Usuário(a) Discussão:Tiago Vasconcelos/Histórico/1

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Bem-vindo(a) à Wikipédia, Tiago Vasconcelos/Histórico/1. A Wikipédia existe desde janeiro de 2001. Desde então, e após várias discussões, foram sendo estabelecidos princípios que devem guiar o proje(c)to. O que se segue é uma compilação não exaustiva da filosofia da wikipédia. Por favor, reserve alguns minutos do seu tempo para a leitura dos textos de apoio antes de começar sua colaboração, que esperamos frutuosa, na Wikipédia.

Outras páginas que não dispensam a sua leitura, apesar de serem acessíveis por outros caminhos:


If you have trouble understanding Portuguese, please consider using Wikipedia:Babel (available in many other languages) so we are aware of your difficulties.

ATENÇÃO: Para deixar uma mensagem a um usuário é necessário escrever na página de discussão dele, caso contrário o destinatário não será notificado do seu envio com <<Você tem novas mensagens>> e é muito provável que ele não lhe responda. No final da mensagem adicione quatro tis (~~~~) a título de assinatura, para que o usuário saiba quem é o remetente.

Boa estadia e bom trabalho. Mschlindwein msg 21:16, 14 Fevereiro 2006 (UTC)

Livro de Estilo[editar código-fonte]

Antes de começar a contribuir, peço a gentileza que leia o Livro de Estilo e principalmente Livro de estilo para biografias. Obrigado, Dantadd 11:05, 22 Fevereiro 2006 (UTC)

Em nenhum momento mudei do português europeu para o brasileiro! Leia o livro de estilo antes de fazer besteiras como anda fazendo! Dizer que o livro é extenso não o exime de conhecê-lo e saiba também que qualquer artigo na Wikipédia é passível de edição por qualquer outra pessoa. Se seus artigos estiverem mal escritos ou desrespeitando padrões será mudado. Dantadd 16:31, 22 Fevereiro 2006 (UTC)

Feodósia localiza-se na Ucrânia, na Crimeia, onde sempre esteve. E a cadeia montanhosa chama-se Cáucaso e não Cáucasus. Não esqueça de assinar suas intervenções nas páginas de discussões com quatro ~ (~~~~). Abraços, Dantadd 21:11, 22 Fevereiro 2006 (UTC)

Sakıp Sabancı[editar código-fonte]

Tiago, Sakıp Sabancı é o nome do empresário turco. Note que a letra "i" não tem pingo: "ı". Em turco este é o nome e deve ser respeitado. Não crie links para quadros como fez em [[Guernica]] ou [[Les demoiselles d'Avignon]]. Por quê? Porque não existe um artigo específico para cada um dos quadros. A não ser que você deseje criá-los com informações mínimas. Dantadd 21:30, 24 Fevereiro 2006 (UTC)

Ligações internas[editar código-fonte]

Tiago, não esqueças de usar as ligações externas como [[pintura|pintor]] e [[surrealismo|surrealista]]. Desta forma, cria-se um link para pintura e surrealismo. Tome também MUITO cuidado e tenha cautela com adjetivos exagerados, como excelso ou proeminente, que devem ser evitados numa enciclopédia. Concordo com a importância de muitas personalidades, museus ou pinturas, mas "excelsa colecção" é uma expressão própria de um folheto turístico e não de uma enciclopédia. Espero que não te incomodes com esta crítica. --Dantadd 17:36, 26 Fevereiro 2006 (UTC)

Raimundo de Madrazo y Garreta[editar código-fonte]

Raimundo de Madrazo nunca se naturalizou espanhol, porque nasceu espanhol. Se seu filho nascer na Itália ele será português e não italiano, portanto, não poderá se naturalizar português. Com Raimundo de Madrazo ocorre o mesmo, nasceu em Roma mas nunca foi de nacionalidade italiana, tendo desde o nascimento sido espanhol. Isto vale para Italo Calvino ou para o Rei Juan Carlos I da Espanha. Outro ponto: não se põe uma ligação interna dentro de um artigo que leve ao próprio artigo, portanto num artigo sobre Raimundo de Madrazo y Garreta jamais se deve colocar [[Raimundo de Madrazo y Garreta]]. Um abraço, --Dantadd 17:42, 26 Fevereiro 2006 (UTC)

