Usuário(a):Mª Eduardaa/Testes

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.


Perda auditiva neurossensorial[editar | editar código-fonte]

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre. Saltar para a navegaçãoSaltar para a pesquisa

Sensorineural hearing loss
Cross section of the cochlea.
Especialidade otorrinolaringologia
Classificação e recursos externos
CID-10 H90.3-H90.5
CID-9 389.1
OMIM 304400
DiseasesDB 2874
MedlinePlus 003291
MeSH D006319
Leia o aviso médico


A perda de audição é uma disfunção levada pelo acometimento de alguma parte orelha. Dependendo da área afetada pode-se classificar os tipos de perdas sendo elas condutiva, mista ou neurossensorial.

Causas[editar | editar código-fonte]

A perda de audição neurossensorial é um tipo na qual a sua causa está relacionada com a orelha interna, ou seja, a cóclea nervo vestibulococlear (nervo craniano VIII)....

Diagnóstico[editar | editar código-fonte]

O diagnóstico para as perdas auditivas é feito através do exame intitulado como audiometria tonal limiar. A audiometria determina os limiares auditivos do paciente, comparando os valores obtidos com os padrões de normalidade, usando como referência o tom puro ¹. O resultado é representado graficamente no audiograma, usando símbolos padronizados.

Para complementar o diagnóstico é realizado também a logoaudiometria que avalia a discriminação e a detecção da fala. Com isso será possível relacionar o prejuízo da perda auditiva do paciente com a comunicação.

Outra avaliação realizada ainda são as medidas de imitância acústica que contempla a timpanometria - avalia o funcionamento e integridade da orelha média - e o reflexo estapediano contralateral que irá averiguar a contração do músculo estapédio.

Todos esses exames devem ser realizados por profissionais especializados como os fonoaudiólogos e médicos otorrinolaringologistas.

Tratamento[editar | editar código-fonte]

¹ https://www.fonoaudiologia.org.br/cffa/wp-content/uploads/2013/07/Manual-de-Audiologia.pdf