Usuário:FML/projetos/Larousse

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Para quem já participa: um atalho para a "lista dos artigos".

GRANDE  ENCICLOPÉDIA


Larousse

Cultural®



Projeto « Grande Enciclopédia Larousse Cultural »



Este é um projeto pessoal do usuário FML, mas todos estão convidados a participar. O projeto inicia em 5 de março de 2006 e não tem data para terminar.

Objetivos[editar | editar código-fonte]

  1. Qualidade - Fazer com que a Wikipédia não seja inferior em nenhum aspecto a uma enciclopédia tradicional e de confiança da sociedade; para tal, foi escolhida como base (ou guia) de consulta a Grande Enciclopédia Larousse Cultural, por ser uma enciclopédia popular e de confiança.
  2. Combate à violação de direitos autorais (VDA) - Analisar algumas entradas da Wikipédia e comparar com as da enciclopédia Larousse Cultural para verificar se o texto foi copiado (literalmente ou com a mesma estrutura linguística). Verificar também se as imagens ou tabelas não foram simplesmente digitalizadas para a Wikipédia.

Regras e recomendações[editar | editar código-fonte]

Por favor, leia-as com atenção antes de participar do projeto. As regras para esse projeto têm como base as políticas oficiais da Wikipédia lusófona.

  1. Consultar também outras fontes - Apesar do projeto estar centrado na Grande Enciclopédia Larousse Cultural é fundamental consultar outras fontes quando for expandir um artigo. Se não tiver em mãos (ou fácil acesso a) outra enciclopédia, não hesite em pesquisar o assunto no Google. Consultar outras fontes é fundamental para: 1. proteger ainda mais a propriedade intelectual da Larousse Cultural; 2. para evitar os mesmos erros dessa enciclopédia. Não esqueça que nenhuma enciclopédia é totalmente infalível e provavelmente esta também deve conter muitos erros. 3. complementar a ausência de informação — Obs.: se você não tem acesso à Larousse Cultural, você pode participar utilizando outra enciclopédia. A Larousse só foi escolhida como guia central.
  2. NÃO COPIAR ARTIGOS DESENVOLVIDOS DA «GRANDE ENCICLOPÉDIA LAROUSSE CULTURAL» PARA A «WIKIPÉDIA». Lembre-se que o conteúdo da Wikipédia é GFDL (GNU), ou, em outras palavras: livre e livre de qualquer impedimento para que a informação seja difundida. Portanto, não copie artigos desenvolvidos de fontes que estão protegidas por todos os direitos autorais, como é o caso da Grande Enciclopédia Larousse Cultural. — Lembre-se porém que o conhecimento humano em si é propriedade da humanidade, i. e., domínio público. O que pode ser registrado ou pode ser propriedade intelectual é apenas a estrutura linguística de um texto minimamente desenvolvido. Pode ser também propriedade intelectual uma imagem tal como ela é, desenho ou fotografia, ou mesmo uma cópia muito semelhante que mantém os mesmos elementos estruturais.
    1. O que pode:
      1. Títulos - aproveitar os títulos dos artigos (mas formatado para o padrão da Wikipédia).
      2. Transcrever frases muito simples. Se o artigo contém apenas uma frase muito simples, que não é minimamente desenvolvida, o texto pode ser transcrito. Nesse caso há a impossibilidade técnica de se apoderar de um pequeno conjunto de palavras, como por exemplo: "Idaho Springs é uma pequena cidade do Colorado. [fim do artigo]" ou "Fulano foi um famoso pintor da Grécia. [fim do artigo]" — Apesar disso, recomenda-se fortemente que, sempre que possível utilizar o recurso de interpretação descrito no item seguinte. Não esquecer de marcar como {{mínimo}} os artigos nessas condições. Perceba também que, se o artigo possui um conjunto de frases muito simples, essas não podem ser copiadas "separadamente", porque juntas formam uma estrutura minimamente desenvolvida.
      3. Não copie: interprete e reescreva! Quando o artigo possui um texto minimamente desenvolvido, com várias linhas ou vários parágrafos, a tentação de copiar é grande, mas não faça isso porque estará colocando em risco o propósito base da Wikipédia de ser livre. Também não seja "espertinho" e não copie o texto trocando algumas palavras por sinônimos ou trocando parágrafos de lugar, isso também é cópia. Ao invés disso, leia o texto com muita atenção (e releia quantas vezes for necessário) interpretando o assunto; feche a enciclopédia e reescreva na Wikipédia com suas próprias palavras. Depois, abra novamente o artigo e arrume os dados muito específicos (como datas, constantes ou nomes). Não tenha medo em criar uma estrutura textual ou errar um pouco na interpretação; a Wikipédia recomenda que você seja ousado e arrisque! Não se esqueça que depois outros poderão corrigi-lo ou modificar seu texto. — Se o texto que você reescreveu ficar muito semelhante ao original, tente reescrever novamente até que se torne original o suficiente.
      4. Tabelas ou listas - no caso de tabelas de referência ou listas é permitido copiar a informação, mas tome cuidado para não usar as mesmas cores e fontes da tabela original. Dicas: Também, sempre que possível, acrescente ou suprima algumas linhas ou colunas para que a estrutura não fique idêntica à original. Mude também o critério de ordenação das informações, se isso for possível sem dificultar a leitura. Troque também algumas linhas ou colunas de ordem, caso não esteja ordenado por nenhum critério. Esses detalhes ajudam a manter a originalidade da Wikipédia e a evitar possíveis problemas com direitos autorais. — Caso a tabela ou lista contenha algum texto minimamente desenvolvido, esse não pode ser copiado.
    2. O que não pode:
      1. Traduções linha-por-linha de enciclopédias em outra língua não são bem-vindas.
      2. Não pode copiar literalmente um artigo com um texto minimamente desenvolvido.
      3. Não pode copiar um artigo apenas trocando algumas palavras por sinônimos, trocando a ordem das palavras ou a ordem dos parágrafos.
      4. Não pode digitalizar (escanear ou tirar fotos chapadas de) imagens, tabelas ou texto da enciclopédia.
  3. Citar a fonte - Por uma questão de respeito e ética à pesquisa feita pela enciclopédia, sempre que consultar a Grande Enciclopédia Larousse Cultural ou qualquer outra enciclopédia ou fonte alheia para desenvolver um artigo, citar a fonte numa seção "Bibliografia" ou "Fonte" no estilo indicado no Livro de Estilo da Wikipédia lusófona. Não esquecer de indicar o número da página e também a edição da enciclopédia usada. — Não é necessário citar todos os consultores porque eles já estão citados no próprio artigo dessa enciclopédia.
  4. Combate ao VDA - Ajude a combater a violação dos direitos autorais. Ao entrar em artigos já desenvolvidos, dê uma olhada na Grande Enciclopédia Larousse Cultural para verificar se algum conteúdo não foi copiado. Se constatar a violação, marque com a predefinição {{VDA}} e indique a página e edição da enciclopédia de onde o conteúdo foi copiado.

