Usuário(a):LT1989/Testes

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

e-AGRO[editar | editar código-fonte]

A e-Agro é uma organização autônoma descentralizada DAO, que tem por objetivo tokenizar o mercado agropecuário de forma descentralizada e democrática, unindo investidores do varejo aos agentes econômicos do agronegócio internacional. Esse modelo exclui a figura de um administrador central. Na prática, funciona como um “condomínio de agentes econômicos”, que através do sistema de votação, tomam decisões sobre o projeto, diminuindo assim, as chances de decisões monocráticas e condutas duvidosas por partes dos desenvolvedores, que tradicionalmente usam o modelo gerencial top-down que nada mais é do que decisões que são tomadas por um ou mais membros do alto escalão de uma empresa, sendo que essas devem ser seguidas pelos profissionais que estão hierarquicamente abaixo.

DADOS[editar | editar código-fonte]

e-AGRO
Website oficial eagro.finance
Nome do token e-Agro
Símbolo do token eagro
Desenvolvedor(es) João Victor Buldoia Gonçalves
Classificação do token Token de governança
Política Administrativa Organização Autônoma Descentralizada (DAO)
Público Alvo Varejo e Atacado
Abrangência Geográfica Internacional
Casas decimais do token 6
Fornecimento total 500.000.000
Website eagro.finance

PLANO DE NEGÓCIOS[editar | editar código-fonte]

O plano de negócios da e-Agro consiste em tokenizar as commodities agrícolas (soja, milho, café, trigo, etc.) transformando-as em stablecoins, bem como, na parte imobiliária do imóvel rural em potencializar a sua produção do local, fazendo com o que o produtor possa aumentá-la em troca de um percentual da sua produção. Para participar do ecossistema e ter seus ativos ou imóveis rurais tokenizados, a empresa ou o produtor rural deve passar por uma avaliação mediante cadastro na plataforma no primeiro estágio do projeto, e após a consolidação, essas autenticações serão feitas de forma descentralizada por meio de votação observando o sistema DAO.

TOKENIZAÇÃO DE COMMODITIES[editar | editar código-fonte]

O projeto e-Agro traz um plano de negócios inovador para o setor do agronegócio, pois traz a tokenização dos principais commodities agrícolas ao mundo de criptoativos. Dessa forma as pessoas poderão comercializar e investir em soja dentro do mercado cripto, com a stablecoin “e-Soy”, moeda digital lastreada ao preço da soja. A e-Soy é o projeto piloto da e-Agro, não se limitando apenas à soja, mas começando por ela a revolucionar o mercado agrícola até transformar outras commodities agrícolas em moeda digital como a e-Soy. A e-Agro conta com cooperativas agrícolas e corretoras de grãos que são membros do ecossistema para o processo de tokenização desses ativos.

STABLECOINS[editar | editar código-fonte]

As stablecoins são um tipo de ativo digital que mantém um preço estável vinculado a outro ativo tradicional, como o dólar estadunidense ou mesmo a outros tipos de reserva, como ouro, prata, petróleo, obras de arte e até mesmo o índice S&P500 [1]. Algumas dessas stablecoins podem ser vinculadas a algum tipo de organização autônoma descentralizada (DAO), como é o exemplo da DAI. As stablecoins ganharam muita popularidade por oferecer a possibilidade de entrar para o mundo cripto sem a necessidade de exposição à volatilidade dos preços de ativos digitais mais populares como Bitcoin ou Ethereum. A maioria das stablecoins fixam seu valor em relação ao dólar estadunidense, já que é a moeda fiduciária mais utilizada no mercado tradicional internacional.

STABLECOINS DA e-AGRO[editar | editar código-fonte]

A e-Agro utiliza o mecanismo de colaterização para emissão da e-Soy, e não algoritmia, dada que essa última não contém lastro físico, apenas mantêm a paridade com o ativo de referência através de algoritmos e contratos inteligentes na Blockchain. Mesmo assim, a e-Agro utiliza-se da descentralização e cooperação em seu modelo organizacional e operacional. Através da e-Agro é possível que os próprios participantes do seu ecossistema sejam, na figura das pessoas jurídicas com as corretoras de grãos e cooperativas, como as pessoas físicas que irão adquirir a e-Soy para diversas finalidades e propósitos que estejam de acordo com a prática legal de mercado.

POTENCIAL DA e-SOY[editar | editar código-fonte]

A soja é, atualmente, uma das principais commodities agrícolas do mundo. Isso se deve à sua importância para produção de proteína animal, produção de óleo vegetal e à sua escalabilidade. Em 2020, foram cultivados aproximadamente 128 milhões de hectares no mundo todo, com produção total próxima de 365 milhões de toneladas. Hoje, o Brasil se destaca como o maior produtor mundial do grão, com área plantada de 38,5 milhões de hectares, produção total de 135,4 milhões de toneladas – o que equivale a cerca de 37% da produção do planeta – e produtividade média de 3.517Kg/ha ou 58,6 sc/ha, na última safra. Os dados são Embrapa (safra 2020/21). Com a e-Agro, os produtores rurais transformam suas sacas de soja em moeda digital lastreado ao preço do ativo dentro da blockchain, ou seja, o próprio produtor será a fonte emissora desse ativo dentro do ecossistema e-Agro, através da plataforma do ecossistema.


Referências

[1] [2] [3] [4] [5] [6] [7]