Saltar para o conteúdo

Usuário(a):Flabio Batista/Testes

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Raketball[editar | editar código-fonte]

O jogo Raketball foi criado em 7 de Fevereiro de 2015 por Flabio Batista Pereira de Oliveira na Praia de Cabo Braco em João Pessoa, Paraíba, Brasil. O objetivo de Flabio Batista, que Estudava na "Universidade Federal da Paraíba" (UFPB), era criar um esporte que pudesse ser jogado por qualquer pessoa, podendo ser praticado em dupla ou por um pessoa em cada time. O jogo foi pensado para não ter o contato físico entre os adversários, de modo a minimizar os riscos de lesões. Inicialmente o Raketball foi criado com o intuito de reunir as pessoas que não tinham grandes dons esportivos e logo foi ganhando destaque e hoje é praticado por vários jogadores como Alexandre Magno da Silva Nunes, Gabryela Ferreira Belo, Thiago, Edilsom e outros tantos que possuem grandes habilidades. O jogo foi inspirado no vólei com com 10 regras simples e bem intuitivas.


Mapa

Regras[editar | editar código-fonte]

  1. Cada equipe de Raketball pode ser constituída de apenas um membro ou em dupla. No campo, portanto, ficam dois times de dois jogadores ou um jogador em cada lado.
  2. O jogo começa com um dos times sacando de fora do campo e a bola deve sempre formar uma elipse. É despontuado o time que utilizar da força excessiva no saque.
  3. Logo depois do saque, a bola deve ultrapassar a rede formando um argo e seguir ao campo do adversário onde os jogadores tentam evitar que a bola cais no seu campo usando apenas as raquetes (antes era válido usar membros da cintura para cima, mas as regras foram mudadas).
  4. O jogador pode rebater a bola para que ela passe para o campo adversário sendo permitidos dar um único toque na bola.
  5. É marcado o ponto se abola cair a partir da linha da aria que demarca o campo, caso a bola caia fora da linha, é ponto do time adversário.
  6. Não se pode bater na bola de cima para baixo, quando se está da metade do campo próximo a rede, livra-se os casos que a bola venha muito alto e a trajetória da bola deve-se sempre formar um arco em pleno ar.
  7. Somado um total de 10 pontos por qual quer um dos times, deve-se inverter o campo.
  8. O jogo se encerra quado uma das equipes somarem 20 pontos, porem caso as equipes empatem em 19 a 19 é acrescentado mais 2 pontos e assim por diante até a diferença seja de dois pontos.
  9. Os jogadores não pode encostar na rede e, caso isso ocorra, o ponto será para o outro time.
  10. Os jogadores não pode dar 2 ou mais toques seguidos na bola, caso isso ocorra o ponto vai par a outra equipe.

O campo[editar | editar código-fonte]

É retangular, com a dimensão de 10 x 5 metros, com uma rede no meio colocada a uma altura variável, conforme o sexo e a categoria dos jogadores (exemplo dos seniores e juniores: masculino 1,43 metros e feminino 1,24 metros).

Há uma linha de 5 metros em direção do campo para a rede, dos dois lados e uma distância de 5 metros em cada lateral. Fazendo uma quadra de extensão de 10 metros de ponta a ponta e 5 metros de lado a lado.

O campo mede 10 metros de comprimento por 5 de largura (10 x 5 metros), e é dividido por uma linha central em um dos lados de cinco metros que constituem as quadras de cada time. O objetivo principal é conquistar pontos fazendo a bola encostar na quadra adversária ou sair da área de jogo após ter sido tocada por um oponente.

Equipamento[editar | editar código-fonte]

Campo de Raketball. As partidas de Raketball são confrontos envolvendo duas equipes disputados em ginásio coberto ou ao ar livre conforme desejado.

Acima da linha central, é postada uma rede de material sintético a uma altura de 1,43 m para homens ou 1,24 m para mulheres (no caso de competições juvenis, infanto-juvenis e mirins, as alturas são diferentes).

No Raketball, todas as linhas delimitadoras são consideradas parte integrante do campo. Deste modo, uma bola que toca a linha é considerada "dentro" (válida), e não "fora" (inválida). Acima da quadra, o espaço aéreo é delimitado no sentido lateral por duas antenas postadas em cada uma das extremidades da rede. No sentido vertical, os únicos limites são as estruturas físicas do ginásio.

Caso a bola toque em uma das antenas ou nas estruturas físicas do ginásio, o ponto vai automaticamente para o oponente do último jogador que a tocou.

A bola empregada nas partidas de Raketball é composta de plastico são as mesmas utilizadas pelos jogadores de tênis.

