Usuário(a) Discussão:Tructesindo

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.


Sua edição em Almeida Garrett foi revertida[editar código-fonte]


--Salebot (discussão) 18h28min de 17 de janeiro de 2011 (UTC)[responder]

Boas vindas e exlicação[editar código-fonte]

Bem-vindo(a) à Wikipédia, Tructesindo!

A Wikipédia é uma enciclopédia em mais de 250 línguas que surgiu em 2001 e é fruto do trabalho voluntário de milhares de colaboradores como você.

Erros comuns na Wikipédia

Seja audaz! Não tenha receio de cometer erros: isso é normal. Todas as modificações que fizer serão assistidas pelos usuários mais experientes que poderão corrigir seus eventuais erros. Não se ofenda com essas intervenções, nem com as chamadas de atenção que receber. Destinam-se apenas a ajudá-lo a compreender o modo de funcionamento da Wikipédia. Siga o conselho dos editores mais experientes e, sempre que não entender alguma coisa, não hesite em perguntar. Ainda que a Wikipédia seja produto de um trabalho complexo, feito por milhares de usuários, sua filosofia pode ser resumida em poucas palavras: "Não hesite em melhorá-la!"

Princípios fundadores

Os editores trabalham em harmonia, respeitando as diferenças e administrando divergências por meio do diálogo construtivo. Nas suas edições, tenha em mente que a Wikipédia é uma enciclopédia, pelo que é necessário manter um ponto de vista neutro e fornecer informação que possa ser verificada e confirmada. Para além disso, todo o conteúdo deve estar em conformidade com a nossa licença de utilização livre (GFDL). O nosso programa de tutoria poderá ajudá-lo a ambientar-se e a conhecer os editores mais experientes. Dê particular atenção à construção da sua página de usuário, falando um pouco sobre si e sobre os seus interesses particulares.

Normas de conduta

Esta é sua página de discussão. Para deixar uma mensagem a um wikipedista, escreva na página de discussão dele. No decorrer de uma discussão, assine no fim de suas mensagens, usando quatro tiles (~~~~) ou o botão presente no alto da janela de edição. No entanto, não assine nos artigos quando os editar, já que todas as modificações são registradas no histórico do mesmo com indicação do autor.
Leituras recomendadas
Wikipedia:Tutorial Tutorial
Aprenda a editar passo-a-passo
Wikipedia:Políticas e recomendações Políticas da Wikipédia
Regulamentos gerais a saber
Wikipedia:Coisas a não fazer Coisas a não fazer
Resumo dos erros a evitar
Wikipedia:Livro de estilo Livro de estilo
Definições de formatação usuais
Wikipedia:Ajuda Ajuda
Manual geral da Wikipédia
Wikipedia:FAQ FAQ
O que toda a gente pergunta
Wikipedia:Café dos novatos Café dos novatos
Onde tirar suas dúvidas
Wikipedia:Página de testes Página de testes
Para fazer suas experiências
Welcome to the Portuguese edition of Wikipedia. If you have trouble understanding Portuguese, please consider using Babel so we are aware of your difficulties.
Todo o indispensável... para começar a editar: não deixe de ler. Desejo-lhe uma boa estada na Wikipédia! BelanidiaMsg 19h06min de 17 de janeiro de 2011 (UTC)[responder]

Olá, como está? Antes de mais, bem vindo à Wikipédia, já que ainda ninguém lhe deu as boas vindas!

O robô de que fala combate vandalismo. Ele tem, sim, gente de carne e osso a controla-lo, mas às vezes pode efectuar alguma edição errada. Estive a ver algumas das suas edições (por exemplo esta) e não vejo o que esteja errado com ela.

Sugestão: volte a colocar a informação retirada. Eu mesma vigiarei para que não seja erradamente retirada. Só faltou uma coisa na sua edição: incluir fontes. Na Wikipédia, por mais verdadeiras que sejas certas declarações, é obrigatória que sejam também verificáveis (pode confirmar isso aqui). Assim, para termos a certeza absoluta de que a informação que colocou está de acordo com as normas vigentes e por isso não merece ser eliminada, é só fazer uma nota de rodapé (pode aprender a fazer isso na mesma página que indiquei).

