Usuário(a):Penogueira/Testes/Q62064727, Obra de arte

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ladeira dos Tabajaras
Penogueira/Testes/Q62064727, Obra de arte
Autor Eliseu Visconti
Data 1928
Técnica tinta a óleo, tela
Dimensões 93 centímetro x 120 centímetro


Ladeira dos Tabajaras é uma pintura de Eliseu Visconti. A sua data de criação é 1928.[1]

Descrição[editar | editar código-fonte]

 A obra foi produzida com tinta a óleo sobre tela. Suas medidas são: 93 centímetros de altura por 120 centímetros de largura.[1]
Faz parte de uma coleção particular após ter sido leiloada pela Concorde Galeria de Arte do Rio de Janeiro, em 1984.

Contexto[editar | editar código-fonte]

No ano de 1927 Eliseu constrói uma casa de veraneio em Teresópolis, no Rio de Janeiro. Lá ele da início a uma fase no qual produz trabalhos que retratam paisagens daquela região, sendo elas serras, ruas, vales, etc. Também começa a incorporar figuras de seus familiares, sob a óptica de uma luz tropical, criando assim o seu próprio impressionismo.

No ano da obra o pintor já se encontra à vontade com seus novos traços impressionistas em relação a luz e retardamento de paisagens. A paisagem da obra se trata da vista do portão da casa de sua família, em Copacabana.


Análise[editar | editar código-fonte]

A obra retrata uma rua de chão batido, com casas, postes, árvores e pessoas ao fundo. Por conta destes elementos visuais e da comparação que pode se estabelecer com a pintura “A visita”, é possível constatar que essa era a vista do portão da casa da família Visconti, situada em Copacabana, no Rio de Janeiro. É possível observar no quadro a fileira de fios e postes que levam a imagem em direção ao mar, bem ao fundo da imagem, e a bica d’água que fica situada de frente ao portão. O conjunto de elementos que compõe a obra tal qual o muro, as bananeiras e a bica servem de palco para a pintura “Garotos da ladeira”. A paleta de cores usada por Visconti é também algo notável na obra, sendo evidente um tom pastel de azul, no qual o artista busca acrescentar um ar atmosférico a pintura.

O Autor[editar | editar código-fonte]

O pintor Eliseu D’angelo Visconti nasceu em uma comuna na Itália chamada Giffoni Valle Piana, uma província de Salermo, no dia 30 de julho de 1866. No ano de 1873, Eliseu junto de sua irmã Marianella vem para o Brasil. Ao chegar ao Brasil vai direto para a fazenda de Luis de Sousa Breves, que era o barão de Guararema, no município de Além Paraíba. Ainda jovem começa a estudar no Rio de Janeiro, e tenta a carreira de música. Após um frustrante início na música, ele entra para o Liceu de Artes e Oficios, no ano de 1882. Três anos depois ingressa na Academia Imperial de Belas Artes. No ano de 1890 abandona a academia e funda junto com outros alunos e professores o chamado “Ateliê livre”. Dois anos depois recebe o prêmio de viagem ao exterior, concedido pela República, indo para a França um ano depois. Em 1894 se inscreve na École normale d'enseignement du dessin (École Guérin), onde foi aluno de Eugène Samuel Grasset, considerado uma das mais destacadas expressões do Art Nouveau. Ele era conhecido por possuir um temperamento inquieto e um espírito aberto às inovações, mostrando isso em importantes trabalhos que realizou em seu período de formação na Europa e na America do Sul. Em 1901, ele produz sua primeira exposição individual que ocorreu na Escola Nacional de Belas Artes, sua antiga academia, no Rio de Janeiro. Além de telas também expôs designs, fruto do que aprendeu com Grasset. Entre outros importantes marcos do pintos no pais, um deles foi a decoração do Teatro Municipal do Rio de Janeiro. Após sua primeira exposição Eliseu recebeu noas criticas e foi convidado a decorar o Teatro Municipal. Usando de seu aprendizado ele assimila impressionismo as paisagens de Saint Hubert, vilarejo na região de Île-de-France. Eliseu alcançou nível mundial, e se tornou um respeitado artista em seu meio, utilizando de influências naturalistas, renascentistas, realistas, pontilhistas, impressionistas e neorrealistas. Foi morto no dia 15 de outubro de 1944 aos 78 anos após um assaltante que entrou em seu ateliê o golpear na cabeça.  

Ver também[editar | editar código-fonte]

Lista de pinturas de Eliseu Visconti

Academismo no Brasil

Escola Nacional de Belas Artes

Belle Époque brasileira

Impressionismo

Referências


Categoria:Pinturas de 1928

Categoria:Pinturas de Eliseu Visconti