Osman Hamdi Bey[editar código-fonte]

Outra coisa: reclamaste que eu não respeitava a grafia portuguesa, o que não creio ser verdade. Em Osman Hamdi Bey, consegui encontrar a data de morte dela e a coloquei, usando fevereiro em letras minúsculas que é o padrão no Brasil. Gostaria que assim fosse mantido. Eu respeito os "Fevereiros" já escritos, tu respeitas os "fevereiros" já escritos! Abraço, --Dantadd 18:17, 26 Fevereiro 2006 (UTC)

Isto não me ofende, de maneira nenhuma. Todavia, os meses no Brasil escrevem-se com letra minúscula. Bom, não te esqueças também de quando escrever uma mensagem em páginas de discussão de assinar com quatro "~", assim ~~~~. Aí automaticamente sai a tua assinatura, abraço --Dantadd 19:58, 26 Fevereiro 2006 (UTC)

Tiago, você já foi avisado. Não mude "arquiteto" para "arquitecto" ou "atual" para "actual" como fez em El Greco. Também de nada adianta criar um link interno para o nome original do pintor ([[Domenikos Theotokópoulos]]), pois não será feito um novo artigo para este outro nome, entende isto? Vou reverter suas mudanças e inclua o que achar pertinentes, mas sem alterara para a grafia portuguesa e sem alterar a ordem dos dados biográficos iniciais. --Dantadd 17:46, 2 Março 2006 (UTC)

Tiago, não questionei todas as suas mudanças, só existe uma convenção na Wikipédia de não alterar a grafia do port. europeu para o port. brasileiro ou vice-versa. Muitas vezes me coçam os dedos para transformar "Janeiro" em "janeiro", porque me dói ver meses escritos em letras maiúsculas, mas devo respeitas. Também concordo que é ruim misturar as grafias num mesmo texto, mas assim deve ser. Quanto às outras mudanças, não há problemas. E mais uma vez:
  • não te esqueças também de quando escrever uma mensagem em páginas de discussão de assinar com quatro "~", assim ~~~~. Aí automaticamente sai a tua assinatura, abraço --Dantadd 19:22, 3 Março 2006 (UTC)--Dantadd 19:58, 26 Fevereiro 2006 (UTC)
Se você escrever 4 tis (~) seguidos, você automaticamente assina sua mensagem, ficando mais fácil para quem recebe a mensagem responder, pois se cria uma ligação interna para sua página. Basta terminar uma frase e escrever ~~~~. Aí aparece: Dantadd 20:36, 3 Março 2006 (UTC) (em vez de Dantadd, aparecerá para você Tiago Nóbrega.......)



Faltou inserir Categoria em Chipinge

Agradecemos por contribuir para a Wikipédia. O artigo Chipinge, criado ou editado por si, não foi categorizado. Por favor, dedique alguns minutos à leitura da documentação. A categorização dos artigos facilita o cruzamento de informação e o encontro do leitor com artigos relacionados.

Consulte o Tutorial da Wikipédia para mais informações e navegue pela estrutura de categorias através da raiz da árvore de categorias. Uma leitura atenta do tutorial proporcionará colaborações com mais qualidade na WikiPT e mais segurança nos procedimentos de nomenclatura de artigos, colocar interlinks, interwikis e categorizar artigos.

Boas contribuições.

Ruela 20:59, 4 Março 2006 (UTC)

recalcitrante[editar código-fonte]

Tiago, eu disse que você é recalcitrante porque já trocamos mensagens sobre como padronizar os artigos e muitas vezes você simplesmente esquece. Veja:

  1. dados biográficos: (Lisboa, 25 de março de 1900Aveiro, 12 de março de 1980). Não coloque "n." ou "f.", o lugar vem antes da data e não depois. Sempre fazer link interno para a data e o ano.
  2. Você deve escrever: [[pintura|pintor]] e não [[pintor]], [[escultura|escultor]] e não [[escultor]]. Isto vale para qualquer profissão. Sempre verifique o link interno que fez, muitas vezes dá vermelho mas o artigo existe sob um outro nome.
  3. Na categoria sempre insira [[Categoria:Pintores de...]] e não apenas [[Categoria:Pintores]]. Ademais, categorize sempre pelo apelido: [[Categoria:Pintores da Bélgica|Coecke]]

