Usuário:Dacarpe/Deserção de Viktor Belenko

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Deserção de Viktor Belenko
Acidente aéreo
Sumário
Data 6 de Setembro de 1976 (1976-09-06)
Destino Aeroporto de Hakodate, Hokaido, Japão
Aeronave
Notas
Tenente Viktor Belenko desertou da URSS para os EUA voando seu avião MiG-25P até o Aeroporto de Hakodate em Hokkaido, Japão

A deserção de Viktor Belenko se deu em 6 de setembro de 1976, quando o Tenente Viktor Belenko do Soviética, as Forças de Defesa Aérea voou no seu Mikoyan-Gurevich MiG-25 P de perto de Vladivostok, no Extremo Leste da União Soviética para o Aeroporto de Hakodate em Hokkaido, Província do Japão.

Sua deserção para os Estados Unidos causou tensão entre o Japão e a URSS, especialmente depois de especialistas japoneses e americanos terem movido a aeronave para a Base Aérea de Hyakuri e  o terem desmontado. Ele foi devolvido para a URSS em caixas com algumas partes faltando. O exame da aeronave revelou aos EUA que, apesar de sua impressionante velocidade, o MiG-25 não era o super-caça que eles temiam.

A Viktor Belenko foi concedido asilo político nos EUA e posteriormente tornou-se um consultor militar no país. Ele também se tornou palestrante e empresário. Mais tarde, ele visitou Moscou em 1995.

Contexto[editar | editar código-fonte]

Durante a Guerra Fria houve muitas deserções por pilotos e tripulações. Belenko não foi o único piloto a ter desertado da URSS desta maneira, nem foi ele o primeiro desertor do bloco Soviético. Além de pilotos desertarem por sua própria vontade, houve esforços do ocidente para incentivar deserções, começando com a Operação Moolah do EUA, que visaram incentivar os pilotos de MiG-15 na Coreia do Norte a desertarem. O Kuomintang governando Taiwan ofereceu ouro para pilotos desertores chineses, e a Operação Dinheirinho Rápido foi similar à Operação Moolah, embora destinada a incentivar a deserção de um piloto de MiG-21 no Vietnã do Norte. Operação Diamante foi uma operação Israelense semelhante a Operação Dinheirinho Rápido, e foi bem sucedida na deserção de um piloto iraquiano com seu MiG-21.

Em Março de[1] e Maio de 1953,[2] dois pilotos da Força Aérea polonesa voaram um MiG-15 para a Dinamarca. Mais tarde, em 1953, o piloto norte-coreano No Kum Sok voou no seu MiG-15 para uma base aérea Americana na Coreia do Sul;[3] este MiG está em exposição permanente no Museu Nacional da Força Aérea dos EUA.[4] Anos mais tarde um capitão soviético Aleksandr Zuyev voou seu MiG-29 para Trabzon, Turquia, em 20 de Maio de 1989.[5]

Referências[editar | editar código-fonte]

  1. Mr. Mig: And the Real Story of the First Migs in America, Paul T. Entrekin Retrieved August 27, 2017
  2. Skaarup, Harold Canadian MiG Flights Retrieved August 27, 2017
  3. Rowe, Kenneth H. (No Kum-sok); Osterholm, J. Roger (1996). A MiG-15 to Freedom. [S.l.]: McFarland & Company Inc. ISBN 0-7864-0210-5. Consultado em September 22, 2013  Verifique data em: |acessodata= (ajuda)
  4. Mikoyan-Gurevich MiG-15bis National Museum of the U.S. Air Force Retrieved August 25, 2017
  5. MiG returned to Soviet Union, United Press International, May 21, 1989.

[[Categoria:Relações entre Japão e União Soviética]]