Usuário(a):MOliveira (WMB)/Testes2

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.


Testes 0  • Testes 1  • Testes 2  • Testes 3  • Testes 4  • Testes 5  • Testes 6  • Testes 7  • Testes 8  • Testes 9  • Testes 10

Wiki Loves Pará - Boletim quinzenal | Setembro - sexta edição[editar | editar código-fonte]

Todos os bens das cidades de Bragança e Cachoeira do Arari com fotos e dados estruturados
Museu_de_Marajó_-_Padre_Giovanni_Gallo_-_Cachoeira_do_Arari_-_20230903141126
Museu_de_Marajó_-_Padre_Giovanni_Gallo_-_Cachoeira_do_Arari_-_20230903141126
Teatro_Museu_da_Marujada_08
Teatro_Museu_da_Marujada_08
Catedral_de_Nossa_Senhora_do_Rosário_03
Catedral_de_Nossa_Senhora_do_Rosário_03
Wiki_Ocupa_Bragança_05
Wiki_Ocupa_Bragança_05

Tivemos Wiki Ocupa em dose dupla no Pará! Foram duas edições históricas e em dois dos municípios paraenses que dão "um banho" de muita história, tradição e cultura: Bragança(Pará) e Cachoeira do Arari. Com todas as singularidades que cada lugar trouxe à configuração do evento, do caeté aos campos marajoaras, o objetivo se manteve o mesmo em ambos: aumentar o conhecimento sobre a Wikipédia e melhorar o conteúdo sobre estes municípios nos projetos Wikimedia.

Na Peróla do Caeté, como é conhecida a região bragantina, o Wiki Ocupa Bragança aconteceu entre os dias 26 e 27 de agosto de 2023, e contou com uma comunidade local bastante participativa nas atividades. Foram 32 participantes que fizeram parte da programação geral e, especialmente, como público das oficinas de Museu Portátil, Mapeamento colaborativo, Edição da Wikipédia, Fotografia patrimonial e da Caminhada fotográfica.

Já o Wiki Ocupa Cachoeira do Arari ocorreu nos dias 02 e 03 de setembro de 2023, no Museu do Marajó. Foram dois dias intensos de atividade e a despeito da mais famosa obra do escritor marajoara Dalcídio Jurandir, não choveu nos campos de Cachoeira, foram dias ensolarados. A Programação em Cachoeira do Arari deu destaque à Oficina de Museu Portátil e a Caminhada fotográfica que mapeou os principais espaços simbólicos da cultura e patrimônio local.

Parceria GLAM-WIKI: Museu da Marujada

Firmada a parceria com o Museu da Marujada


Parceria GLAM-WIKI: Museu do Marajó

Firmada a parceria com o Museu do Marajó no contexto do projeto Wiki Loves Pará, grande parte do acervo foi fotografado durante o Wiki Ocupa Cachoeira do Arari. O acervo da instituição ainda será digitalizado, então aguarde por novidades e não deixe de acompanhar os carregamentos por aqui.

O Museu do Marajó, em Cachoeira do Arari, foi fundado em 1972 pelo padre e museólogo Giovanni Gallo que, além de coletar e proteger peças como as cerâmicas marajoaras que contam a história milenar da região, defendia a missão do museu com o desenvolvimento socioeconômico da região, assegurando a ligação das comunidades de seu entorno com o acervo. Percepção que tornou possível a instalação de vários meios interativos e não convencionais no espaço museológico, e em especial, de um conjunto de equipamentos chamados computadores caipiras. Na verdade, trata-se de uma estratégia de interação entre usuários e o acervo, responsável por dar suporte à informação sobre conhecimentos e saberes locais marajoaras.

Inscreva-se[editar | editar código-fonte]

Quer receber o nosso boletim quinzenal diretamente na sua página de discussão? Inscreva-se aqui! Você poderá se descadastrar quando quiser.