Enfim...é isto. Para evitar que depois se tenha que ir fazendo ajustes em todos os artigos. --Dantadd 20:57, 11 Março 2006 (UTC)

Caro Tiago, ao criares artigos de raiz (como fizeste com Paolo Veronèse) não te esqueças de procurar se a mesma entrada já existe nalguma outra wikipédia (mormente a de língua inglesa), e incluir os respectivos interwikis. Já agora, em caso de artigos respeitantes a artistas plásticos, podes também procurar no acervo do Commons se existe alguma categoria com imagens respeitantes a esse mesmo artista (em muitos casos haverá), e colocar a respectiva ligação na página. A título de exemplo, vê como ficou agora o artigo do Veronèse. Obrigado e boas contribuições --Andreas Herzog 20:50, 14 Março 2006 (UTC)

Salvamento sucessivo em "Francisco de Zurbarán"

Caro utilizador, notamos que está trabalhando no artigo Francisco de Zurbarán. Entretanto, observe que o sistema oferece a opção de mostrar uma previsão do texto que acabou de escrever, antes de gravá-lo.

Ao lado do botão Salvar página existe o botão Mostrar previsão, que serve justamente para que não seja necessário salvar repetidas vezes um mesmo artigo. Utilize o botão Mostrar previsão tantas vezes quantas forem necessárias e procure salvar a página apenas quando as alterações já forem significativas ou o trabalho estiver concluído.

Este nosso pedido é motivado pelo fato de que, a cada clique em Salvar Página, o sistema salva todo o conteúdo, preservando cada uma das edições salvas para efeito da história da composição do artigo e consumindo assim um espaço desnecessário nos servidores da Wikipédia.

Agradecemos a colaboração, boas contribuições.

Não só nesse artigo notei que salvou a página várias vezes, como em outros.. Mas isso é normal no começo.. Suas contribuições estão interessantes ;) Abraços.. Gabriel:ahn? 16:23, 17 Março 2006 (UTC)

Salvamento sucessivo em "Eduardo Rosales"

Caro utilizador, notamos que está trabalhando no artigo Eduardo Rosales. Entretanto, observe que o sistema oferece a opção de mostrar uma previsão do texto que acabou de escrever, antes de gravá-lo.

Ao lado do botão Salvar página existe o botão Mostrar previsão, que serve justamente para que não seja necessário salvar repetidas vezes um mesmo artigo. Utilize o botão Mostrar previsão tantas vezes quantas forem necessárias e procure salvar a página apenas quando as alterações já forem significativas ou o trabalho estiver concluído.

Este nosso pedido é motivado pelo fato de que, a cada clique em Salvar Página, o sistema salva todo o conteúdo, preservando cada uma das edições salvas para efeito da história da composição do artigo e consumindo assim um espaço desnecessário nos servidores da Wikipédia.

Agradecemos a colaboração, boas contribuições.

-- Slade 20:57, 20 Março 2006 (UTC)

Hello! I invite you to my site with word "sugar" in more than 300 languages (http://www.zucker.prv.pl). If you want, please register me to my guestbook (http://ksiegi.emix.net.pl/wpisz.php?user=zucker&lang=po). Have you word "sugar" in language, which is not available on my site? Please write me it! It`s very important for me! Thank you very much! Obrigado! Vector (talk)

Retirei o texto que adicionou ao artigo 18 de Maio, sobre a inauguração do Museu Nacional de Arte Antiga. O enorme texto deve ser colocado direto no Museu e não em 18 de Maio. --OS2Warp msg 23:09, 27 Julho 2006 (UTC)

Olá Tiago boa tarde. Por favor, releia a primeira frase do artigo conde de Agarez: creio que há um lapso na data... Muriel 12:39, 13 Setembro 2006 (UTC)

Olá Tiago, tirei aquela história dos helicópteros da Serra Leoa, porque não se pode considerar um evento histórico e movi o campeonato dos amputados para os eventos desportivos. Vi algumas das páginas que criaste e acho que estás a fazer um bom trabalho. Bom domingo! --Rui Silva 08:30, 18 Fevereiro 2007 (UTC)

Categoria Grandes mulheres[editar código-fonte]

Tiago, a categoria foi proposta para eliminação. Peço, portanto, que não a insira em artigos até o veredicto final da votação. Obrigado, Dantadd 01:05, 11 Março 2007 (UTC)


Quanto à imagem Imagem:Canção, a Tora vermelha.jpg


Por favor, indique sempre a origem e o copyright das imagens que carregar para a Wikipédia.
Não indicou estes dados de forma completa na Imagem:Canção, a Tora vermelha.jpg. Peço que também verifique todas as imagens que carregou para ver se alguma delas se encontra sem estes dados essenciais. Se não for indicada esta informação na página da imagem ela será futuramente eliminada da Wikipédia.

