Usuário(a):RT Inoue/Testes

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.


Resumo das equações do conversor SEPIC no MCC[editar | editar código-fonte]

O quadro a seguir contém algumas das equações do conversor SEPIC no MCC.

Equações do conversor SEPIC no MCC
Variável Equação
Ganho estático
Corrente média do indutor
Corrente média do indutor
Ondulação de corrente do indutor
Ondulação de corrente do indutor
Ondulação de tensão no capacitor de acoplamento
Ondulação de tensão no capacitor de saída
Corrente média na chave
Corrente média na diodo


Conversor Ćuk no Modo de Condução Descontínua (MCD)[editar | editar código-fonte]

O conversor CC-CC Ćuk no modo de condução descontínua (MCD), assim como outros conversores como SEPIC e Zeta, diferentemente do modo contínuo, neste modo o conversor opera com três etapas. Vale destacar também, que no MCD não há a extinção da corrente nos indutores, como ocorre nos conversores Buck, Boost e Buck-Boost, sendo que durante o intervalo de corrente nula, a corrente no conversor Ćuk assume um valor constante e igual em amplitude entre os indutores, porém em direções opostas.

Assim como no MCC, pode-se definir os períodos de cada etapa como , e .

Pode-se associar com a razão cíclica da chave, desta forma os demais intervalos e são dependentes de .

Primeira etapa de operação[editar | editar código-fonte]

Primeira etapa de operação do conversor SEPIC

A primeira e segunda etapa do conversor Ćuk no MCD ocorre da mesma forma como no modo de condução contínua. Sendo assim, nesta etapa há o acionamento da chave e o bloqueio do diodo, que ocasionam a magnetização dos indutores, em que o indutor é magnetizado pela pela energia da fonte e o indutor é magnetizado pela energia do capacitor de acoplamento , que consequentemente é descarregado nesta etapa. Desta forma pela análise utilizando as Leis de Kirchhoff encontra-se as seguintes equações diferenciais


Segunda etapa de operação[editar | editar código-fonte]

Segunda etapa de operação do conversor SEPIC

Durante a segunda etapa, ou seja, o intevalo , a chave é bloqueada e o diodo passa a conduzir, bem como há a desmagnetização dos indutores e a carga do capacitor pela energia da fonte. Portanto pela análise obtem-se as equações a seguir:


Terceira etapa de operação[editar | editar código-fonte]

Segunda etapa de operação do conversor SEPIC

A terceira etapa, agora presente no MCD, a chave e o diodo são bloqueados e uma corrente constante () circula na malha que envolve os indutores, que devido ao valor de corrente constante, a tensão nos indutores é nula. Novamente, pela análise encontra-se:


Ganho estático, tensões e correntes[editar | editar código-fonte]

Para a obtenção das correntes e tensões, é encontrar e estabelecer algumas relações, tais como a tensão no capacitor de acoplamento , que assim como no MCC, a tensão será:

Através das equações da tensão nos indutores é possível determinar a corrente em cada etapa e esboçar a forma de onda da corrente no indutor, sendo assim as correntes no indutor são dadas a seguir:

O valor mínimo de corrente dos indutores pode ser calculado com base na corrente do capacitor de acoplamento [1], o capacitor . Especificamente através da corrente média do capacitor, pelas áreas dos triângulos pode-se encontrar a expressão:

Resolvendo para encontra-se:

O ganho estático pode ser encontrado através da corrente média no diodo. A corrente média no diodo será a corrente média de saída, dado que a corrente média no capacitor é nula, a corrente deve circular pelo diodo [2].

Substituindo , e , e rearranjando os termos encontra-se:


Desenho auxiliar do conversor SEPIC para encontrar a tensão média no capacitor
Desenho auxiliar do conversor SEPIC para encontrar a tensão média no capacitor

Pela análise, encontra-se a seguinte soma das tensões:

Sendo assim, sabendo que a tensão média em regime permanente dos indutores é nula, a tensão média em em regime permanente pode ser dada por:

O ganho estático do conversor Zeta, assim como de outros conversores, pode ser encontrado pela relação de tensão média no indutor, pois a tensão média no indutor em regime permanente é nula, desta forma pode-se escrever: [3][2]

Rearranjando-se os termos encontra-se o ganho estático.

O ganho estático também pode ser obtido do mesmo modo através da relação de tensão no inditor .

Dada a característica de fonte de corrente na entrada do conversor Cuk, ou seja um indutor em séria com a entrada, a corrente no indutor é a própria corrente média de entrada.

Devido à caracteristica de fonte de corrente, a corrente média no indutor será a própria corrente média de saída.

A corrente média no diodo () pode ser encontrada através de sua integral:

É possível simplificar a equação substituindo e deixar em função da ondulação de corrente (), deste modo encontra-se:

A corrente média na chave () também pode ser encontrada pela sua integral:

De forma semelhante à realizada para a corrente média no diodo, fazendo as substituições dos termos, deixando em função da ondulção de corrente (), a corrente média na chave pode ser dada por:

A ondulação de tensão no capacitor de acoplamento pode ser encontrada por meio da variação de carga no capacitor. A variação pode ser determinada através da integral da corrente durante uma das etapa, neste caso optou-se pela segunda etapa, sendo assim a corrente no capacitor é igual à corrente .

A plicando na equação:

Por fim, a ondulação de tensão de saída pode ser determinada da mesma forma como feita para o conversor boost. Sendo assim, a ondulação de tensão no capacitor de saída pode ser encontrada pela variação de carga, sabendo que:

sendo a variação de carga no capacitor, é a variação de tensão de saída e é a capacitância. A variação de carga no capacitor pode ser considerada a integral da corrente no capacitor durante uma das etapas de operação. Desta forma, optando pela primeira etapa, que por simplificação da análise, pode-se considerar a corrente constante, a integral da corrente neste período será

Aplicando este resultado na equação anterior

Referências

  1. Viero, Renan Caron. «Estudo da modelagem dinâmica de pequenos sinais do conversor ZETA no MCD alimentado a partir de painéis fotovoltaicos para conexão à rede elétrica» (PDF). Consultado em 17 de Janeiro de 2024 
  2. a b Erro de citação: Etiqueta <ref> inválida; não foi fornecido texto para as refs de nome Hart
  3. Erickson, Robert W.; Maksimović, Dragan (2020). Fundamentals of power electronics Third ed. Cham: Springer. ISBN 978-3-030-43881-4