Saltar para o conteúdo

Usuário(a):Fontensk/Testes

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Ana Maria Brandão Neves[editar | editar código-fonte]

Ana Maria Brandão Neves é uma socióloga portuguesa conhecida pelas suas contribuições no campo da sociologia do género e sexualidade, bem como em metodologias de pesquisa social e recursos humanos. Em 2008, ela concluiu o doutoramento em Sociologia pela Universidade do Minho, tendo concluído o mestrado em Políticas e Gestão de Recursos Humanos pelo ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa e a licenciatura em Sociologia pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto.

Vida profissional[editar | editar código-fonte]

Atualmente, Ana Brandão trabalha como investigadora no Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais (CICS-NOVA UMinho) e desempenha funções de professora auxiliar no Departamento de Sociologia da Universidade do Minho. Além disso, ela também exerceu o cargo de Vice-Diretora do Departamento de Sociologia da universidade.

Como editora da “Configurações: Revista de Ciências Sociais” e diretora do Mestrado em Sociologia de Gênero e Sexualidade na Universidade do Minho, tem desempenhado um papel relevante na difusão do conhecimento académico na sua área de especialização. Contudo os seus interesses de pesquisa não se limitam à área do género, sexualidade e identidade, tendo a capacidade de abordar uma ampla teia de conhecimentos dentro das ciências sociais.

Ao longo de sua carreira, a mesma colaborou com 49 colegas na coautoria de artigos científicos, o que aumentou ainda mais o impacto de seu trabalho na área da sociologia. Voltando a um plano académico, Ana Brandão supervisionou sete teses de doutorado, co-supervisionou duas e orientou 13 dissertações de mestrado, além de 62 trabalhos de conclusão de curso.

Como Investigadora[editar | editar código-fonte]

Ao longo de sua carreira, Ana Brandão contribuiu de forma significativa com 17 artigos publicados em revistas, 8 seções de livros e 4 livros. Ela também organizou e participou de diversos eventos, demonstrando seu compromisso com a colaboração e o intercâmbio acadêmico.

Uma das suas investigações mais recentes e com maior reconhecimento volta a debruçar-se sobre as temáticas do género e sexualidade. A investigação “Família e Sexualidades Não Normativas” procura saber como é que a descoberta de uma sexualidade e/ou identidade não normativa numa família modifica a dinâmica familiar e a percepção da mesma em relação a esta questão, sendo dado especial ênfase para a mudança na estrutura familiar com a introdução de uma sexualidade não normativa no seio da mesma.

Fontes[editar | editar código-fonte]

https://www.90segundosdeciencia.pt/episodes/ep-918-ana-maria-brandao/?fbclid=IwZXh0bgNhZW0CMTAAAR2tts_2YtIYVj9jZpQUpH_GmM5HmTZdkH4zjzvHNPYWxnbv7QN__d3nfpE_aem_AQVuk45q0YaXoTq2V3XJC_ynB3zrNOHpM97hLymAtV_2ziXp7Di3JsCd0FeNcf32rq7W1cZoEZv7LhlY8if2f0BE

https://casamentoshomossexuaissociologa.blogspot.com/2009/05/entrevista-com-sociologa-ana-maria.html

https://ominho.pt/uminho-abre-mestrado-em-sociologia-do-genero-e-da-sexualidade/

https://www.cienciavitae.pt/portal/921C-4B18-4471