Usuário:Netmendo/Testes

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

O Instituto da Democracia Portuguesa (IDP) é uma instituição fundada em 9 de Agosto de 2007, por um conjunto de personalidades que realizaram o livro "O Erro da Ota" e que se afirma como organização da sociedade civil que congrega pessoas independentes e pessoas com filiação em partidos de todo o espectro político. Visa aprofundar a democracia em Portugal tendo como premissa principal que "Portugal é e deverá sempre ser um Estado independente".

O lema do Instituto é "Pensamento Independente" e "Pelo Bem Comum". Tem cerca de quatro centenas de associados, entre os quais um grande número de quadros superiores e uma percentagem significativa de mulheres e de jovens, sendo presidente de honra D. Duarte de Bragança, presidente da Assembleia Geral Rui Moreira , Presidente do Conselho de Curadores Fernando Nobre e Presidente da Direcção Mendo Castro Henriques.

O Instituto tem como principais linhas da actuação:

  • O desenvolvimento sustentado do território mediante a coesão das 28 comunidades regionais (as designadas NUTS III) e das 2 regiões autónomas;
  • A promoção de formas de cidadania participativa, recorrendo aos instrumentos da internet;
  • O debate ibérico destina-se a relevar como Portugal só tem vantagens em ser independente na península;
  • A segurança humana, cada vez mais prementes num mundo em que globalização já ofereceu tudo o que tinha para oferecer;
  • Os afectos e os interesses e as políticas comuns da Lusofonia;

O IDP promove eventos vários, contribuindo para que a sociedade civil tenha uma voz audível na resolução das grandes questões nacionais. Tem realizado encontros nas regiões de Grande Lisboa, Grande Porto, Cova da Beira, Trás Os Montes, Oeste, Médio Tejo, Algarve e Açores.

O Instituto tem um site na web no qual disponibiliza informações gerais da sua actividade, contactos, notícias, acções em curso e ainda ferramentas de interacção com os associados e público em geral. Sustenta um programa de Rádio Perguntas Proibidas. Em Julho de 2009, iniciou [http://constituicao.wikispaces.com/ o projecto Constituição 2.0 para a criação de uma Constituição interactiva, com as ferramentas wiki e com um blogue

Fontes[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Sítio da rede do Instituto da Democracia Portuguesa

Este artigo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o. Editor: considere marcar com um esboço mais específico.


Categoria:Institutos de investigação em Portugal Categoria:Política de Portugal Categoria:Pesquisa e desenvolvimento