Qualquer dúvida adicional, não deixe de me contactar. Com os melhores cumprimentos. BelanidiaMsg 19h10min de 17 de janeiro de 2011 (UTC)[responder]

P.S.: o Flávio Paiva F1 não é um editor experiente. É um usuário novato, que está a cursar o Programa de Tutoria, estando eu no cargo de o orientar. BelanidiaMsg 19h13min de 17 de janeiro de 2011 (UTC)[responder]

Respondendo mais dúvidas[editar código-fonte]

Olá, como vai? Não se preocupe por fazer perguntas, eu gosto de orientar os "novatos"! Há uns anos atrás, quando eu mesma entrei na Wikipédia, cheia de vontade de colaborar, mas sem noção do que fazer e de como fazer, 2 usuários ajudaram-me e orientaram-me. Com a ajuda deles, eu já edito há quase 5 anos, tenho mais de 20.000 edições, e já fui administradora e burocrata. Neste momento, por falta de tempo, já não exerço essas 2 funções, mas possuo funções que não me roubam tanto tempo: sou Tutora, Reversora e Autorrevisora. Todos estes cargos são voluntários, e acrescem à função de editar - que todos podemos fazer, independentemente de funções extra que possamos ou não ter.

Bem, tentarei responder a todas as suas questões, por ordem (se por ventura achar que não fui clara, volte a chamar-me):

  1. Na Wikipédia, mais do que a verdade, presamos a verificabilidade. Isto é, uma informação até pode ser verdadeira, mas se não houver modo de achar essa informação numa outra fonte fidedigna, então não podemos colocar essa informação na Wikipédia. É assim que tentamos que a Wikipédia seja uma fonte fiável. Isto traz-nos um problema: o trabalho aqui é voluntário, ninguém é pago pelas contribuições, logo cada um só faz o que quer - hás sempre imensa coisa para fazer. Uma dessas coisas que há para fazer é: colocar fontes nos artigos. Claro que não é necessário que cada frase tenha uma fonte. Mas ontem, quando me falou que estava a ser revertido pelo robô (nós chamamos "bot"), eu tive de pensar em todos os motivos possíveis para a reversão, já que aparentemente ela estava correta; foi então que sugeri que incluísse fontes, para que a edição ficasse perfeita, e não houvesse dúvidas de que deveria permanecer. De qualquer modo, na Wikipédia, os artigos devem possuir fontes. Um bom artigo, possui 2 tipos de fontes: a bibliografia (listagem de obras ou sites (webliografia) onde se baseou para fazer o artigo; e notas de rodapé, que são nada mais do que citações, muito usadas no final de certas frases, ou parágrafos considerados dúbios. Eis aqui um exemplo de um artigo bem referenciado e muito bem elaborado, tanto que recebeu a honra de ser artigo destacado. Concluindo este tópico, o modo correto de usar as referências e bibliografia estão explicados aqui.
  2. O Programa de tutoria é um programa de orientação dos novato. A partir do momento em que se inscrever, qualquer um dos editores que são tutores o pode "adotar" e orienta-lo. Se achar que tem ainda muitos dúvidas sobre como editar a Wikipédia, penso que deve, sim, inscrever-se.
  3. Como funciona a Wikipédia ... nunca me fizeram semelhante pergunta! :) Bem, tentarei resumir como tudo funciona. Primeiramente, temos o vários domínios de contribuição. O primeiro, ou principal é o domínio dos artigos (main domain). Há regras específicas para editar o domínio principal, tal como a regra das fontes, etc. Depois, temos o domínio Wikipédia. Nesse domínio encontram-se todas as regras e recomendações (se reparar, quando uma página é do domínio Wikipédia, a página inicia-se por Wikipedia:nome_da_página (exemplo: Wikipedia:Tutoria). Depois, temos o domínio usuário. Este domínio engloba as páginas de usuário e respetivas páginas de discussão (como estamos os 2 a usar para nos comunicarmos). Explicado isto, resta dizer que existe a comunidade wikipédica, que é composta por todos os editores (wikipedistas). Há regras de convivência, e todos colaboramos para um bem comum (nem sempre as coisas correm muito pacificamente, já que nem sempre estamos de acordo). Certos usuários que gozam da confiança da comunidade, são eleitos administradores (editores que têm privilégios de edição, como por exemplo, bloquear usuários, bloquear páginas, apagar páginas e restaura-las, entre outros) ou burocratas (editores que podem tornar outros usuários em administradores). Estes usuários são eleitos pela comunidade em forma de votação (votação do último editor eleito para o cargo de administrador). Quanto ao meu papel, no meio de tudo isto, já expliquei acima! Há que destacar que nenhum "cargo" é obrigatório dentro da Wikipédia, e que possuir cargos não nos serve para nos dar estatuto (embora isso infelizmente aconteça, às vezes); um cargo apenas mostra que trabalhos em determinada área (os administradores, trabalham muito no combate ao vandalismo e na manutenção), e por vezes dá acesso a alguns botões a mais. Cada um edita onde lhe dá mais prazer, e apenas se o quiser fazer. Agradecemos sempre todo o tipo de contribuição.


