Usuário(a):Daniloruiz/Testes

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Vinicius Schaefer
Daniloruiz/Testes
Professor de libras
Dados pessoais
Nome completo Vinícius Alves Schaefer
Nascimento 24 de fevereiro de 1984 (40 anos)
São Paulo, SP
Nacionalidade brasileiro
Partido PSDB
Religião Católica Romana
Profissão Professor universitário


Vinicius Schaefer (São Paulo, 21 de fevereiro de 1984) É um administrador, professor universitário, Militante da Cultura Surda e político brasileiro, filiado ao Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB).

Natural de surdo e mora em São Paulo. Vinicius provou desde cedo que as dificuldades comunicativas não o limitavam, sendo atualmente formado em Administração Geral, Pedagogia e Pós-graduado em Libras. Atualmente professor universitário de libras. Com atuação ferrenha na militância pela Cultura Surda, lutando pelas questões de acessibilidade e pelas causas das pessoas com deficiência; Vinicius apresentou em 2015 para o deputado federal Miguel Haddad um projeto de Lei. O mesmo apresentou na Câmara: “Projeto de lei n° 2230/2015”, que prevê a capacitação de profissionais já inseridos no mercado de trabalho para atendimento adequado às pessoas com deficiência auditiva. De acordo com o projeto as empresas públicas e privadas no setor de comércio e serviços que tenham mais de cem empregados deverão manter, em seu quadro, pelo menos 10% do pessoal envolvido no atendimento direto ao público capacitado para o uso e interpretação da Língua Brasileira de Sinais (Libras).

Após este envolvimento em especial, se interessando mais por participar das questões políticas de nosso país. Começou a buscar contatos nos diversos partidos e no PSDB foi convidado por Bruno Covas a ingressar na legenda e estimulado a sair candidato a vereador por São Paulo. Estimulado pelo convite, foi aberto um evento para conversar sobre política com a comunidade surda, Shaefer percebeu que cerca de 90% deles não fazem a menor ideia do que é democracia e findam ou anulando o voto ou votando por influência de amigos e parentes. Por isso o primeiro passo ao ingressar no PSDB em 2016 foi montar uma palestra para esclarecer o tema e um encontro de roda de conversa para estimular a criação de um “Núcleo de Inclusão no PSDB”. Com este debate, sua candidatura se consolidou, culminando em 9.657 votos, o que não fora suficiente para se eleger como vereador de São Paulo.

Outros Acontecimentos/Eventos[editar | editar código-fonte]

  • Militou na difusão da “Cultura Surda”. Junto a outros jovens participou ativamente de manifestações para impedir o fechamento das escolas bilíngues e pelo direito das pessoas com deficiência.

Entrou mais forte na política em apoio a Sandro Santos (surdo) quando candidato a vereador e depois deputado federal. Schaefer tem como mentor e inspirador para participação política.

  • Participou como delegado, representando São Paulo no CONAE de 2014, congresso que discute nacionalmente as questões ligadas a educação no Brasil.
  • Faz parte do Movimento Setembro Azul, grupo atuante em todo o Estado de São Paulo na luta pelo empoderamento do povo surdo.