Usuário(a):Oranto Galile/Testes

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Orion: a inspiração do nosso grupo de robótica

ORION, GRUPO DE ROBÔTICA[editar | editar código-fonte]

Orion é um grupo de robótica formado por estudantes apaixonados por tecnologia e inovação. O grupo utiliza Arduino e peças 3D para construir robôs inteligentes e versáteis, capazes de realizar diversas tarefas e desafios. Orion é um grupo que busca aprender e se divertir com a robótica, além de contribuir para o desenvolvimento científico e tecnológico do país. O grupo está sempre em busca de novos desafios e projetos, e espera participar de outras competições e eventos de robótica no futuro

Orion vem da constelação Orion, uma das mais belas e famosas do céu noturno. Ela representa o herói mitológico Órion, o caçador, que era apaixonado pela deusa Ártemis e foi morto por um escorpião. Zeus, comovido, colocou Órion e seu fiel cão Sirius entre as estrelas, onde eles brilham até hoje.

Nós escolhemos o nome Orion para o nosso grupo de robótica porque admiramos a coragem, a habilidade e a criatividade do herói. Assim como ele, nós buscamos superar os desafios e criar robôs inteligentes e inovadores, usando Arduino e peças 3D.

O PRIMEIRO ROBÔ DE ORION[editar | editar código-fonte]

Drag foi o primeiro robô construído pelo grupo de robótica Orion, em homenagem às drag queens brasileiras, que são símbolos de resistência e criatividade. O robô era feito de acrílico e tinha dois andares: o superior, onde ficava o Arduino, que era o cérebro do robô, e o inferior, onde ficavam os sensores e os motores, que eram os olhos e os pés do robô.

O robô usava sensores de distância para detectar obstáculos e sensores de cor para seguir uma linha preta no chão. Os sensores enviavam informações para o Arduino, que decidia qual ação o robô deveria tomar. O robô usava motores DC para se movimentar, que eram controlados por um driver que recebia os comandos do Arduino.

O robô tinha uma característica muito original, ele usava um desodorante cortado como roda boba, que era uma roda que ficava no meio do robô e ajudava a equilibrá-lo, já que ele só possuía duas rodas de motores. O desodorante era uma forma de reaproveitar um material que seria descartado, além de dar um toque de humor ao robô. O robô também tinha uma programação simples, que usava condições e laços para executar as tarefas. O robô foi um sucesso entre os integrantes do grupo, pois apesar dos erros físicos na execução, serviu como estudo e experiencia do grupo ao final da competição.


Robocop’s Race: o antigo nome do nosso grupo de robótica[editar | editar código-fonte]

Antes de nos chamarmos Orion, o nosso grupo de robótica tinha outro nome: Robocop’s Race. Esta é a capa do álbum de Robocop Gay, uma música divertida e irreverente do grupo Mamonas Assassinas, que fez muito sucesso nos anos 90. A música conta a história de um robô que se transforma em gay depois de se apaixonar por um moreno simpático. A música mistura humor, tecnologia e referências à cultura pop, como o filme Robocop, o rapper Kanye West e o programa RuPaul’s Drag Race, um reality show de drag queens. Nós achávamos que esse nome combinava com o nosso estilo e personalidade, além de ser divertido e original.

Robocop Gay: a música que inspirou o nosso grupo de robótica

No entanto, depois de participarmos da Olimpíada Brasileira de Robótica de 2023, nós decidimos mudar o nosso nome. O motivo foi que o nosso antigo nome se assemelhava muito à competição RoboCup, que acontece anualmente e reúne equipes de robótica de todo o mundo. Nós percebemos que isso poderia causar confusão e mal-entendido, além de parecer falta de criatividade e até plágio.

Foi então que escolhemos o nome Orion, inspirado na constelação de mesmo nome, que representa o herói mitológico Órion, o caçador. Nós achamos que esse nome era mais adequado e significativo para o nosso grupo, pois refletia a nossa paixão, habilidade e criatividade na robótica. Além disso, era um nome mais simples e fácil de lembrar. Assim, nos tornamos Orion, o grupo de robótica que brilha no céu da tecnologia, , mas nunca esquecemos do nosso começo.

Participação de Orion em competições de Robôtica
COMPETIÇÃO ANO NOME DO GRUPO ROBÔ SINTUAÇÃO
OBR 2023 ROBOCOP'S RACE DRAG NÃO VITORIOSOS
JACITEC 2023 ORION DRAG AGUARDANDO...