipédia e esperamos que colabore.
Caso contrário, poderá sofrer penalidades dependendo das circunstâncias, como em caso de spamming.
Suas contribuições são bem-vindas, desde que sigam o princípio da imparcialidade. Obrigado(a).

Consulte: Políticas | Normas | Edição | Não fazer | Erros comuns | Imparcialidade | FAQ | Página de usuário | Ajuda

GUILHERME (discussão) 01h45min de 17 de maio de 2012 (UTC) [responder]

Wikiencontro em Salvador[editar código-fonte]

Fala, Fabiofbg.

O Chico Venâncio e eu estamos planejando um mini-wikiencontro em Salvador no domingo à noite (amanhã, 26/05). Eu sei que ficou em cima da hora, mas gostaria de saber se tem interesse em aparecer pra uma conversa informal. Seria ótimo se puder ir. Dona Luiza também marca presença, o que já traz uma marca inédita de três pessoas num wikiencontro em Salvador. Eu tinha quase desistido de convidar alguém por causa da greve dos rodoviários, mas ela acabou hoje... apesar de haver incerteza se há amplo reconhecimento do fim da greve por parte dos rodoviários, mas acredito que a situação deve se estabilizar em breve.

Aguardo sua resposta.‴ Teles«msg» 17h57min de 26 de maio de 2012 (UTC)[responder]

Convido-o a visitar a página acima. E. Feld fala 19h16min de 13 de junho de 2012 (UTC)[responder]