Usuário:Lucio Luiz

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Sou jornalista e pesquisador acadêmico. Colaboro com a Wikipédia lusófona desde 2005. Atualmente, meu foco principal (embora não exclusivo) são os artigos ligados aos temas de quadrinhos e literatura.

Minhas "tarefas wikipédicas" atuais[editar | editar código-fonte]

Organização dos artigos de premiações brasileiras ligadas a quadrinhos e/ou literatura:

Artigo Edições História Categorias Links vermelhos
Prêmio Angelo Agostini
Sim (até 2022)
Sim
Sim
Não (2002 →)
Troféu HQ Mix
Não (1990 →)
Não
Não
Não (1990 →)
Prêmio Jabuti
Não
Não
Não
Não
Prêmio APCA de Literatura
Não
Não
Não

Declaração de interesses[editar | editar código-fonte]

Línguas do usuário
pt-N Este utilizador tem como língua materna o português.
en-3 This user has advanced knowledge of English.
es-3 Este usuario tiene un conocimiento avanzado del español.
fr-1 Cet utilisateur dispose de connaissances de base en français.
Utilizadores por língua

Para evitar eventuais mal entendidos (embora nunca tenha acontecido até hoje, mas nunca se sabe), gostaria de esclarecer que eu conheço um grande número de pessoas ligadas à cena brasileira dos quadrinhos porque, sendo eu também quadrinista, participo de eventos, listas, grupos etc. ligados à nona arte. Como a "comunidade" brasileira dos quadrinhos é muito unida, é normal todo mundo conversar e se conhecer, em maior ou menor grau de proximidade, nos eventos e redes sociais.

Dito isso, reforço que edito a Wikipédia desde 2005 (bem antes de começar a atuar como quadrinista) e nesses quase 20 anos tive poucos artigos eliminados (sendo que a maioria nesse caso foram artigos de quando eu começava a aprender a usar a Wikipédia) e nenhum problema sério enquanto editor.

Naturalmente, eu evito criar ou editar artigos de assuntos que eu seja extremamente próximo. E, mesmo os artigos que crio ou edito sobre pessoas que eu conheço (entendendo por "conhecer" desde pessoas às quais no máximo digo "oi" em um evento até pessoas um pouco mais próximas), são todos dentro do princípio da imparcialidade e com total verificabilidade (tomo cuidado extra com isso exatamente para não dar margem a acusações infundadas).

Contudo, o principal motivo de eu estar escrevendo esta "declaração de interesses" é que, no início de 2022, fui convidado para fazer parte da comissão organizadora do Prêmio Angelo Agostini, uma atividade totalmente voluntária e que não envolve nenhum tipo de pagamento. Como eu edito regularmente esse artigo (que, por sinal, criei em 2005, muito antes de sequer pensar em trabalhar com quadrinhos), achei que seria correto informar.

Eu edito não só esse, mas também vários outros artigos de premiações de quadrinhos e de literatura, portanto me sinto confortável de seguir fazendo as atualizações relacionadas a esse prêmio como sempre fiz em todos esses anos. Só estou mesmo escrevendo isso tudo aqui para que ninguém venha eventualmente falar que eu "escondi" esse fato, já que, afinal, não há nada para se "esconder".