Usuário(a):Arzapb/Testes

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Hilma af Klint
Arzapb/Testes
Porta-retrato feito por um fotógrafo desconhecido, c. 1900 ou antes disso
Nascimento 26 de setembro de 1862
Palácio de Karlberg, Solna, Estocolmo
Morte 21 de setembro de 1944 (81 anos)
Danderyd, Estocolmo
Nacionalidade  Suécia
Área Pintura
Formação Konstfack, Academia Real de Artes da Suécia
Movimento(s) Naturalismo, Arte abstrata

Hilma af Klint ( Solna, Estocolmo 26 de outubro de 1862 - Danderyd, Estocolmo 21 de outubro de 1944) foi uma artista sueca e pioneira do abstracionismo. Em 1906 desenvolveu imagens abstractas, muito antes de alguns dos mais célebres artistas associados ao movimento da Arte Abstracta como o Wassily Kandinsky, Piet Mondrian e Kazimir Malevich. O trabalho da Hilma af Klint não é uma pura abstracção da cor e da forma por si só, mas antes um retrato do que não é visível.

Biografía[editar | editar código-fonte]

Hilma af Klint é da primeira geração de mulheres européias que se formou em uma academia de arte. Era filha de um militar, da passagem do século XIX ao XX. Visitou assiduamente todas as exposições, executou muitas investigações em varios temas: natureza, medicina, botânica, matemática, cor, espiritismo, fractais, etc.

Recebeu uma educação em paisagem, retrato e pintura botânica desde 1882 a 1887 na Academia Real de Artes da Suécia.

Mais tarde, ela e uns colegas artistas que estudaram na instituição foram trabalhar no bairro boêmio de Estocolmo, o Kungstraedgaarden. Além disso, mostra um cedo interesse pelos mundos invisíveis e ocultos através da natureza e a ciência, com uma aproximação ao espiritual. Em sua juventude cria um grupo com quatro amigas auto-chamadas “De Fem”[1] (''As cinco'') . Se reuniam para fazer sessões de espiritismo, uma prática comum naquela altura. Nestas sessões, realizaram desenhos automáticos.[2]

Em 1906 começa uma das suas séries artísticas mais emblemáticas: Os cuadros para o templo. Estas foram as suas primeiras pinturas abstractas. Em 1908 conhece Rudolf Steiner, membro destacado da Sociedade Teosófica e fundador da Antroposofia. Quando Steiner visitou seu estúdio em 1909 prognostica que o seu trabalho não seria entendido durante os próximos 50 anos.

Foi empregada no Instituto Veterinário de Estocolmo como desenhista científica. Neste tempo, teve a oportunidade de fazer numerosos estudos e trabalhos gráficos sobre a Teoria da Evolução de Darwin. Podemos ver na sua obra a terminología desta teoria. Também divíde-se em séries, como se estivesse a fazer trabalhos de investigação científica.

Hilma af Klint suspendeu as suas investigações pictóricas temporalmente para cuidar de sua mãe e deixa o bairro do seu ateliê de pintura em Kungstraedgaarden. Retomou a sua pintura com Os quadros para o templo em 1912, finalizados em 1915. Um ano depois, pintou a série Parsifal, e a série Átomo em 1917.

Em 1920 morre a sua mãe. Nesta altura viaja a Suiça, e encontra novamente com Rudolf Steiner. Ali une-se a Sociedade Teosófica e estuda os seus textos.

Em 1925 abandona definitivamente a pintura e dedica todo o seu tempo aos estudos teosóficos. Morre em um acidente de carro em 1944.

Galeria[editar | editar código-fonte]

Obra artística[editar | editar código-fonte]

Ela foi uma inovadora radical para uma nova compreensão da arte, que dava as costas a realidade visível. Desde 1906 desenvolveu uma linguagem abstracta. A obra de Hilma af Klint não é uma abstração real da cor e a forma em sí mesmos, mas também trata de modelar o invisível. Isto aconteceu anos antes de que apareceram as obras de pintura abstracta de Wassily Kandinsky, Piet Mondrian e Kazimir Malévich, outros precursores do abstracionismo no começo do século XX.

Depois que abandonou a linguagem figurativa naturalista, Hilma af Klint começa a trabalhar a partir de uma dimensão espiritual da existência e procurar fazer visível o que fica além do que o olho pode ver. Da mesma forma que os seus contemporâneos, ela mostra-se muito entusiasmada pelas correntes espirituais de sua época, particularmente o espiritismo, a teosofia e a antroposofia. Na sua obra abstracta, a qual destaca-se a pintura de grande formato, podemos achar elementos recorrentes como círculos concêntricos, ovais e espirais. As temáticas abordavam aspectos metafísicos, como a dualidade - matéria e espírito; feminino e masculino; totalidade do cosmos; origem do mundo; bem e mal; religião e ciência; entre outros.

