Usuário(a):NufBR/Christian Volk

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Christian Christian Volk (* 23. Setembro de 1979 em Donauwörth, Alemanha ) é um cientista político alemão e professor no Instituto de Ciências Sociais da Universidade Humboldt de Berlim. Seu trabalho se dedica a teoria política e filosofia, em especial teoria democrática e social, mas também teoria jurídica e constitucional. Sua pesquisa se concentra na transformação da ordem política (com foco especial em protesto em ordens democráticas) e na transformação global da sociedade e do Estado, bem como no pensamento político de Hannah Arendt. [1] Junto com a professora Bethania Assy da Faculdade de Direito da PUC-Rio, Christian Volk é coordenador do Projeto "Spheres of Citizenship in Rio de Janeiro and Berlin: Rights, Frontiers, Agencies" financiado pela CAPES em parceria com o DAAD

Vida e formação acadêmica[editar | editar código-fonte]

Depois de se formar no ensino médio em Donauwörth na Bavária, Christian Volk estudou ciência política , economia e história econômica e social na RWTH Aachen University de 1999 a 2004. [2] De 2005 a 2008, ele trabalhou em sua dissertação com o apoio financeiro da Fundação Acadêmica Nacional Alemã e foi pesquisador visitante na Universidade de Yale e na New School for Social Research, onde foi supervisionado em particular por Seyla Benhabib e Andrew Arato. Volk recebeu seu doutorado em 2010 (defendido em fevereiro de 2009) sob orientação de Helmut König na RWTH Aachen University com uma tese sobre o conceito de direito em Hannah Arendt (aprovado summa cum laude). Em outubro de 2013, sua tese foi reconhecida como trabalho inovador nas ciências humanas e sociais pelo programa Humanities International. De 2009 a 2010, ele trabalhou como pesquisador no colégio de pos-gradução “Constituição além do estado” na Universidade Humboldt em Berlim financiado pela DFG. Após isso, trabalhou como pesquisador pós-doc e coordenador científico no projeto de pesquisa Dissidência Internacional (Internationale Dissidenz) na Goethe University Frankfurt de 2010 a 2011 junto com Christopher Daase e Nicole Deitelhoff . De 2011 a 2015, Volk chefiou o projeto de pesquisa da DFG “O Conceito de Soberania na Constelação Transnacional” . Desde 2018, Volk coordena o projeto de pesquisa “Protesto e Ordem: Teoria democrática, política contenciosa e a transformação democracia ocidental“ financiado pelo conselho Europeu de Pesquisa (ERC). Volk foi professor e pesquisador visitante, em diversas universidades como no Centro inter-universitário europeu para Direitos Humanos e Democratização EUC (Veneza / Itália), na Radzyner Law School (Israel), no Hannah Arendt Center ( Bard College / EUA), na Universidade do Colorado ( EUA) e no Centro de Ciências Sociais de Berlin (Wissenschaftszentrum Berlin - WZB).Em 2012, Volk foi nomeado professor de teoria política na Universidade de Trier. Em 2015 assumiu a cátedra de Política e Direito da Universidade Livre de Berlim no prestigioso Instituto Otto Suhr de Ciência Política onde permaneceu até 2020. Em agosto de 2020 Volk sucedeu Herfried Münkler ocupando a cátedra de Teoria Política do Instituto de Ciências Sociais da Universidade Humboldt de Berlim onde permanece desde então.

Pesquisa[editar | editar código-fonte]

Christian Volk compreende teoria política fundamentalmente como uma ciência crítica de interpretação e significação. Para ele, construir teorias significa analisar as condições e o contexto da da ação política, determinando os significados da prática política e resumindo os resultados em um sistema coerente de significações. [3]

1º Foco da pesquisa: Protesto político e a mudança na forma de democracia[editar | editar código-fonte]

O foco da pesquisa de Christian Volk está na análise e crítica dos processos sociais, jurídicos e políticos da ordem democrática moderna. Em particular, seu interesse se concentra na determinação do significado e na classificação normativa de protestos políticos. Em suas publicações, Christian Volk analisa como o funcionamento da ordem democrática influencia a formação de protesto e de que forma os protestos desafiam a ordem democrática. Para Volk os protestes criam tanto potencialidades para o aprimoramento da democracia, como riscos de retrocessos.

2º Foco de pesquisa: processos globais de formação da ordem e suas críticas[editar | editar código-fonte]

Outro foco de pesquisa de Christian Volk encontra-se na área da teoria política internacional e trata do fenômeno da formação da ordem e sua crítica no contexto dos processos de delimitação, integração e diferenciação da convivência social, econômica, jurídica, cultural e política que são comumente associados ao termo “ globalização ”. Junto com Thorsten Thiel, Christian Volk é editor da série 'Teoria Política Internacional' na Editora Nomos.

