Usuário(a):VMAB/Ermengarda da Provença

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Ermengarde de Itália [1](* provavelmente 852/855; † 22 de Junho de 896), filha mais nova do em agosto de 875 falecido rei da Itália e Imperador Romano Luis II, de Itália.

Vida[editar | editar código-fonte]

Quando Luís II negociou com o imperador bizantino Basílio I uma aliança contra os sarracenos no sul da Itália em 869, considerou-se que se casaria Ermengarda com o herdeiro bizantino do trono Constantino, mas isso não aconteceu. Entre março e junho de 876 ela se casou com Bosão de Vienne da família Buvinidia, desde 870 Conde de Vienne, a quem seu pai fez Duque da Itália, isto é, seu vice-rei.

Em maio de 878,  o papa João VIII procurou refúgio entre ela e Bosão na sua fuga dos sarracenos e da nobreza italiana em Arles.

No final de 880 defendeu com êxito Vienne, a capital do Reino da Borgonha, Bosão tentou restaurar, contra o cerco das tropas do rei Carolíngio, Carlos, o gordo, Louis III e carlomano , sob a liderança de seu irmão Ricardo, cavalheiro da corte.

Num segundo cerco de Vienne, em agosto de 881, voltaram as tropas de Carlos, o Gordo, que em fevereiro de 881, foi coroado Imperador Romano, para capturar a cidade, saquear e queimar. Ricardo levou a sua cunhada e seus filhos sob sua proteção e as trouxe a Autun, enquanto Bosão fugiu para a Provença.

Depois da morte de Bosão a 11 de Janeiro de 887, Ermengarda foi assistida por Ricardo na Regência da Provença; em maio do mesmo ano, ela levou seu filho Luis, ao Imperador Carlos, o gordo, a fim deste o adotar, o que também aconteceu.

Em maio de 889, subjugou-se ao rei Franco do Oriente Arnulfo de Caríntia.

Ermengarda foi Abadessa de San Salvatore em Brescia.

Casamento e descendentes[1][editar | editar código-fonte]

Ermengarde casou entre Março e junho de 876 com Bosão de Vienne da família dos Buvinidienos; com ele, ela provavelmente teve três filhos:

  • Engelberga (* cerca 877, † depois de janeiro de 917)
⚭ antes de 910 Guilherme I. († 6. Julho 918), Duque da Aquitânia
  • Irmengarda (Ermengard) (* 880/885)
⚭ Manassés I. (d. 918), conde de Chalon, filho de Gilberto, 952-956 Duque de Borgonha.
⚭ 900 Ana de Bizâncio (* 886, † antes de 914) era a filha do Imperador Bizantino Leão VI.
⚭ 914 .. Adeleida da Borgonha, filha do rei Rudolfo I da família dos Guelfos.

Literatura[editar | editar código-fonte]

  • Francisco Bougard:Erro de comando: A função "getQualifier" não existe. (Erro de comando: A função "getQualifier" não existe.). «Erro de comando: A função "getQualifier" não existe.». Dizionario biografico degli italiani. Erro de comando: A função "getQualifier" não existe.. Roma: Istituto dell'Enciclopedia Italiana  Parâmetro desconhecido |url_capítulo= ignorado (ajuda); Parâmetro desconhecido |cid= ignorado (ajuda); Verifique data em: |ano= (ajuda)

[[Categoria:Mulheres]] [[Categoria:Abadessas]]