Hilma af Klint realizou mais de 1000 trabalhos, entre pinturas e obras em papel. Em vida, expôs sua obra precoce e figurativa, mas, nunca a abstracta. No seu testamento escreveu que a sua obra abstracta não fosse exposta ao público até 20 anos depois de sua morte. Ela pensava naquela altura que não sería valorizada e compreendida, como Steiner precaveu.

Exposições - póstumas[editar | editar código-fonte]

  • 2005–2006 - 3 x Abstraction: New Methods of Drawing, The Drawing Center, New York; Santa Monica Museum of Art; Irish Museum of Modern Art, Dublin.
  • 2006 - An Atom in the Universe, Camden Arts Centre.
  • 2007-2008 - The Alpine Cathedral and The City-Crown, Josiah McElheny. Moderna Muséet, Estocolmo, Suécia.
  • 2008 - The Message. The Medium as artist - Das Medium als Künstler. Museum in Bochum, Alemanha.
  • 2008 - Traces du Sacré Centre Pompidou, Paris.
  • 2008 - Hilma af Klint – Une modernité rélévée Centre Culturel Suédois, Paris.
  • 2008-2009 - Traces du Sacré Haus der Kunst, Munich.
  • 2010 - De geheime schilderijen van Hilma af Klint, Museum voor Moderne Kunst, Arnhem.
  • 2013-2014 - Hilma af Klint, a Pioneer of Abstraction, Moderna Museet, Estocolmo, Suécia. Tour em Hamburger Bahnhof – Museum für Gegenwart, Berlín, e o Museo Picasso Málaga.
  • 2015 - Pavilhão Central da 55ª Bienal de Veneza.
  • 2016, 3 março - 15 maio - Painting the Unseen, Serpentine Gallery, Londres, Reino Unido. [3]
  • 2016, 20 julho - 02 outubro - The Keeper, New Museum of Contemporary Art, Nova Iorque. [4]
  • 2017, 14 março - 25 junio - Au-delà des étoiles - Le paysage mystique, Musée d'Orsay, Paris. [5]
  • 2017, 18 março - 28 agosto - Jardin infini. De Giverny à l’Amazonie, Centre Pompidou, Metz. [6]

Referências

  1. Anna Cassel (1860-1937), Sigrid Hedman, Cornelia Cederberg e Mathilde Nilsson. Anna Cassel e af Klint foram as únicas artistas do grupo de As cinco.
  2. As curadoras da exposição Hilma af Klint, Painting the Unseen en Serpentine Galleries comentam que en estas sessões os desenhos automáticos e cadáveres exquisitos criaron-se 30 anos antes de que as realizassem os surrealistas.
  3. Hilma af Klint : Painting the Unseen, Serpentine Galleries
  4. The Keeper, New Museum of Contemporary Art
  5. «Au-delà des étoiles. Le paysage mystique de Monet à Kandinsky - Musée d'Orsay». m.musee-orsay.fr (em francês). Consultado em 12 de março de 2017 
  6. (em francês) Jardin infini. De Giverny à l’Amazonie, Centre Pompidou Metz
  • Hilma af Klint, Raster Förlag, Stockholm. Swedish text about 100 pictures. ISBN 91-87214-08-3
  • Vägen till templet, Rosengårdens Förlag. Swedish text, 30 sketches. Describes the teaching period to become a medium. ISBN 91-972883-0-6
  • Enheten bortom mångfalden, Rosengårdens Förlag. Swedish text, 32 pictures. Two parts, one philosophical and one art-scientific. ISBN 91-972883-4-9
  • I describe the way and meanwhile I am proceeding along it, Rosengårdens Förlag. A short introduction in English with 3 pictures. ISBN 91-972883-2-2
  • Hilma af Klint, The greatness of things The Douglas Hyde Gallery, Dublin. English text, 23 images. ISBN 0-907660-99-1
  • The Spiritual in Art, Abstract Painting 1890-1985, publ. Los Angeles County Museum of Art, 1986
  • Catherine de Zegher and Hendel Teicher (eds.) 3 X Abstraction, Yale University Press and The Drawing Center, NY, 2005
  • Åke Fant: Okkultismus und Abstraktion, die Malerin Hilma af Klint. Albertina, Wien 1992, ISBN 3-900656-17-7.
  • John Hutchinson (Hrsg.): Hilma af Klint, the Greatness of Things. Douglas Hyde Gallery, Dublin 2005, ISBN 0-907660-99-1.
  • The Message. Art and Occultism. With an Essay by André Breton. Hrsg. v. Claudia Dichter, Hans Günter Golinski, Michael Krajewski, Susanne Zander. Kunstmuseum Bochum. Walther König: Köln 2007, ISBN 978-3-86560-342-5

Ligações externas[editar | editar código-fonte]


Categoría:Nacidos en 1862 Categoría:Fallecidos en 1944 Categoría:Pintores de Suecia del siglo XIX Categoría:Pintores de Suecia del siglo XX Categoría:Pintores abstractos Categoría:Teósofos Categoría:Ocultistas