3º Foco de pesquisa: o pensamento político de Hannah Arendt[editar | editar código-fonte]

Por muitos anos, Volk se dedicou intensamente a estudar o pensamento de Hannah Arendt e publicou vários livros, já traduzidos para o Inglês.Christian Volk é reconhecido mundialmente como um dos maiores especialistas no pensamento de Hannah Arendt. Seu trabalho sobre o papel, a função e o significado do direito no pensamento de Hannah Arendt foi premiado pela associação de editoras alemã como trabalho inovador. Volk defende a tese de que a questão do direito é central para o pensamento de Arendt, abrindo o espaço no qual a interação política pode ser realizada. Essa perspectiva analítica tornou o pensamento de Arendt compatível com importantes questões da filosofia jurídica e da teoria constitucional e recebeu grande atenção internacional. Seyla Benhabib, professora da Universidade de Yale, elogiou Volk como "um dos intérpretes de Arendt mais originais e dedicados de sua geração", que em seu livro "[...] lidou com alguns dos aspectos mais incompreendidos do pensamento de Arendt - nomeadamente sua concepção sobre a lei e o constitucionalismo", fornecendo, assim, uma nova perspectiva sobre Arendt. [4] Em seu livro Julgamentos em tempos sombrios (Urteilen in dunklen Zeiten), publicado em 2005, ele submete as reflexões de Arendt em " Eichmann em Jerusalém ", um dos livros mais polêmicos da segunda metade do século 20 Século, a uma análise aprofundada. Como centro de sua reflexão está a conexão entre a tese da banalidade do mal, que Arendt explica em seu relatório de julgamento, e a construção da modernidade. [5]

Principais publicações[editar | editar código-fonte]

Livros[editar | editar código-fonte]

  • Arendtian Constitutionalism. Law, Politics, and the Order of Freedom, Bloomsbury Publishers, Oxford 2015 ISBN 978-1849465847 .
  • Die Ordnung der Freiheit. Recht und Politik im Denken Hannah Arendts, Nomos Verlag, Baden-Baden 2010, ISBN 978-3-8329-5058-3 .
  • Urteilen in dunklen Zeiten. Eine neue Lesart von Hannah Arendts "Banalität des Bösen", Lukas Verlag, Berlin 2005, ISBN 978-3-936872-54-5

Volumes editados[editar | editar código-fonte]

  • Formwandel der Demokratie (hg. v. Winfried Thaa u. Christian Volk), Nomos Verlag, Baden-Baden 2018 (Schriftenreihe der Sektion Politische Theorie und Ideengeschichte der Deutschen Vereinigung für Politische Wissenschaft, hg. v. Prof. Dr. Ina Kerner und Prof. Dr. Regina Kreide, Band 36), ISBN 978-3-8487-5410-6..
  • Die Aktualität des Republikanismus (hg. v. Thorsten Thiel u. Christian Volk), Schriftenreihe ‚Staatsverständnisse‘ (Reihenherausgeber Rüdiger Voigt), Nomos Verlag, Baden-Baden 2016, ISBN 978-3-8452-6222-2.
  • Der Begriff der Souveränität in der transnationalen Konstellation (hg. v. Christian Volk u. Friederike Kuntz), Nomos Verlag, Baden-Baden 2014 (Schriftenreihe Internationale Politische Theorie, hg. v. Christian Volk u. Thorsten Thiel, Band 1), ISBN 978-3-8487-1598-5.
  • Macht und Widerstand in der globalen Politik (hg. v. Julian Junk u. Christian Volk), Nomos Verlag, Baden-Baden 2013, ISBN 978-3-8487-0164-3.
  • Ambivalenzen der Ordnung. Der Staat im Denken Hannah Arendts, Schriftenreihe ‚Staat - Souveränität - Nation‘ (hg. v. Julia Schulze-Wessel, Samuel Salzborn u. Christian Volk), Springer VS, Wiesbaden 2013, ISBN 978-3-531-19829-3.

Artigos científicos[editar | editar código-fonte]

Links da web[editar | editar código-fonte]

Página inicial da cátedra de Teoria Política da Universidade Humboldt de Berlim

Artigos de jornal[editar | editar código-fonte]

Participações em Rádios e Podcast[editar | editar código-fonte]

fontes[editar | editar código-fonte]

  1. Volk, Christian. «Curriculum Vitae» (PDF) 
  2. Lebenslauf Christian Volk Auch die folgenden Informationen in diesem Abschnitt wurden aus diesem Lebenslauf entnommen.
  3. [1] Auch die folgenden Informationen zum Forschungsschwerpunkt wurden der Homepage des Lehrbereichs „Theorie der Politik“ entnommen, sofern nicht anders zitiert.
  4. Arendtian Constitutionalism. Law, Politics and the Order of Freedom - Hart Publishing Eigene Übersetzung aus dem Englischen.
  5. «Urteilen in dunklen Zeiten - Lukas Verlag für Kunst- und Geistesgeschichte». Consultado em 2 de fevereiro de 2021 



[[Categoria:Homens]] [[Categoria:Nascidos em 1979]] [[Categoria:Alemães]] [[Categoria:Cientistas políticos]] [[Categoria:Professores da Universidade Humboldt de Berlim]] [[Categoria:Teorias políticas]]