Usuário:Fabiojrsouza/Testes

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Carpenters foi uma dupla vocal e instrumental americana composta pelos irmãos Karen (1950–1983) e Richard Carpenter (nascido em 1946). Eles produziram um estilo musical suave, e bem distinto, combinando os vocais de de Karen com as habilidades de harmonização, arranjo e composição de Richard. Durante sua carreira de 14 anos, os Carpenters gravaram dez álbuns, bem como muitos singles e vários especiais de televisão.

Os irmãos nasceram em New Haven, Connecticut, e se mudaram para Downey, Califórnia, em 1963. Richard teve aulas de piano quando criança, progredindo para a Universidade do Estado da Califórnia, em Long Beach, enquanto Karen aprendia bateria. Apresentaram-se pela primeira vez como uma dupla em 1965 e formaram o Richard Carpenter Trio, orientado para o jazz, seguido pelo grupo middle of the road Spectrum. Assinando como Carpenters para a A&M Records em 1969, eles alcançaram grande sucesso no ano seguinte com os singles de sucesso "(They Long to Be) Close to You" e "We've Only Just Begun". A marca de pop melódico da dupla produziu uma série recorde de gravações de sucesso nas paradas americanas Top 40 e Adult Contemporary. Eles se tornaram os mais vendidos nos gêneros de soft rock, easy listening e música contemporânea adulta. Três de seus singles alcançaram a primeira posição e cinco singles a segunda na Billboard Hot 100 e 15 sucessos número um na parada Adult Contemporary, além de 12 singles no top 10.

A dupla fez turnês continuamente durante a década de 1970, o que os colocou sob tensão crescente. Richard tirou um ano de folga em 1979, depois de se tornar viciado em Quaalude, enquanto Karen sofria de anorexia nervosa. A carreira conjunta terminou em 1983, quando Karen morreu de insuficiência cardíaca causada por complicações da anorexia. A extensa cobertura do noticiário em torno dessas circunstâncias aumentou a conscientização pública sobre os distúrbios alimentares. Sua música continua a atrair aclamação da crítica e sucesso comercial. Os Carpenters venderam mais de 100 milhões de discos em todo o mundo, tornando-os um dos artistas musicais mais vendidos de todos os tempos.

Notas

Referências