Para mais informações acerca do uso de imagens na Wikipédia em língua portuguesa consulte Política de imagens, FAQ:Direitos Autorais e Como usar imagens.

Notas importantes
  1. A Wikipédia em língua portuguesa só aceita imagens cedidas para qualquer fim, sem restrição de uso, mesmo comercial. Assim, imagens "de divulgação" não são aceitas, pois têm restrições de uso.
  2. Se não for o(a) autor(a) da imagem, certifique-se que a imagem respeita a regra 1 acima antes de carregá-la para a Wikipédia.
  3. O fato de uma imagem estar disponível em sites na Internet não significa de maneira alguma que a imagem respeite a regra 1 acima! Diversos sites na Internet possuem imagens sem informação de licença ou de direitos autorais. Por favor, não carregue tais imagens para a Wikipédia, pois elas serão eliminadas.
  4. A Wikipédia em língua portuguesa não aceita imagens sob fair use. Por favor, não carregue imagens sob esta licença, mesmo que a imagem esteja presente em uma ou mais Wikipédias em língua estrangeira. Essa licença tem restrições de uso, por isso não respeita a regra 1.

Para uma lista de predefinições/logos existentes para marcar imagens, consulte Predefinições de copyright e direitos autorais.

Desde Novembro de 2006 só é possível fazer novos uploads no Commons, um repositório global para os projectos da Wikimedia, a fim de torná-las acessíveis a partir de qualquer projecto-irmão da Wikipédia. Este procedimento foi feito para evitar sobrecarregar servidores da Wikimedia. Também, antes de carregar alguma imagem, verifique se uma imagem equivalente já não está disponível no Commons. Para saber mais sobre como carregar no Commons, veja Ajuda:Como carregar ficheiros no Commons e Commons:Primeiros passos.

Obrigado e boas contribuições! Thiago R Ramos disc 22:14, 22 Março 2007 (UTC)


Quanto à imagem Imagem:Qi Baishi1.jpg


Por favor, indique sempre a origem e o copyright das imagens que carregar para a Wikipédia.
Não indicou estes dados de forma completa na Imagem:Qi Baishi1.jpg. Peço que também verifique todas as imagens que carregou para ver se alguma delas se encontra sem estes dados essenciais. Se não for indicada esta informação na página da imagem ela será futuramente eliminada da Wikipédia.

Para mais informações acerca do uso de imagens na Wikipédia em língua portuguesa consulte Política de imagens, FAQ:Direitos Autorais e Como usar imagens.

Notas importantes
  1. A Wikipédia em língua portuguesa só aceita imagens cedidas para qualquer fim, sem restrição de uso, mesmo comercial. Assim, imagens "de divulgação" não são aceitas, pois têm restrições de uso.
  2. Se não for o(a) autor(a) da imagem, certifique-se que a imagem respeita a regra 1 acima antes de carregá-la para a Wikipédia.
  3. O fato de uma imagem estar disponível em sites na Internet não significa de maneira alguma que a imagem respeite a regra 1 acima! Diversos sites na Internet possuem imagens sem informação de licença ou de direitos autorais. Por favor, não carregue tais imagens para a Wikipédia, pois elas serão eliminadas.
  4. A Wikipédia em língua portuguesa não aceita imagens sob fair use. Por favor, não carregue imagens sob esta licença, mesmo que a imagem esteja presente em uma ou mais Wikipédias em língua estrangeira. Essa licença tem restrições de uso, por isso não respeita a regra 1.

Para uma lista de predefinições/logos existentes para marcar imagens, consulte Predefinições de copyright e direitos autorais.

