Usuário(a):Moura321/elias-jabbour

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.


Moura321/elias-jabbour
Moura321/elias-jabbour
Nome completo Elias Marco Khalil Jabbour
Nascimento 12 de dezembro de 1975 (48 anos)
Nacionalidade Brasileiro
Educação Universidade de São Paulo
Ocupação Professor
Pesquisador
Autor

Elias Marco Khalil Jabbour é consultor da Presidência do New Development Bank (Banco dos BRICS) e Professor Associado da Faculdade de Ciências Econômicas da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (FCE-UERJ) e também membro dos programas de pós-graduação em Ciências Econômicas (PPGCE-FCE) e Relações Internacionais (PPGRI) da mesma instituição. Elias Jabbour é graduado em Geografia pela Universidade de São Paulo (USP) em 1997, onde também concluiu mestrado e doutorado em Geografia Humana, em 2005 e 2010, respectivamente.

Elias Jabbour é reconhecido por suas contribuições à área de estudos econômicos e foi agraciado com o Special Book Award of China concedido pela National Press and Publications Administration of the Peoples Republic of China, em reconhecimento à sua contribuição na área de estudos sobre a China. Possui experiência em áreas como Economia Política Internacional, Planejamento Econômico e Pensamento Independente de Ignacio Rangel.

Atuou como Assessor Econômico no mandato da Senadora Vanessa Grazziotin, no Senado Federal, e também como Assessor Econômico da Presidência da Câmara dos Deputados. Atualmente, além de professor, é Subchefe do Departamento de Evolução Econômica da FCE-UERJ e bolsista do Programa de Incentivo à Produção Científica, Técnica e Artística (PROCIÊNCIA) da UERJ. Também possui vínculos com outras instituições de ensino e pesquisa, como a Universidade Federal de Santa Catarina e o Consejo Latino-Americano de Ciencias Sociales.

Suas principais áreas de pesquisa incluem Geografia Humana e Econômica, Economia Política, Economia Política Internacional e Planejamento Econômico. Além disso, ele tem experiência em temas específicos como China, Categorias de Transição ao Socialismo, Estratégias e Experiências Nacionais e Comparadas de Desenvolvimento, e Categoria Marxista de Formação Econômico-Social.

Publicações[editar | editar código-fonte]

Livros[editar | editar código-fonte]

  • China: o socialismo do século XXI, Boitempo Editorial, São Paulo, 2021. ISBN 9786557171103
  • Socialist Economic Development in the 21st Century: A Century After the Bolshevik Revolution, Routledge, Abingdon, 2022.ISBN 9781003267355