Usuário(a) Discussão:Alexandre Saraiva

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Escrava Isaura (telenovela)


Caro editor iniciante, por favor não apague informação, não insira informações que sabe serem erradas nem crie artigos com textos sem sentido, o que pode ser considerado vandalismo. Encontramos problemas no artigo Escrava Isaura (telenovela), editado por você. Se quiser experimentar o software da Wikipédia pode fazê-lo na página de testes, à sua vontade.


Apesar disso, seja

For other languages, consider using Wikipedia:Babel
Bem-vindo à Wikipédia em língua portuguesa!
Neste momento não se encontra regist(r)ado, o que limita as opções que tem ao seu dispor para consultar e colaborar com a Wikipédia. Não tem de fazê-lo, mas se quiser regist(r)ar-se, irá descobrir novas opções de configuração e utilização que vão facilitar a sua a(c)tividade. Além das vantagens para si, facilita também o trabalho à comunidade, uma vez que, para garantir a qualidade e evitar vandalismos, somos obrigados a tratar todos os anónimos por igual e verificar a qualidade das suas edições.
Wikipedia:Tutorial Tutorial
Aprender a editar passo-a-passo num instante
Wikipedia:Página de testes Página de testes
Para fazer experiências sem danificar a Wikipédia
Wikipedia:Coisas a não fazer Coisas a não fazer
Resumo dos erros mais comuns a evitar
Wikipedia:Café dos novatos Café dos novatos
Onde pode tirar dúvidas com outros wikipedistas
Wikipedia:Livro de estilo Livro de estilo
Definições de formatação normalmente usadas
Wikipedia:FAQ FAQ
O que toda a gente pergunta
Wikipedia:Políticas da Wikipédia lusófona Políticas da Wikipédia
Regulamentos gerais a saber
Wikipedia:Ajuda Ajuda
Manual geral da Wikipédia
Esta é a sua página de discussão, na qual pode receber mensagens de outros wikipedistas. Para deixar uma mensagem a um wikipedista deve escrever na página de discussão dele, caso contrário ele não será notificado. No fim da mensagem assine com quatro tis: ~~~~
  • Desejo-lhe uma boa estadia na Wikipédia!  -- A.Lehmkuhl msg 21:12, 22 Junho 2006 (UTC)

Resposta: OLÁ![editar código-fonte]

Olá Alexandre Saraiva

Vamos por partes:

  1. Quando escrever, não grite (usando MAIÚCULAS), isso não é bem visto em toda a internet;
  2. Quando você edita um artigo, deve observar um aviso Por favor note que todas as contribuições para a Wikipédia são imediatamente lançadas sob a GNU Free Documentation License (veja direitos autorais para detalhes). Ou seja, você não tem nenhum artigo aqui, e tem todos. Você não é dono do artigo, mas um usuário/utilizador, que contribui, na medida do possível. Os outros também;
  3. Se você ver nos históricos, observará que não é apenas o usuário EMP que tem revertido suas edições. Procure falar com ele e com os outros, mas parece-me que o problema é que suas edições fogem ao padrão estabelecido pela comunidade;
  4. É recomendável que leia os textos de apoio, mesmo que já saiba editar. Eles serão de grande ajuda.

Abraço -- A.Lehmkuhl msg 22:20, 22 Junho 2006 (UTC)

O usuário EMP já atua a algum tempo nesta wikipédia e tem procurado acertar páginas de novelas segundo o livro de estilo desta wiki, além de corrigir inúmeros erros de português no nome dos atores da novela, além de retirar todas as letras maiúsculas do artigo. Vejo que você recentemente se registrou na Wikipédia e por este motivo reverto as suas edições em favor do usuário EMP. Favor colaborativamente os artigo e não faça reversões inapropriadas. Obrigado pela atenção. --OS2Warp msg 23:42, 22 Junho 2006 (UTC)

Olá Alexandre! Deixei uma msg para vc na sua página de IP, aqui [1], mas acho que vc não leu. Lá eu explico que não altero o seu texto, apenas o adequo ao padrão da Wikipédia. Estou fazendo em todas as telenovelas o que fiz nos textos em que vc colaborou, logo não é algo contra vc.

Infelizmente, ao invés de apenar incluir novas informações, como elenco etc, vc revertendo a edição, modifica tudo o que eu levei horas para arrumar, como por exemplo a descapitalização de tudo o que vc escreve com letras maiúsculas. Outra coisa que já lhe expliquei mas parece que vc não quer entender, é que não há necessidade de repetir links. Por exemplo, Rede Globo, que vc linka toda a vez que aparece no texto; ou nome dos diretores, às vezes um abaixo do outro, como acontece nas "Fichas técnicas". Quem quiser acessar o link, o fará na primeira vez em que aparece, jamais todas as vezes em que aparece num texto. E quem não utilizou o link na primeira vez, certamente é pq não tem interesse nele. Portanto, repetir links é inútil e pouco estético.

Outra coisa... corrigi nomes dos atores, pois do jeito que vc insiste em manter, eles ficam vermelhos, ou seja, levam a crer que aquele artigo não exista, o que não é verdade! Exemplo: Leticia Birkheuer e Letícia Birkheuer, entre vários outros. Toda vez que vc retira o acento que eu coloquei, vc impede que alguém acesse a informação que já existe na Wikipédia.