Desde Novembro de 2006 só é possível fazer novos uploads no Commons, um repositório global para os projectos da Wikimedia, a fim de torná-las acessíveis a partir de qualquer projecto-irmão da Wikipédia. Este procedimento foi feito para evitar sobrecarregar servidores da Wikimedia. Também, antes de carregar alguma imagem, verifique se uma imagem equivalente já não está disponível no Commons. Para saber mais sobre como carregar no Commons, veja Ajuda:Como carregar ficheiros no Commons e Commons:Primeiros passos.

Obrigado e boas contribuições! Thiago R Ramos disc 22:15, 22 Março 2007 (UTC)


Quanto à imagem Imagem:Paço dos Távoras.jpg


Por favor, indique sempre a origem e o copyright das imagens que carregar para a Wikipédia.
Não indicou estes dados de forma completa na Imagem:Paço dos Távoras.jpg. Peço que também verifique todas as imagens que carregou para ver se alguma delas se encontra sem estes dados essenciais. Se não for indicada esta informação na página da imagem ela será futuramente eliminada da Wikipédia.

Para mais informações acerca do uso de imagens na Wikipédia em língua portuguesa consulte Política de imagens, FAQ:Direitos Autorais e Como usar imagens.

Notas importantes
  1. A Wikipédia em língua portuguesa só aceita imagens cedidas para qualquer fim, sem restrição de uso, mesmo comercial. Assim, imagens "de divulgação" não são aceitas, pois têm restrições de uso.
  2. Se não for o(a) autor(a) da imagem, certifique-se que a imagem respeita a regra 1 acima antes de carregá-la para a Wikipédia.
  3. O fato de uma imagem estar disponível em sites na Internet não significa de maneira alguma que a imagem respeite a regra 1 acima! Diversos sites na Internet possuem imagens sem informação de licença ou de direitos autorais. Por favor, não carregue tais imagens para a Wikipédia, pois elas serão eliminadas.
  4. A Wikipédia em língua portuguesa não aceita imagens sob fair use. Por favor, não carregue imagens sob esta licença, mesmo que a imagem esteja presente em uma ou mais Wikipédias em língua estrangeira. Essa licença tem restrições de uso, por isso não respeita a regra 1.

Para uma lista de predefinições/logos existentes para marcar imagens, consulte Predefinições de copyright e direitos autorais.

Desde Novembro de 2006 só é possível fazer novos uploads no Commons, um repositório global para os projectos da Wikimedia, a fim de torná-las acessíveis a partir de qualquer projecto-irmão da Wikipédia. Este procedimento foi feito para evitar sobrecarregar servidores da Wikimedia. Também, antes de carregar alguma imagem, verifique se uma imagem equivalente já não está disponível no Commons. Para saber mais sobre como carregar no Commons, veja Ajuda:Como carregar ficheiros no Commons e Commons:Primeiros passos.

Obrigado e boas contribuições! Thiago R Ramos disc 22:16, 22 Março 2007 (UTC)

Ok, sem problemas . Quando achar que qualquer imagem, mesmo que tenha sido você que a carregou, não tiver direitos autorais completos, pode marcá-la com {{subst:Li2}}, que então depois de um tempo será apagada. Abraço e boas contribuições, Thiago R Ramos disc 00:53, 24 Março 2007 (UTC)

Olá, Tiago Vasconcelos/Histórico/1, receba as nossas boas-vindas.


Notamos teu interesse em assuntos relacionados com a Grande Lisboa e gostaríamos de convidar-te a participar do desenvolvimento do Projecto Grande Lisboa. Se desejares poderás inscrever-te aqui. Para tirar alguma dúvida ou para participar da discussão geral sobre o projecto podes dirigir-te à página de discussão


Colocamo-nos à disposição para contacto. Alegre. Saudações, Lijealso 11:06, 12 Abril 2007 (UTC)

Outras informações

  • nenhuma demomento


Citação de fontes[editar código-fonte]

A wikipedia tem normas que devem ser seguidas por todos os colaboradores. Citar as fontes é uma delas. Portanto, sua indignação com minhas observações não procedem. Aliás, pela página de discussão já vi que você gosta de fazer o que lhe dá na cabeça e não se sente obrigado a seguir as normas estabelecidas aqui, tendo sido inclusive advertido. Por isso é que a wikipedia virou uma zona.