Espero que tenha ficado esclarecido. Qualquer coisa, volte a chamar-me. Não há qualquer problema! Cumprimentos e boas contribuições. BelanidiaMsg 11h46min de 18 de janeiro de 2011 (UTC)[responder]

Dúvida quanto ao programa de tutoria[editar código-fonte]

Olá, uma vez mais! Na realidade, no seu caso, estar a candidatar-se ao programa implicaria, quase de certeza, mudar de tutor (uma vez que, informalmente, eu já estou com esse papel). O programa, na verdade, é mais uma oficialização daquilo que estamos a fazer. Penso, então, que não será necessário ingressar no programa.

Agora é a minha vez de perguntar: como é que foi parar à minha página para me fazer perguntas? Encontrou-a por acaso? É algo que me tem, deveras, intrigado! :)

Cumprimentos, com esperanças de que por cá permaneça e nos ajude nesta construção de uma Enciclopédia. BelanidiaMsg 21h42min de 18 de janeiro de 2011 (UTC)[responder]

P.S.: Sou portuguesa, mas tento adaptar-me já ao novo acordo ortográfico. Não estranho, portanto, se às vezes escrever a mesma palavra, no texto, de modos distintos - a adaptação é lenta. BelanidiaMsg 21h42min de 18 de janeiro de 2011 (UTC)[responder]
Ah, bom, então está explicado! Não me lembrava de ter-lhe dado as boas vindas. Mas ainda bem que o fiz, se é que isso ajudou em alguma coisa. Mas as coisas, são, realmente, um pouco complicadas por aqui, e nada intuitivas. Ajudo no que posso. Bem, hoje ainda fico no pc algum tempo (tenho um trabalho com data limite de entrega - amanhã), vou precisar de fazer uma noitada. Por isso, qualquer coisa, já sabe, é só chamar. BelanidiaMsg 22h48min de 18 de janeiro de 2011 (UTC)[responder]

Re:Mais uma dúvida[editar código-fonte]

Olá, uma vez mais. Não, não fui eu quem incluiu fontes no artigo. Para ver quem foi, basta clicar na aba Ver histórico (em cima).

Mas vamos lá tentar mostrar que se faz uma nota de rodapé (na Wikipédia). Não é tão difícil quanto possa parecer.

Basta, na frase que pretende referenciar, escrever;<ref>Nome da fonte aqui</ref>, e depois, no final do artigo, colocar o seguinte: {{Referências}}

Vamos ver como fica? por exemplo, eu digo algo como: "as meias finais da taça de Portugal serão a 1 e 2 de Janeiro". Como referencio?

  • as meias finais da taça de Portugal serão a 1 e 2 de Janeiro.<ref>http://jn.sapo.pt/PaginaInicial/Desporto/Interior.aspx?content_id=1759274</ref>
  • e no fim do artigo {{Referências}} (basta colocar um por artigo)

Depois de gravar, ficará algo como:

  • as meias finais da taça de Portugal serão a 1 e 2 de Janeiro.[1]

Referências


Vi as últimas alterações, suas, no artigo supra citado, e para já, está tudo muito bem. Vou supervisionando, sempre que estiver disponível, mas convém lembrar que as edições, na Wikipédia, são vistas por mim e por muitos outros que monitorizam todas as mudanças que se fazem (através das Mudanças Recentes); por isso, se alguma coisa não correr tão bem quanto o esperado, qualquer outro editor pode entrar em contato consigo, ou corrigir o erro. Estou a mencionar este facto apenas para informa-lo de que é normal, e o senhor não pensar que se trata de algum tipo de perseguição (alguns nossos colaboradores mais recentes têm este sentimento, e eu estou a tentar prevenir).

No entanto, dado que a minha época de frequências terminou, e parece-me que todas as Unidades Curriculares ficaram feitas, acho que me encontro de férias escolares, pelo que terei um pouco mais de tempo para me dedicar à Wikipédia. Logo, estarei atenta às suas edições.

Qualquer dúvida, é só chamar-me, como de costume. Continuação de boas contribuições. BelanidiaMsg 19h04min de 21 de janeiro de 2011 (UTC)[responder]