Usuário(a):Broméliasantos/Testes

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Como ler uma infocaixa de taxonomiaCaviidae
Ocorrência: Mioceno Médio - Recente
Cavia porcellus
Cavia porcellus
Classificação científica
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Mammalia
Ordem: Rodentia
Subordem: Hystricomorpha
Família: Caviidae
G. Fischer, 1817
Subfamílias
Ver texto


O porquinho-da-índia é um Caviidae da família de roedores sul-americanos , onde estão incluídos os preá, mocó, e Mara [1], muito confundido por leigos como um rato por sua aparência física ser semelhante. Ele é considerado um animal silvestre e tem uma grande importância ecológica, alimentícia e científica [2] , pois além de estarem na cadeia alimentar de vários outros animais, como cobras, jacaré, leão, onças, lobos, e carnívoros no geral, também servem como fonte de conhecimento e pesquisas laboratoriais como cobaias [3] . Por mais que seja considerado um animal silvestre ele tem ganhado uma visibilidade enorme nos últimos anos, criado como animal domesticável e adentrando nos lares familiares [4]. Dessa forma, foram se consolidando os criadouros e as comercialização desses animais.

Importância na Ciência[editar | editar código-fonte]

Com grande influencia biológica e científica, trouxe diversas realizações de experimentos científicos eficazes e capazes de evoluir a ciência, como por exemplo em 1970, quando Lavoisier fez seu experimento relacionado ao calor. [5] Essa cobaia, que por sua vez é muito utilizada para novos experimentos com intuito, nutricional, farmacológico, imunológico, contra alergias, utilizados para outros fins. vemos a grande importância dessas cobaias no ramo científico fizeram abranger essa área, pois devido a elas tivemos avanços em produções em vacinas, remédios, alimentos dentre outros que auxiliaram e realizaram contribuições de grande importância dentro da sociedade e avanço científico. [6]

Anatomia[editar | editar código-fonte]

A anatomia do porquinho-da-índia é de grande curiosidade, aparentemente eles são animais, fofos e com uma pelagem variada dependendo da raça, a diferença do gênero dentro da espécie é variada pelo tamanho, tipo de pelo, formato de pelo e tamanho do pelo. Podendo ser caracterizados por serem histrocomorfos, por terem sua cauda atrofiada, seu corpo arredondado, os olhos bem vividos, orelhas pequenas, possuírem par de glândulas mamárias, contém uma dentição bem especializada com crescimento contínuo para sua alimentação, possuem também 3 dedos nas patas posteriores e quatro nas anteriores, não possuem clavícula, toda a anatomia desse pequeno animal é muito importante para sua sobrevivência e alimentação. [7] [8]

Cuidados[editar | editar código-fonte]

O peso de uma cobaia varia de 1kg e 900g, são animais que tem uma estimativa de vida de 5 a 8 anos. [2] Por serem animais silvestres seu alojamento é dado a natureza, vivem sempre em pares ou com sua linhagem dessa comunidade, quando criado em casa é adequado que se tenha um espaço reservado para eles, maior que uma gaiola, pois podem ocasionar em várias doenças o animal em pequeno local tem mais contato com suas fezes, e sujeiras, também a gaiola pode machucar suas patas, assim sendo mais prestativo para eles um canteiro específico, devendo está em um lugar fresco, com água a disposição, e comida como: frutas, leguminosas, feno, capim, ração, o que se deve tomar muito cuidado também, a dieta desses animais herbívoros é totalmente restrita, sendo oferecido sempre verduras lavadas, o cuidado com a quantidade de frutas por conta da glicose presente nelas, o cuidado com a ração e controle dela para com o animal para não ocasionar em acúmulo de cálcio no xixi deixando-o esbranquiçado, o cuidado com o feno e o capim pois devem ser bem resistentes para o melhor desgaste da dentição que é contínua evitando uma oclusão dental, com esses seguimentos será assegurado o bem-estar do animal. [1] A grande semelhança entre os seres humanos e o porquinho da índia é a falta de capacidade de produzir vitamina C em seu organismo, devendo ingerir uma fonte alimentar dessa vitamina, preferencialmente estando na ração ou dar ao animal a vitamina C diretamente na boca . Dessa forma, é importante ressaltar que eles tem uma pretensão a terem obesidade por isso devem tomar cuidado com a alimentação, sempre seguindo uma dieta saudável, para que o animal fique saudável e assim prolongando seus dias e evitando demais doenças, outro cuidado que deve tomar é com o banho, esse animal tem a imunidade baixa devido a falta de vitamina C então é necessário o cuidado com o banho e com locais úmidos para não ocasionar em uma gripe ou até mesmo uma pneumonia ao animal. [9] Um fator muito interessante é o fator de reprodução dessa família, as porquinhas-da-índia entre 4 e 6 semanas já estão maduras em sua fase, porém o mais correto seria entre 12 e 14 semanas de vida pois o corpo estará mais preparado para essa atividade sexual e para gerar um filhote, com uma gestação de 59 ou 70 dias, podendo gerar até 6 filhotes [2].

