Usuário(a):Antiga Bacalhoeira/Testes

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.


OS PASTÉIS DE BACALHAU COM QUEIJO DA SERRA!

Vamos começar por revelar a criação do Chef de Cozinha Fábio Carmo[1], estudioso da gastronomia portuguesa, criador de um produto aclamado por muitos e odiado por outros, mas para tal temos de contar a história desde o início. Começaremos por uma frase dita pelo respeitado escritor António Lobo Antunes numa entrevista[2] transmitida na RTP, na qual se falou sobre as doenças que sofreu, como também da política da atualidade, da cultura e do seu amor pela mulher portuguesa.

O escritor quando questionado sobre se a cultura é a base de tudo, esclareceu dizendo: "Saber fazer pastéis de bacalhau é tão importante como ter lido Os Lusíadas, é uma forma de cultura".

História[editar | editar código-fonte]

A história do pastel de bacalhau teve início no século XVIII[3]. O pastel de bacalhau não é uma consequência direta dos Descobrimentos, o pastel de bacalhau teve início quando foi introduzida a batata em Portugal, e foi a batata que fez com que o pastel de bacalhau alcançasse o valor que tem hoje. A primeira notícia de batata em Portugal está datada em 1760.

Em 1798 a rainha D. Maria I incentivou à plantação da batata nos Açores e, D. Teresa de Sousa Maciel recebeu uma medalha de ouro entregue pela Academia das Ciências, pela sua produção de batata no Continente.

A primeira receita de bacalhau em forma de “bolinho”[4] ou “pastel” foi escrita em 1841 no livro “Arte do Cozinheiro e do Copeiro” do Visconde Vilarinho de S. Romão[5], filho de Dona Teresa de Sousa Maciel, que também publica nesse mesmo ano o livro “Manual Prático da Cultura das Batatas”, contudo a sua receita assemelha-se mais às nossas pataniscas.

Apenas em 1876, no livro “Arte de Cozinha” de João da Matta[6], aparecem duas receitas de pastel de bacalhau, semelhantes com as que conhecemos: “Pastelinhos fritos de bacalhau à Holandesa” e “Pastelinhos de bacalhau”. Os primeiros são muito semelhantes aos atuais com a particularidade de se juntar queijo ralado, e de serem cozidos no forno em formas de pastel de nata. Ainda hoje se fazem na Holanda "Bolinhos de Peixe", idênticos aos nossos pastéis de bacalhau, confecionados com peixe fresco.

Carlos Bento da Maia, General do exército português escreveu em 1904 a primeira receita de Pastel de Bacalhau no livro “Tratado de Cozinha e de Copa”.[7] Apresenta uma receita de “Bacalhau em bolos enfolados” ou “esfolados de bacalhau”, possivelmente é daqui que deriva a designação de “pastéis de bacalhau”.

Chef Fábio Carmo[editar | editar código-fonte]

Aqui começa a verdadeira história dos Pastéis de Bacalhau com Queijo Amanteigado ou Queijo da Serra[8].

Esta receita foi criada pelo Chef Fábio Carmo em meados de 2013 na mais emblemática praça da Europa, a Praça do Comércio.

Chef Fábio revela que na altura em que criou esta receita, a intenção era disfarçar um produto de menor qualidade, para tal submeteu o produto a algumas alterações, recheando o produto com tudo o que era possível, desde alheira, polvo, molho pesto, até chegar ao Queijo de Ovelha Amanteigado. Sem saber e de forma acidental nasceu o aclamado Pastel de Bacalhau com Queijo da Serra.

Começou a produzir os pastéis recheados com queijo da serra em maior escala e a dar aos clientes para provar e foi então que descobriu que tinha criado um produto único, pois de cada 100 (cem) pessoas que provavam somente 1 (um) não o apreciava.

O intuito era recuperar e manter a tradição da receita de 1904, e introduzir um fator de diferenciação gastronómico único no mundo. Essa diferenciação iria ser feita através do recheio de queijo amanteigado da serra. Sabiam que desta forma iriam elevar e promover um projeto diferenciador, produtos de gastronomia portuguesa de excelência com elevadíssima notoriedade, reputação e aceitação junto dos consumidores locais e estrageiros.

Dois sabores tradicionais numa especialidade única.

Não existe prato mais português que o bacalhau, nem forma mais tradicional que os estaladiços pastelinhos de bacalhau. A isso juntamos à mesma receita tradicional o mais famoso queijo de Portugal, o cremoso e requintado Queijo da Serra. O truque para que os pastéis fiquem secos e não abram a fritar está na batata que será usada, esta tem de ser de muita boa qualidade. Hoje, vemos esse produto ser comercializado por alguns espaços, mas produtos similares, não iguais.


O Chef de Cozinha Executivo Fábio Carmo, acabou por sair do grupo onde foi o primeiro a explorar a sua criação, desde a sua saída a direção do grupo resolveu modificar a receita para não dar créditos a quem por direito, ou “simplesmente para tornar a receita mais económica”.


Desde então outras empresas resolveram apostar no produto mantendo-o genuíno, tal como foi criado em meados de 2013, com Queijo da Serra e mantendo a receita original do Pastel de Bacalhau de 1904.


Hoje, são comercializados diariamente milhares de unidades.

Referências

  1. «Chef Fábio Carmo». Portugal em Destaque 
  2. «Entrevista RTP». País ao Minuto 
  3. «História do pastel de bacalhau». Centro Interpretativo da História do Bacalhau 
  4. «Bolinho de bacalhau». Paladar - Estadão 
  5. «Visconde Vilarinho de S. Romão». Wikipedia, a enciclopédia livre 
  6. «Livro "Arte de Cozinha"». O Sal da História 
  7. «Livro "Tratado de Cozinha e de Copa"». Livraria Manuel Ferreira 
  8. «Queijaria Portuguesa». Queijaria Portuguesa