Estrutura[editar | editar código-fonte]

Ao contrário de muitos esportes, tais como o futebol ou o basquetebol, o Raketball é jogado por pontos, e não por tempo. Cada partida é dividida em dois sets que terminam quando uma das duas equipes conquista 10 pontos. Deve haver também uma diferença de no mínimo dois pontos com relação ao placar do adversário - caso contrário, a disputa prossegue até que tal diferença seja atingida. O vencedor será aquele que conquistar primeiramente dois sets.

O jogo termina quando um time completa dois sets vencidos, cada partida de Raketball dura no máximo dois sets. Como no caso dos demais, também é necessária uma diferença de dois pontos com relação ao placar do adversário.

Cada equipe é composta por 1 ou 2 jogadores,podendo ter mais 2 jogadores no banco de reservas. As substituições são limitadas: cada técnico pode realizar no máximo 1 por set, e cada jogador só pode ser substituído uma única vez.

O jogo[editar | editar código-fonte]

O primeiro contato com a bola após o saque é denominado recepção, e seu objetivo primordial é evitar que ela atinja uma área válida do campo. Segue-se então que procura colocar a bola de modo a impossibilitar a rebatida pelo adversativo, ou seja, acerte-a de forma a fazê-la aterrissar na quadra adversária, conquistando deste modo o ponto.

No momento em que o time adversário vai atacar, os jogadores podem saltar e estender a raquete, numa tentativa de dificultar a passagem da bola por sobre a rede. Este movimento é denominado bloqueio, e não é permitido impedir o adversativo, mas sim dificultar a jogada.

Em termos técnicos apenas uma pessoa em cada campo pode acertar a bola para que passe da rede em direção à quadra adversária. Por esta razão, não é permitido que a bola seja batida de cima para baixo antes da metade do campo que fica próximo a rede. Para bater na bola de cima para baixo o atleta deve ter recebido a bola alto e deve mandar a bola de volta de forma que a mesma forme um arco em pleno ar.

Após o ataque adversário, o time procura interceptar a trajetória da bola com a raquete para evitar que ela aterrisse na quadra. Se obtém sucesso, diz-se que foi feita uma defesa, e seguem-se novos levantamento e ataque. O jogo continua até que uma das equipes cometa um erro ou consiga fazer a bola tocar o campo do lado oponente.

Se o time que conquistou o ponto não foi o mesmo que havia sacado, os jogadores devem revesar o saque. Este movimento é denominado rodízio.

Pontos[editar | editar código-fonte]

Existem basicamente duas formas de marcar pontos no Raketball. A primeira consiste em fazer a bola aterrissar sobre a quadra adversária como resultado de um ataque, de um bloqueio bem sucedido ou, mais raramente, de um saque que não foi corretamente recebido. A segunda ocorre quando o time adversário comete um erro ou uma falta.

Diversas situações são consideradas erros:

  • A bola toca em qualquer lugar exceto em um dos atletas que estão em quadra, ou no campo válido de jogo ("bola fora").
  • O jogador toca consecutivamente duas vezes na bola ("dois toques").
  • O jogador empurra a bola, ao invés de acertá-la. Este movimento é denominado "carregar ou condução".
  • A bola é tocada mais de uma vezes antes de retornar para o campo adversário.
  • A bola toca a antena, ou passa sobre ou por fora da antena em direção à quadra adversária.
  • O jogador encosta na borda superior da rede.
  • O jogador toca a quadra adversária por baixo da rede com qualquer parte do corpo exceto as mãos ou os pés ("invasão por baixo").
  • O jogador leva mais de oito segundos para sacar

Fundamentos[editar | editar código-fonte]

Um time que deseja competir em nível internacional precisa dominar um conjunto de seis habilidades básicas, denominadas usualmente sob a rubrica "fundamentos". Elas são: saque, trajetória, curva, aceleração, ataque, bloqueio e defesa. A cada um destes fundamentos compreende um certo número de habilidades e técnicas que foram introduzidas ao longo da história do Raketball e são hoje consideradas prática comum no esporte.

Saque ou serviço[editar | editar código-fonte]

Jogador preparando-se para sacar. O saque ou serviço marca o início de uma disputa de pontos no Raketball. Um jogador posta-se atrás da linha de fundo de sua quadra, estende o braço e acerta a bola com a raquete, de forma a fazê-la atravessar o espaço aéreo acima da rede delimitado pelas antenas formando um arco e aterrissar na quadra adversária. Seu principal objetivo consiste em dificultar a recepção de seu oponente controlando a aceleração e a trajetória da bola.

Existe a denominada área de saque, que é constituída por duas pequenas linhas nas laterais da quadra, o jogador não pode sacar de fora desse limite.

Um saque que a bola aterrissa diretamente sobre a quadra do adversário sem ser tocada pelo adversário - é denominado em Raketball "ace", assim como em outros esportes tais como o tênis.