Usuário(a) Discussão:Yardam

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
For other languages, consider using Wikipedia:Babel
Olá Yardam, bem-vindo(a) à Wikipédia,
A Wikipédia surgiu em 2001, desde então estabeleceram-se vários princípios definidos pela comunidade. Por favor, reserve algum tempo a explorar os tópicos seguintes, antes de começar a editar na Wikipédia.
Wikipedia:Tutorial Tutorial
Aprender a editar passo-a-passo num instante
Wikipedia:Página de testes Página de testes
Para fazer experiências sem danificar a Wikipédia
Wikipedia:Coisas a não fazer Coisas a não fazer
Resumo dos erros mais comuns a evitar
Wikipedia:Café dos novatos Café dos novatos
Onde pode tirar dúvidas com outros wikipedistas
Wikipedia:Livro de estilo Livro de estilo
Definições de formatação normalmente usadas
Wikipedia:FAQ FAQ
O que toda a gente pergunta
Wikipedia:Políticas da Wikipédia lusófona Políticas da Wikipédia
Regulamentos gerais a saber
Wikipedia:Ajuda Ajuda
Manual geral da Wikipédia
Esta é a sua página de discussão, na qual pode receber mensagens de outros wikipedistas. Para deixar uma mensagem a um wikipedista deve escrever na página de discussão dele, caso contrário ele não será notificado. No final da mensagem assine com quatro tis: ~~~~
  • Desejo-lhe uma boa estadia na Wikipédia! 

Marcelo Schlindwein 11:24, 13 Dez 2004 (UTC)

A Wikipédia não é um livro de receitas... escreve um artigo sobre os pratos. Existem outros projetos onde você pode colocar as receitas, como o wikibooks. Assim, aqui pode ter um artigo sobre o prato e um link para a página no wikibooks onde se ensina a prepará-lo. --Osias

Escrevi um pequeno artigo sobre o Petit Gâteau no qual coloquei a receita como complemento mas se for preciso pode retirá-la de lá. Acho que constar receitas na Wikipédia, desde que se tratem de receitas famosas ou que sejam merecedoras de um artigo é valido, agora só a receita e nada mais concordo que não é o adequado. Neto 12:42, 13 Dez 2004 (UTC)

Concordo com Neto. gbitten 12:44, 13 Dez 2004 (UTC)


Eu acho que é desnecessário, basta criar um livro de receitas no wikilivros e e colocar tudo que quiser lá, independente da fama. Nos artigos da enciclopédia não precisa da receita, basta mencionar os principais ingredientes e dizer alguamas coisas, tipo vai ao fogo, etc.
O que quero dizer é que se alguém quer preparar o prato, não é a WP que vai ensinar, assim como temos artigos sobre linguagens de programação que não ensinam a programar e artigos sobre línguas que não são cursos delas.
--Osias 12:47, 13 Dez 2004 (UTC)
Fica aí a sugestão! []´s Neto 12:50, 13 Dez 2004 (UTC)

Estou plenamente de acordo e o meu objectivo era puxar uma discussão. O meu interesse pelo bife baseia-se num livro de cozinha português do seculo 17, "A Arte da Cozinha" de Domingos Rodrigues, onde surge uma receita daquilo que no século 18 os ingleses chamariam beefsteak. Estou tentando recolher dados sobre o assunto para um artigo reinvindicando a origem portuguesa do beefsteak. Mais por provocação que outra coisa. Mas estou vendo que aqui não consigo nada. Quanto ao bacalhau é um pedaço de História que não deve ser marginalizado. Mas não creio que interesse a esta discussão nem a este espaço. --Yardam 13:29, 13 Dez 2004 (UTC)13Dez2004

O bife mais típico de Lisboa é, seguramente, o Bife à Marrare, tornado célebre por António Marrare, um napolitano que chegou a Lisboa em finais do século XVIII e se dedicou à restauração.Durante os anos que por cá passou foi proprietário de quatro cafés, um deles “O Marrare das Sete Portas”, onde viria a tornar famoso este bife. “O Marrare das Sete Portas” ficava na esquina da Rua de Santa Justa com a Rua dos Sapateiros, foi fundado em 1804 e fechou no princípio do século XX. --Yardam 13:37, 13 Dez 2004 (UTC)

Só mais uma informação --Yardam 13:47, 13 Dez 2004 (UTC)

O mais curioso em toda esta história é que o mais simbólico alimento português não se pesca em Portugal, tendo que ser importado às toneladas. Não haverá muitos casos destes mundo-afora, mas talvez resida aí muito do misticismo do "velho e fiel amigo". Mundialmente apreciado, a história do bacalhau é milenar, uma vez que existem registos da existência de fábricas para processamento do bacalhau na Islândia e na Noruega em pleno século IX. Foi na costa de Espanha, no século XV, que o bacalhau começou a ser salgado e seco nas rochas, ao ar livre, para que o peixe conseguisse uma melhor conservação. A primeira indústria de conservação a sério aparece na Noruega, por intermédio do holandês Yapes Ypess, ainda hoje considerado o "pai do bacalhau" É durante a época das descobertas portuguesas, que o bacalhau é descoberto como trunfo gastronómico. Nas grandes navegações, os descobridores lusitanos precisavam de alimentos de fácil conservação e depois de vários testes com outros peixes, o bacalhau surgiu como a aposta certa. São, aliás, os portugueses os primeiros a ir pescar o "fiel amigo" à Terra Nova, na costa do Canadá, descoberta em 1497. O bacalhau foi facilmente incorporado nos hábitos alimentares dos portugueses, porque a pescaria era normalmente farta e de qualidade. O bacalhau chegava a Portugal de várias formas e em quantidades industriais, pelo que o seu acesso era fácil, mas por parte das pessoas mais modestas. É, por isso, aliás que ganham justificação o carinhoso epíteto "fiel amigo" e a expressão popular "para quem é bacalhau basta!". --Yardam 13:42, 13 Dez 2004 (UTC)

O artigo Bacalhau espiritual, editado por você, foi marcado para eliminação por consenso, por ter sido considerado, por algum editor, não condizente com a Wikipédia; isso significa que o verbete talvez não satisfaça os critérios de notoriedade estabelecidos pela comunidade ou se encaixe no descrito em O que a Wikipédia não é.

Você poderá expor seus argumentos na discussão para manter ou eliminar, porém jamais remova o aviso de eliminação que está no verbete, pois seria considerado vandalismo.

Boas contribuições! Sturm (discussão) 03h14min de 24 de janeiro de 2023 (UTC)[responder]