Saltar para o conteúdo

Usuário(a):Victor.m.azambuja/Testes

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Núcleo de Documentação e Informação Histórica Regional (NDIHR)[editar | editar código-fonte]

Facha do prédio do Núcleo de Documentação e Informação Histórica Regional (NDIHR)

O Núcleo de Documentação e Informação Histórica Regional[1] (NDIHR), fundado em 1976, é um espaço de conhecimento, de práticas de ensino, pesquisa e extensão, dedicado à preservação documental da memória histórica do estado de Mato Grosso. O NDIHR é vinculado ao Instituto de Geografia, História e Documentação (IGHD) da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).

O órgão é responsável por arquivar um variado acervo composto de obras referentes aos séculos XVIII e XIX, documentos manuscritos, registros do período colonial impressos em microfichas e microfilmes, além de imagens e sons. Além disso, evidências históricas socioculturais da contemporaneidade e da pós-modernidade também são arquivadas pelo NDIHR, possibilitando o acesso a dados científicos de diferentes períodos históricos. Todo o seu acervo compete à história regional de Mato Grosso e pode ser acessado de modo físico ou digital.

O NDIHR disponibiliza de forma gratuita no site da Editora da UFMT (EdUFMT), o Guia do Acervo Documental do NDIHR[2], sendo um instrumento facilitador para pesquisadores, com informações gerais para os usuários e em relação aos arquivos públicos de Mato Grosso, o Arquivo Histórico Ultramarino e a Assembleia Legislativa de Mato Grosso.

Documentos e Acervos encontrados no NDIHR[editar | editar código-fonte]

Grande parte das fontes arquivadas pelo NDIHR remetem aos seguintes campos de estudos: Demografia, Geo-História, História da Cultura material e imaterial, História do Discurso, História da Mineração, História Oral e História das Religiões.

Os documentos encontrados no acervo do Núcleo são do tipo: arquivos eclesiásticos, da administração pública Federal e Estadual; documentos do Legislativo Estadual e da Justiça do Trabalho/Junta de Conciliação Trabalhista. Além de coleções de periódicos como jornais e revistas, boletins e almanaques e coleções iconográficas e sonoras.

Outra parcela significativa desses documentos são originários dos seguintes acervos: Arquivo Histórico Ultramarino de Portugal, Biblioteca de Évora, Biblioteca Nacional de Lisboa e Torre do Tombo.

Estrutura interna do NDIHR[editar | editar código-fonte]

Em sua estrutura física interna, o Núcleo de Documentação possui: Laboratório de Microfilmagem e de Digitalização de Microformas[3], o Laboratório de Pesquisa de Acervos em Microfilmes e Microfichas e a Biblioteca Setorial de Obras Raras Therezinha de Jesus Arruda. Conta com outras duas seções, uma com documentos e obras que foram doadas e incorporadas ao acervo da entidade custodiadora, outra com as publicações do núcleo a partir de sua Revista Eletrônica Documento Monumento (REDM).

Atuação do NDIHR em Pesquisa, Ensino e Extensão[editar | editar código-fonte]

Na área de Pesquisa[4], o NDIHR possibilita o desenvolvimento de trabalhos que atualizem os temas históricos por meio de novas perspectivas e abordagens de investigação da história mato-grossense. Na área do Ensino[5], é um laboratório de aulas práticas orientadas pela equipe técnica do Núcleo, que podem atender estudantes de graduação ou pós-graduação, além de alunos da rede de educação básica de Mato Grosso. Já na área de Extensão[6], promove interações junto às comunidades acadêmica e externa, por meio de palestras, exposições de caráter histórico cultural e cursos.

Referências

  1. «Institucional». www.ufmt.br. Consultado em 26 de agosto de 2023 
  2. «GUIA DO ACERVO DOCUMENTAL DO NDIHR». EdUFMT. Consultado em 26 de agosto de 2023 
  3. «Microfilmagem e Digitalização». www.ufmt.br. Consultado em 26 de agosto de 2023 
  4. «Pesquisa». www.ufmt.br. Consultado em 26 de agosto de 2023 
  5. «Ensino». www.ufmt.br. Consultado em 26 de agosto de 2023 
  6. «Extensão». www.ufmt.br. Consultado em 26 de agosto de 2023