Usuário(a):Bibble2/Testes

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Turu-turu[editar | editar código-fonte]


Como ler uma infocaixa de taxonomiaTuru-turu

Estado de conservação
Espécie pouco preocupante
Pouco preocupante (IUCN 3.1)
Classificação científica
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Aves
Ordem: Gruiformes
Família: Rallidae
Género: Neocrex
Espécie: N. erythrops
Nome binomial
Neocrex erythrops
(Sclater, 1867)
Sinónimos
Mustelirallus erythrops

Turu-turu (nome científico: Neocrex erythrops do (grego) neos, neo = novos, novo; e de krex = sanã, codorniz, fanfarrão, barulhento; e do (grego) eruthros = vermelho; e de -öps = olhos, olho. ⇒ Nova sanã de olhos vermelhos)[1], também conhecido como pai-luiz e sanã-de-bico-vermelho, é uma espécie de ave Guiforme[2] da família Rallidae.[3] Pode ser encontrada na Argentina, Bolívia, Brasil, Colômbia, Costa Rica, Equador, Guiana Francesa, Guiana, Panamá, Paraguai, Peru, Suriname, Trinidad e Tobago, e Venezuela.

Subespécies[editar | editar código-fonte]


Descrição física[editar | editar código-fonte]

O turu-turu é uma ave que pode ser considerada de pequeno porte, podendo apresentar em seu tamanho cerca de 19 centímetros de comprimento. Sua coloração bastante característica, possui manto, cauda, e asas marrons, sendo a cauda, por sua vez, pouco alongada; já no rosto e peito, a coloração se apresenta acinzentada. Por este aspecto de cor diluída, são considerados indivíduos de plumagem flavística.[4] Os pés são vermelhos. O bico, bicolor, forma uma mescla entre tons vermelhos e amarelos-esverdeados.

Seus olhos vermelhos são característicos dessas aves na fase adulta, posto que, os filhotes nascem com olhos e bico escuros, além da plumagem preta.



  1. «turu-turu (Neocrex erythrops) | WikiAves - A Enciclopédia das Aves do Brasil». www.wikiaves.com.br. Consultado em 8 de agosto de 2019 
  2. «Gruiformes | WikiAves - A Enciclopédia das Aves do Brasil». www.wikiaves.com.br. Consultado em 8 de agosto de 2019 
  3. «Rallidae | WikiAves - A Enciclopédia das Aves do Brasil». www.wikiaves.com.br. Consultado em 8 de agosto de 2019 
  4. «As mutações que acometem as aves | WikiAves - A Enciclopédia das Aves do Brasil». www.wikiaves.com.br. Consultado em 9 de agosto de 2019