Usuário(a):Ddocs/Testes

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Luís Antônio Panone (Campinas, 25 de junho de 1959), é advogado, professor universitário e político brasileiro[1], filiado ao Partido Social Democrático (PSD)[2].

É casado com Joselisa Paschoal Panone, pai do advogado Luís Guilherme Panone e possui dois netos, Luís Enrico e Ana Luíse.

Atualmente disputa as eleições de 2022 para o cargo de Deputado Estadual (SP), para o quadriênio de 2023-2026.

FORMAÇÃO[editar | editar código-fonte]

Em 1984 formou-se em Direito na FADISC (Faculdades Integradas de São Carlos), hoje extinta. Posteriormente, foi professor da mesma universidade por cerca de 15 anos, colaborando para a formação de centenas de jovens juristas. Também foi professor na UNIP em Ribeirão Preto (SP).

Atua como advogado em diversas áreas e administra os escritórios Panone Advogados Associados, em Descalvado e em São Carlos.

É mestre em Ciências Ambientais pela USP.

TRAJETÓRIA POLÍTICA[editar | editar código-fonte]

Iniciou a sua trajetória política em Descalvado (SP), onde foi vereador no período de 2000 a 2004. Em 2008 foi eleito prefeito, onde teve um mandato destacado pela atuação na área da saúde, no incentivo à indústria local e geração de empregos. Foi agraciado pelo SEBRAE com o título de Prefeito Empreendedor.

Pela destacada atuação como prefeito, em 2013, foi convidado para assumir a chefia de gabinete da Secretaria de Gestão Pública do Estado de São Paulo[3], onde permaneceu até o final de 2014. Nesse período chegou a assumir a pasta, respondendo como Secretário Estadual. Na sua passagem pelo governo paulista, foi vice-presidente do Conselho da Transparência do governo do Estado, presidente da Rede Paulista de Ouvidoria e membro do Conselho de Administração da SPPrev (São Paulo Previdência). Em 2015 foi chamado para ocupar o cargo de Secretário de Desenvolvimento Sustentável, Ciência e Tecnologia da Prefeitura Municipal de São Carlos.

Em janeiro de 2021 assumiu como Secretário de Planejamento e Gestão também em São Carlos.

AÇÕES E OBRAS EM DESCALVADO[editar | editar código-fonte]

Durante a sua administração o município alcançou ótimos indicadores nas mais diversas esferas, como saúde, educação, habitação, assistência social, entre outras. Além disso, uma fase de expansão e crescimento urbano e econômico.

Na área da saúde, por exemplo, Descalvado alcançou a 5ª colocação no ranking estadual com os menores índices de mortalidade infantil, ficando em 1º entre as cidades da região, passando de uma média de 9,8 óbitos em cada mil crianças nascidas vivas em 2008 para 2,9 em 2010 e 2,8 em 2011, segundo dados da Fundação SEADE[4].

Também ao longo da administração de Panone o município foi classificado como o 50º município paulista que mais gerou empregos, segundo dados do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), do Ministério do Trabalho e Emprego[5].

