Usuário:DAR7/Testes/História de Água Doce

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Água Doce é um município conhecido pela sua vastidão e beleza. Suas terras são pertencentes aos que se chamam "Campos de Palmas", (porção catarinense), que um grupo de sertanistas descobriu e colonizou desde 1839. Devido à assinatura do Acordo de Limites entre o Paraná e Santa Catarina, os Campos de Palmas pertencem, hoje em dia, ao estado catarinense. Os Campos de Palmas, propriamente ditos, se integraram no então município de Cruzeiro, atualmente Joaçaba.

Inicialmente, os Campos de Palmas foram povoados com lentidão, predominando absolutamente, o tipo humano, que ocupou a região de Palmas no estado paranaense. Os Campos de Palmas foram intensificados desde 1919, com a existência atual, da população ítalo-brasileira fortemente predominante, que provém, acima de tudo, do Rio Grande do Sul.

Foi elevado à categoria de distrito em 1943. O Governo de Santa Catarina elevou Água Doce à categoria de município em 21 de junho de 1958, por força da Lei Estadual nº 348. O novo município foi instalado em 25 de julho de 1958. É importante lembrar do senhor Jesuíno Mendes, que, com outros idealistas, foi o símbolo da intensa luta da população que desejava emancipar sua comuna.

Pela geografia, da inexploração de uma região cuja formação vegetal era a floresta ombrófila mista, foi determinado que uma vila fosse formada para a permanência da união das famílias.

O Governo de Santa Catarina nomeou como primeiro prefeito o senhor Ângelo José Bruno. A população elegeu como primeiro prefeito Vitório Amadio Macagnann. É o maior município em área territorial da Zona do Rio do Peixe, com uma área de 1.500 km².