E assim com várias alterações que eu fiz, como quando incluí a Categoria:Telenovelas da Rede Globo. Ao reverter, vc a retira. Quando eu coloco ==Ligações externas== (como deve ser), vc modifica para ==Links Externos==. Outra coisa: escreve-se ==Ficha técnica== e não ==Ficha Técnica==, como vc insiste em manter. Não fui eu quem decidiu isso... é a regra. Evita-se o uso desnecessário de letra maiúscula. O mesmo para nomes de livros, de filmes etc.

Portanto, vc tem toda a liberdade para inserir nos artigos tudo o que quiser, desde que tenha valor enciclopédico e, de preferência, procurando seguir as regras. Os editores mais experientes estão aqui para ajudar e colocar no padrão aquilo que os recém chegados não sabem e nem têm obrigação de saber. Ninguém pode se ofender, pq é errando que se aprende. No começo eu tb não sabia (aliás, sei muito pouco ainda), mas com o tempo a gente vai observando e aprendendo.

Portanto Alexandre, continue colaborando nas telenovelas, já que é sua especialidade, mas por favor, procure não destruir aquilo que deu trabalho e tomou horas para colocar dentro do padrão.

Ah... e não esqueça de assinar qdo escrever nas páginas de discussão dos usuários. Coloque 4 ~ (tis). Obrigada, Eunice --EMP 08:25, 23 Junho 2006 (UTC)

Olá Alexandre, que bom que vc está começando a entender o funcionamento da Wiki... é assim mesmo, a gente aos poucos vai se inteirando dos muitos mistérios nela contidos, e olha que são muitos mesmo!

Respondo agora às suas ponderações:

  1. Confirmo sim que retirei alguns links da sua imensa lista do elenco. Se fosse por minha vontade, eles nem constariam da lista, pois são meros figurantes, ou tão novatos e com papéis tão insignificante no contexto da história, sem bagagem artística nenhuma, sem o mínimo valor enciclopédico, e que não justificam a realização de um artigo específico para eles. Colocando link, e estando ele em vermelho, imagina-se que o artigo vá existir em breve. Isso pode abrir precedente para que qualquer pessoa que se diga ator ou atriz e que faça o papel de um transeunte numa cena de telenovela, julgue-se no direito de tb possuir um artigo na Wiki. Isso chama-se aqui de "vaidade". É quando alguém, ilustremente desconhecido, resolve inserir na Wiki seu currículo ou contar detalhes sem importância da sua vida, ao estilo blog. Imagina se todo mundo se julgasse no direito de assim proceder! A Wiki deixaria de ser uma enciclopédia, e sim um site de currículos, o que não é o objetivo. Se vc insiste em colocar todos os figurantes das telenovelas, faça-o, mas coloque links apenas em quem tiver real importância, para evitar abrir precedente. É o que eu acho... e espero que concorde com meus argumentos.
  2. Quanto ao seu texto na trama (ou enredo, ou sinopse, conforme o desenvolvimento do texto), retirei todos os "atores" ali inseridos sim. A razão é que ali é o local para contar a história, e apenas ela. Logo abaixo está a lista com o elenco e com o nome dos personagens, portanto não há necessidade de repetir informações. Sem aquele monte de atores misturados com a história, ela fica mais clara, mais fácil e agradável de ler. Também coloquei pontos ou vírgulas nas frases para que elas não ficassem tão extensas. Algumas frases continham assuntos diferentes na mesma sentença, o que tornava confuso o entendimento. Quando a gente escreve, não percebe isso, pq para a gente a ídéia é clara. Mas para quem lê, fica extremamente confuso. Não mudei a essência do que vc escreveu, apenas procurei tornar o texto mais literário e claro. Desculpe se vc ficou chateado, mas como algumas pessoas já lhe falaram, os textos não têm dono. E tenho convicção de que a forma como reescrevi melhorou seu texto.
  3. Não fui eu quem retirou a ==Ficha técnica== que vc colocou, apesar de achar que ela é irrelevante, uma vez que repete as informações contidas na introdução! Informações repetitivas tornam massante o texto, na minha opinião. Se na introdução já foram fornecidas estas informações, relevantes por sinal, para que repetí-las? E se lá já havia o link, para que repetí-lo na ficha ténica? (Já expliquei na primeira msg pq não há necessidade da existência dos links repetidos, né?). Tb não fui eu quem modificou os nomes dos personagens. Seria bom que vc tratasse diretamente com quem o fez, pois o editor deve ter tido seu motivos para assim proceder.
  4. Se não foi vc quem retirou propositalmente a Categoria (elemento essencial na enciclopédia), isso deve ter acontecido inadvertidamente na sucessão de reversões que aconteceram. Mas que isso ocorreu, posso lhe garantir que ocorreu.
  5. Para assinar qdo vc escreve nas páginas de discussão dos usuários, vc tem que teclar no símbolo ~ (TIL) do seu teclado, por duas vezes. Aparecerão no texto que está digitando 4 tis seguidos. Quando vc salvar a página, no lugar deles estará a sua assinatura, seguida da hora em que vc salvou. É tudo feito automaticamente. A assinatura identifica o autor da msg e facilita que quem queira entrar em contato com vc o faça. Teste na página de testes, ou mesmo aqui na minha página, que vai me entender. Coloque os quatro tis (digitando no símbolo correspondente) e faça previsão antes de salvar. Vc vai entender o que estou falando.

Espero que tenhamos entrado num acordo, que vc tenha entendido que não tenho nada contra vc, pelo contrário, e que pessoas com vontade de colaborar são essenciais ao projeto. Não desanime! Um abraço, Eunice --EMP 00:05, 24 Junho 2006 (UTC)