Usuário:Rafatauil/Testes

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.


Mario Borgonovi
Rafatauil/Testes
Nome completo Mario Borgonovi
Nascimento 27 de novembro de 1913
Campinas, SP
Morte 20 de maio de 2019 (105 anos)
Nacionalidade brasileiro
Ocupação engenheiro agrônomo

Mario Borgonovi (Campinas, 29 de novembro de 1913) foi um engenheiro agrônomo brasileiro responsável por trabalhos de reflorestamento nos Estados de Minas Gerais e Espírito Santo[1] como diretor da Companhia Vale do Rio Doce.

Estudo[editar | editar código-fonte]

Formou-se em Engenharia Agronômica na Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz”, da Universidade de São Paulo (USP), em 1940.

Graduou-se em Planejamento Agrícola pela Clemson College University – USA e fez estágio no Soil Conservation Service, em 1946.

Foi agraciado com o distintivo de ouro pela Secretaria de Agricultura do Estado de São Paulo como um dos especialistas pioneiros nos serviços de Conservação do Solo.

Trabalhou na Casa da Lavoura de São João da Boa Vista SP e supervisionava as fazendas de café naquele município no período de 1940 até sua aprovação como funcionário efetivo do Instituto Agronômico de Campinas SP em 1950 onde desenvolveu seu trabalho de pesquisador científico.

Em 1966, por solicitação do então ministro Antonio dias Leite, foi emprestado do Governo do Estado de São Paulo ao Ministério das minas e Energia e transferiu-se para o Rio de Janeiro onde exerceu o cargo de diretor da Companhia Vale do Rio Doce responsável pelos trabalhos de reflorestamento nos Estados de Minas Gerais e Espírito Santo.

Fundou duas empresas subsidiárias da Vale: A DOCEMADE e FLORESTAS RIO DOCE S/A[2]

Referências