Comportamento[editar | editar código-fonte]

O comportamento do animal diz muito sobre ele e sobre os cuidados que ele está recebendo. Os porquinhos-da-índia são dóceis, tímidos e amorosos, por ser presa fácil por instinto é um ser assustado, se escondem bem, e vivendo na natureza conseguem suas alimentações sozinhos, é notório em seu comportamento eles gritarem em momento de felicidades ou de espanto. Os machos marcam seus territórios e brigam pela fêmea no ciclo estral, essa é configuração do sistema de acasalamento. [10] Nos criadouros é muito importante o desmame e a separação por sexagem para que não haja brigas e os animais acabarem se machucando, é comum eles darem empurrões e morderem uns aos outros, por isso há a necessidade que sejam separados, não só por conta de uma possível briga e de se machucarem, mas também pela organização e a prevenção de terem mais filhotes, prevenção de compartilhamento de doenças transmissíveis e uma organização melhor desses criadouros. [11] [12] Com isso percebemos a grande importância desses animais, tanto ecológica quanto científica e até sentimental por estarem sendo parte da família nos lares, ou melhor dizendo sendo domesticados. Os pontos relacionados a essa espécie sobre cuidados devem ser levados a sério, tanto a serem criados em casa, ou em laboratórios como cobaias, os cuidados são muito importante  e podem comprometer a  vida e saúde desses animais, sendo que a falta desses segmentos podem até alterar alguma pesquisa científica, todo cuidado é pouco, então respeitar a saúde e modo de vivência da espécie contribuem com o bem-estar deles . Com isso, o cuidado, a observação, a criação e o manejo desses animais é interessante e de grande responsabilidades seja para com os cientistas, o tutor, os comercializantes ou os donos dos criadouros. [13]

Etimologia[editar | editar código-fonte]

Segundo o tupinólogo Eduardo Navarro, o nome "cavídeos" se originou da leitura errônea feita por Lineu do livro Historia Naturalis Brasiliae, de Marcgrave. Neste livro, Marcgrave escreveu a palavra tupi antiga saûîá, que designava algumas espécies de roedores, sob a grafia CAVIA. A leitura correta do termo CAVIA é "çauiá", mas Lineu a leu "cavia". Tal erro de pronúncia de Lineu gerou o atual nome "cavídeos".[14]

Classificação[editar | editar código-fonte]

Commons
Commons
O Commons possui imagens e outros ficheiros sobre Broméliasantos/Testes
Wikispecies
Wikispecies
O Wikispecies tem informações sobre: Broméliasantos/Testes

Referências[editar | editar código-fonte]

<Referências>

  1. a b VELOSO, Inês Maximiano Ferreira. Estudo de Ectoparasitas no Porquinho-Da-índia e Noutros Pequenos Roedores Domésticos. 2015. Tese de Doutorado. Universidade de Lisboa (Portugal).
  2. a b c BIOLÓGICA, IMPORTÂNCIA NA EXPERIMENTAÇÃO. Criação e Manejo de Cobaias. AAnimais de Laboratório, p. 71.
  3. BIOLÓGICA, IMPORTÂNCIA NA EXPERIMENTAÇÃO. Criação e Manejo de Cobaias. AAnimais de Laboratório, p. 71.
  4. VELOSO, Inês Maximiano Ferreira. Estudo de Ectoparasitas no Porquinho-Da-índia e Noutros Pequenos Roedores Domésticos. 2015. Tese de Doutorado. Universidade de Lisboa (Portugal).
  5. BIOLÓGICA, IMPORTÂNCIA NA EXPERIMENTAÇÃO. Criação e Manejo de Cobaias. AAnimais de Laboratório, p. 71.
  6. BIOLÓGICA, IMPORTÂNCIA NA EXPERIMENTAÇÃO. Criação e Manejo de Cobaias. AAnimais de Laboratório, p. 71.
  7. VELOSO, Inês Maximiano Ferreira. Estudo de Ectoparasitas no Porquinho-Da-índia e Noutros Pequenos Roedores Domésticos. 2015. Tese de Doutorado. Universidade de Lisboa (Portugal).
  8. BIOLÓGICA, IMPORTÂNCIA NA EXPERIMENTAÇÃO. Criação e Manejo de Cobaias. AAnimais de Laboratório, p. 71.
  9. Porquinhos-da-Índia: Boas práticas de alojamento e cuidados: Recursos suplementares para membros de processos locais de revisão ética.Departamento de Pesquisas em Animais (Research Animals Department) Grupo Ciência (Science Group), RSPCA. Segunda edição; Julho 2008.
  10. PEREIRA, Josivania Soares et al. Ocorrência de Gyropus ovalis em poquinho-da-índia, Cavia porcellus, em Mossoró, Rio Grande do Norte, Brasil. Acta Veterinaria Brasilica, v. 7, n. 3, p. 237-240, 2013.
  11. PEREIRA, Josivania Soares et al. Ocorrência de Gyropus ovalis em poquinho-da-índia, Cavia porcellus, em Mossoró, Rio Grande do Norte, Brasil. Acta Veterinaria Brasilica, v. 7, n. 3, p. 237-240, 2013.
  12. VELOSO, Inês Maximiano Ferreira. Estudo de Ectoparasitas no Porquinho-Da-índia e Noutros Pequenos Roedores Domésticos. 2015. Tese de Doutorado. Universidade de Lisboa (Portugal).
  13. BIOLÓGICA, IMPORTÂNCIA NA EXPERIMENTAÇÃO. Criação e Manejo de Cobaias. AAnimais de Laboratório, p. 71.
  14. NAVARRO, E. A. Dicionário de tupi antigo: a língua indígena clássica do Brasil. São Paulo. Global. 2013. p. 439.