  • Dentre outras realizações, Panone realizou obras em diversos pontos da cidade, melhorando a infraestrutura urbana, com o asfaltamento das ruas dos Hibiscos, Azaléias, dos Biris e das Hortênsias, e das Avenida das Flores e Vitória Régia do Jardim Bela Vista, Avenida Hilário da Silva Passos e na Avenida Universitária, reforma da ponte Dr. João Francisco Ravazi, sobre o Córrego da Prata, a instalação de guias, sarjetas, sinalização viária e asfalto no Jardim São Francisco, a instalação de galerias de águas pluviais, guias, sarjetas e asfalto no Jardim Paraíso e na Avenida Independência. Encampou ainda a construção de um passeio público com iluminação na extensão da Rua Cel. Arthur Whitacker, entre a rotatória do Cirelli e a Socil, O Núcleo Habitacional C também recebeu este asfaltamento.
  • Um convênio com a CDHU[6] permitiu a construção de cerca de 70 casas do Conjunto Habitacional Prof.ª Georgina Lefcadito Álvares. Outro contrato com o Governo Federal possibilitou a construção e doação de moradias pelo Programa Minha Casa Minha Vida, para a população do Bairro Bosque do Tamanduá. Um convênio com o governo estadual também permitiu a construção da Escola Estadual Prof. Luciano Ivo Tognetti, localizada no Bairro Morada do Sol, além da construção da nova escola do SESI.
  • Na educação, a administração de realizou a construção da quadra poliesportiva na Emef Prof.ª Thereza dos Anjos Puoli, o início da construção do prédio da creche Vanessa Cristina de Almeida, no Jardim Paola, a creche Gustavo Sicchiroli Guimarães, localizada entre os bairros Alto da Boa Vista e Tamanduá.
  • Outro projeto também permitiu a restauração completa do prédio que abriga a EMEF Cel. Rafael Tobias, o Grupo Escolar, localizado no centro da cidade.
  • A merenda também passou a ser referência na qualidade dos alimentos servidos. Panone instituiu o Programa “Hora Certa” com refeições balanceadas aos alunos das escolas da rede pública municipal, além de uma revitalização do prédio do SMAE. Implantou o programa “Café da Manhã Solidário”, projeto que esteve presente em diversos planos de governo de candidatos da cidade. O programa oferecia refeições matinais para os trabalhadores rurais.
  • Encampou outros projetos, como o Vidro é Vida, Feira da Barganha e Feira Legal. Realizou ainda Feira Agroindustrial e de Produtos Pet (FAIPET)[7].
  • A área PET também foi um dos destaques do seu governo, com realização de feiras, eventos e incentivo às empresas de produtos relacionados, denominando a cidade como Capital Regional PET.
  • Dando prosseguimento à política de incentivos ao desenvolvimento econômico do município, a Prefeitura de Descalvado, durante a gestão de Panone, manteve o programa de doação de áreas, por meio de contrapartidas, trazendo empresas como a Açotec, a IBG Gás, a Lubing e a Orgolabs[8].
  • Na área da saúde, um projeto instituiu o funcionamento das unidades de saúde e do Centro Odontológico no período noturno, bem como a revitalização de diversos prédios públicos.
  • A construção da USF do Jardim Alto da Boa Vista/Residencial Bosque do Tamanduá, bem como o início da construção da USF do Bairro Morada do Sol.

Outras obras: a construção do Parque Linear Brasilina Reschini, na região da Fepasa, construção das Casas do leite e do Mel, da criação do Centro Municipal de Formação Profissional, em parceria com o SENAI, a construção da concha acústica Zé Moreno, na Praça de São Benedito, a construção do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) e a revitalização da Rodoviária.

LEI SANCIONADA[editar | editar código-fonte]

Além disso, Panone sancionou as leis que proibiram a queimada da palha da cana-de-açúcar[9] e a utilização das sacolas plásticas e similares nos estabelecimentos comerciais do município de Descalvado.

Referências

  1. Araraquara, Do G1 São Carlos e (22 de novembro de 2012). «TSE nega pedido de Calza e mantém Panone na Prefeitura de Descalvado». São Carlos e Região. Consultado em 22 de agosto de 2022 
  2. «Partido Social Democrático - PSD». PSD 55 - Partido Social Democrático. Consultado em 22 de agosto de 2022 
  3. «Panone é nomeado Secretário de Gestão Pública do Governo do Estado». 2014. Cópia arquivada em |arquivourl= requer |arquivodata= (ajuda) 🔗 
  4. «Fundação Seade». www.seade.gov.br. Consultado em 22 de agosto de 2022 
  5. «Ministério do Trabalho e Previdência». Ministério do Trabalho e Previdência. Consultado em 22 de agosto de 2022 
  6. «Portal CDHU». www.cdhu.sp.gov.br. Consultado em 22 de agosto de 2022 
  7. «Feira Agroindustrial de Produtos PET». Prefeitos e Gestões. 2011. Cópia arquivada em |arquivourl= requer |arquivodata= (ajuda) 🔗 
  8. Hoje, Porto Ferreira. «Mais uma indústria é inaugurada no município vizinho de Descalvado». Porto Ferreira Hoje. Consultado em 22 de agosto de 2022 
  9. «DADOS DA CETESB» (PDF). 2014