Saltar para o conteúdo

Usuário(a):Lmello2/Testes

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Instituto Noos

[editar | editar código-fonte]

O Instituto Noos[1] é uma organização da sociedade civil, sem fins lucrativos[2], fundada em 1994 e reconhecida como de Utilidade Pública Federal.

Constituído por profissionais das ciências humanas, sociais e da saúde, o Noos tem por objetivo o desenvolvimento e a difusão de práticas sociais sistêmicas voltadas para a promoção da saúde dos relacionamentos nas famílias e nas comunidades. Em especial, busca metodologias que contribuam para a dissolução pacífica de conflitos familiares e comunitários e as difunde através dos cursos oferecidos por sua Escola de Práticas Sociais Sistêmicas e das publicações de sua editora.

Dentre os conflitos relacionais familiares e comunitários, o Noos tem se dedicado prioritariamente à prevenção e à interrupção da violência intrafamiliar[3] e de gênero. Dedica-se também à articulação de redes sociais e comunitárias e à promoção dos Direitos Humanos.

Significado de "Noos"

[editar | editar código-fonte]

Noos significa “mente” em grego. Outra referência ao nome da instituição é a “Noosfera”, conceito do filósofo Teilhard de Chardin, que dizia que a Terra está coberta por uma camada de pensamentos e ideias, uma conexão entre todas as mentes e povos do planeta.

Contribuir para a promoção da saúde das relações familiares e comunitárias da população brasileira, através da difusão de práticas sociais sistêmicas a partir dos resultados obtidos em seu centro de ensino, pesquisa e atendimento.[4]

  1. Ashoka Empreendedores Sociais
  2. Instituto Avon
  3. Podio

Lista de empreendedores sociais parceiros da Ashoka