As Viagens de Gulliver

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Disambig grey.svg Nota: Para outros significados, veja As Viagens de Gulliver (desambiguação).
Gulliver's Travels
Travels into Several Remote Nations of the World. In Four Parts. By Lemuel Gulliver, First a Surgeon, and then a Captain of Several Ships
Primeira edição de Viagens de Gulliver
Autor (es) Jonathan Swift
Idioma Inglês
Género Sátira, Fantasia
Editora Benjamin Motte
Lançamento 1726

Gulliver's Travels (1726, alterado em 1735), oficialmente Travels into Several Remote Nations of the World. In Four Parts. By Lemuel Gulliver, First a Surgeon, and then a Captain of Several Ships e traduzido para o português como As Viagens de Gulliver, é um romance satírico do escritor irlandês Jonathan Swift. É o trabalho mais conhecido de Swift, e também um clássico da literatura inglesa.

Lilliput é uma ilha fictícia do romance As Viagens de Gulliver, de Jonathan Swift.[1] Swift apresentou-a como parte de um arquipélago com Blefuscu, algures no Oceano Índico. O livro também relata que as duas ilhas são inimigas.[1]

Nessa ilha a personagem principal deparou-se com a população de pessoas minúsculas (com menos de seis polegadas de altura, cerca de 15 centímetros),[1] chamadas lilliputeanos, que o tomaram por gigante.

Blefuscu e Liliput são sátiras, respectivamente, da França e Inglaterra no começo do século XVIII.[1] Enquanto que o povo de Liliput agiu de forma traiçoeira contra Gulliver, o povo de Blefescu foi honesto e direto, mostrando a má vontade de Swift em relação a seus conterrâneos.

Adaptações[editar | editar código-fonte]

Música[editar | editar código-fonte]

  • O compositor alemão Georg Philipp Telemann fez uma suíte n º Violinos, um "Gulliver Suite." Os Cinco Primeiros Movimentos São "Intrada", "Chaconne da liliputianos", "Gigue da Brobdingnagians", "Daydreams da Laputians e flappers que lhes estão associadas", e "Loure dos Houyhnhnms bem-educados e dança selvagem do indomável Yahoos . "Telemann compos ESSE suíte in 1728, apenas do Dois Anos apos uma Publicação do Livro. Recentemente, Uma version Eclética dessa suíte FOI Composta e gravada (2008) Pelo músico e Produtor italiano Andrea Ascolini
  • Uma das banda de funk popular No More Reis 'canções mais populares, "Leaving Lilliput", é uma releitura da primeira viagem de Gulliver.
  • Na 'Sereno, um álbum da cantora pop espanhol Miguel Bosé, ele tem uma música em referência a Gulliver intitulado' Gullever.
  • Banda britânica Psychedelic Folk A Banda Lua Amarela 's estréia (2009) álbum foi intitulado " viaja para várias nações remotas do mundo" em um referência ao livro de Swift eo mix abrangente e eclética de sons e influências no álbum. A banda do guitarrista Rudhy Carroll também comentou que ele vivia em uma casa chamada "Lilliput", quando ele era criança.

Filme, Televisão e Rádio[editar | editar código-fonte]

Gulliver's Travels foi adpatado várias vezes para filmes, televisão e rádio:

  • Gulliver's Travels (1992): Série de televisão animada.
  • Albhutha Dweepu (2005): Um filme malasiano baseado nas viagens de Gulliver, estrelando Prithviraj and Mallika Kapoor.

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Outros projetos Wikimedia também contêm material sobre este tema:
Wikisource Textos originais no Wikisource
Commons Imagens e media no Commons

Texto online[editar | editar código-fonte]

Filmes[editar | editar código-fonte]