Passos[editar | editar código-fonte]

  1. 100% Desenvolver o artigo Grande Enciclopédia Larousse Cultural citando todos os consultores técnicos envolvidos no projeto dessa enciclopédia.
  2. 1% Fase zero - Listar a maioria dos mais de 120 mil verbetes em "Lista dos artigos".
  3. 0% Primeira fase - Desenvolver mínimo ou esboço de artigo por artigo ou criar possíveis redirecionamentos. Caso o artigo já exista, marcar com um ícone se está melhor, pior ou semelhante à Larousse.
  4. 0% Segunda fase - Expandir e desenvolver artigo por artigo, riscando-o finalmente da lista.

Em paralelo[editar | editar código-fonte]

Lembretes[editar | editar código-fonte]

  • Categorizar como artigo que consta na Larousse.

Útil[editar | editar código-fonte]

Envolvidos[editar | editar código-fonte]

Aqui está uma lista dos usuários interessados neste projeto e que poderão eventualmente participar de alguma forma, direta ou indiretamente.

Líder[editar | editar código-fonte]

O objetivo do líder é organizar o projeto e dividir as tarefas, baseado no apoio e sugestão da comunidade toda.

Interessados[editar | editar código-fonte]

Os interessados poderão seguir os passos naturalmente ou desenvolver alguma coisa da seção "Em paralelo".

Este usuário participa do Projeto Larousse Cultural.



Assinatura dos interessados[editar | editar código-fonte]

  • Lipe oi? 05:42, 5 Março 2006 (UTC)
  • Glum paz responder 05:47, 5 Março 2006 (UTC) -- achei interessante
  • Joildo Santos 08:07, 5 Março 2006 (UTC) -- tô dentro
  • Martiniano Hilário 11:24, 6 Março 2006 (UTC)
  • jic recado 23:09, 6 Março 2006 (UTC) - estou fazendo mais ou menos o mesmo no wikicionário, mas não posso me envolver muito, pq nem do Portal:Astronomia tenho dado a devida atenção Hein?
  • Vitor 3000 23:22, 28 Março 2006 (UTC) - Achei interessante a idéia. Não sei se vou ser ativo aqui, mas pelo menos tentarei manter esse padrão em qualquer artigo que eu criar ou ver
  • Fábio Soldá 13:33, 5 Abril 2006 (UTC) - Gostei do projeto.
  • Al Lemos 20:17, 5 Maio 2006 (UTC)-Estamos aí! Vou dar uma olhada na lista e começar a trabalhar :)
    • Tristeza poxa. Lipe FML_ 17:26, 26 Outubro 2006 (UTC)
  • ( - P1LH4 + ) pois não?! 01:25, 14 Outubro 2006 (UTC) Vamos à luta!
  1. Luansfl (discussão) 15h55min de 19 de Dezembro de 2008 (UTC)

Outros projectos Lista de Wikiprojetos

 

Guia Guia de Wikiprojetos

 

Conselho Conselho de Wikiprojetos

 

Recarregar Recarregar o conteúdo