Usuário(a):Comunicação Instituto Ling/Testes

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Instituto Ling[editar | editar código-fonte]

O Instituto Ling, sediado na cidade brasileira de Porto Alegre, é uma entidade sem fins lucrativos voltada a investimentos em educação, cultura e saúde.


História[editar | editar código-fonte]

Fundado em 1995 pelo empresário Sheun Ming Ling e sua esposa Lydia Wong Ling,  imigrantes da China  e inspirados pelo confucionismo, fundaram o primeiro programa de bolsas de estudo da entidade para alunos de pós-graduação.

Desde a sua fundação, a instituição destinou mais de US$ 7 milhões a programas de bolsas de estudo, a maior parte destes para projetos de mestrado e pós-graduação em universidades de primeira linha nos Estados Unidos e na Europa, presentes em rankings como Business Week,  Financial Times, US NEWS, The Economist, Poets and Quants e  QS.

Em 2014,  a entidade inaugurou o seu centro cultural na cidade de Porto Alegre. Localizado no bairro Três Figueiras, o prédio foi projetado pelo arquiteto  Isay Weinfeld e passou a ser reconhecido pela arquitetura contemporânea e design minimalista.

No ano de 2015, os investimentos em saúde ficaram focados na doação de recursos financeiros à iniciativa da Associação Hospitalar Moinhos de Vento, a instituição apoiou a implantação do Centro de Oncologia Lydia Wong Ling, referência internacional em prevenção, diagnóstico e tratamento do câncer. Em 2019, a Santa Casa de Misericórdia foi beneficiada com recursos que contribuirão para a construção de um novo prédio para o complexo hospitalar em Porto Alegre, destinado a população de baixa renda.

Atividades Culturais[editar | editar código-fonte]

Aberto ao público, oferece regularmente atividades culturais como teatro, música, cinema, literatura e artes visuais. Já recebeu exposições temporárias de artistas como Nelson Felix, Carlos Vergara, Laura Vinci, Carlos Fajardo e Daniel Senise. Além disso, o Acervo Permanente da instituição conta com obras de artistas contemporâneos do Brasil, como Vik Muniz, Karen Lambrecht, Dudi Maia Rosa e Elida Tessler.

Além da gama de atividades culturais, o Instituto Ling também promove cursos livres de curta duração. Na lista de professores, nomes como Charles Watson, Zuza Homem de Mello, Eduardo Bueno, Fernando Schüler e Carlos Gerbase.

Em 2020, segundo o site da entidade, em resposta às limitações trazidas pela pandemia da Covid-19, passou a ofertar nossa programação em formato on-line.


Mais notícias sobre o Instituto Ling:

https://g1.globo.com/rs/rio-grande-do-sul/noticia/2020/05/07/instituto-ling-em-porto-alegre-oferece-atividades-culturais-online-durante-periodo-de-isolamento-social.ghtml

https://www.federasul.com.br/premiados-recebem-o-trofeu-lideres-vencedores-2017/

https://gauchazh.clicrbs.com.br/cultura-e-lazer/noticia/2020/09/instituto-ling-comemora-25-anos-de-atuacao-na-educacao-na-cultura-e-na-saude-ckeyh4si900480161l72k4u1r.html

https://gauchazh.clicrbs.com.br/cultura-e-lazer/noticia/2013/08/arquiteto-isay-weinfeld-apresenta-projeto-do-centro-cultural-do-instituto-ling-4234076.html

https://gauchazh.clicrbs.com.br/cultura-e-lazer/noticia/2014/10/Novo-espaco-cultural-em-Porto-Alegre-Instituto-Ling-sera-inaugurado-nesta-sexta-feira-4631373.html

https://g1.globo.com/rs/rio-grande-do-sul/noticia/2021/04/30/instituto-ling-oferece-bolsas-de-estudos-para-mestrado-no-exterior.ghtml