Saltar para o conteúdo

Usuário:Pedro M. F. Machado/Glubbdubdrib

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Glubbdubdrib (Glubdubdrib ou Glubbdubdribb em algumas edições) é uma ilha fictícia habitada por feiticeiros e mágicos, sendo, assim, um dos países imaginários visitados por Lemuel Gulliver na sátira As Viagens de Gulliver do autor anglo-irlandês Jonathan Swift.

Localização[editar | editar código-fonte]

A localização de Glubbdubdrib é ilustrada no mapa do início da Parte III d`As Viagens de Gulliver ("Gulliver`s Travels" em inglês). O mapa mostra Glubbdubdrib a sudoeste do porto de Maldonada, na costa sudoeste de Luggnagg, contudo o texto indica que a ilha fica a sudoeste de Balnibarbi e Maldonada é um porto daquela terra.

Descrição[editar | editar código-fonte]

Glubbdubdrib tem cerca de um terço do tamanho da Ilha de Wight.

Os habitantes de Glubbdubdrib podem usar magia, e a maior parte de sua tecnologia é utilizada através de meios mágicos. O mais velho em sucessão é o príncipe ou governador da ilha. Ele tem um palácio "nobre" e um parque de cerca de três mil acres, cercado por uma parede de pedra lavrada de vinte pés de altura.

Ao visitar Glubbdubdrib, Gulliver teve a oportunidade, graças ao poder de seus necromantes, de falar com Bruto (da Roma Antiga), a quem Gulliver admirava grandemente, entre muitas outras personagens históricas famosas, incluindo Sócrates . Muitas ideias de historiadores foram corrigidas dessa maneira. Gulliver passa cinco dias fazendo isso, depois três dias olhando para alguns dos mortos "modernos", tentando encontrar a maior figura nos últimos 200 ou 300 anos em seu país e na Europa. Gulliver tem uma nova visão de historiadores e heróis, alegando que "eu estava principalmente enojado com a História moderna".

Referências[editar | editar código-fonte]