Usuário(a):SuvilSGRN/Testes

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.


Lincoln da Cunha Pereira Filho[1] (Curitiba, 28 de outubro de 1959), advogado e empresário, é Presidente do Conselho de Administração da UAB Motors Participações e Vice-Presidente Regional e membro do conselho de Administração do Group 1 Automotive Inc., empresa sediada em Houston, Texas, e com atuação no Brasil.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Iniciou sua carreira no mercado financeiro em 1978 e, em 1983, formou-se em Direito na Faculdade de Direito do Largo São Francisco, Universidade de São Paulo (USP).

No início da década de 90, passou a acompanhar de perto, como advogado, a carreira do seu irmão e piloto André Ribeiro.

Em 1999, participou da expansão das telecomunicações no Brasil[2] ao fundar a Atrium Telecomunicações em sociedade com GE Equity, JP Morgan e Advent Internacional. Anos depois, a empresa foi adquirida pelo Grupo Telefónica[3][4].

Na mesma época, passou a administrar, junto com André Ribeiro, a United Auto do Brasil, então subsidiária da United Auto Group, atualmente Penske Automotive Group (PAG).

Em 2004, junto com o seu irmão André Ribeiro, Mauricio Vaz e João Figueiro, estes dois últimos oriundos da Atrium Telecom, adquiriu o controle acionário da United Auto do Brasil, a UAB Motors, que anos depois, em 2013, foi adquirida pela terceira maior empresa no segmento de comercialização de automóveis e veículos leves nos Estados Unidos, a Group 1 Automotive, Inc[5].

Como líder empresarial, desenvolveu a parceria global com Harvard Business School[6][7], através do Programa “FIELD”, durante os anos de 2015 a 2018[8].

Negócios[editar | editar código-fonte]

Lincoln atuou no mercado financeiro de 1978 a 1995, ocupando vários cargos em bancos, tanto no Brasil como no exterior.

No Início dos anos 90, criou o seu próprio escritório de advocacia para gerenciar diversos contratos de atletas e pilotos de corrida, incluindo, entre outros, André Ribeiro e Gil de Ferran.

Em 1999, fundou a Atrium Telecomunicações, provedora de serviços de telecomunicações, acesso à internet e transmissão de dados, atuando como Presidente do Conselho de Administração. Firmou sociedade com GE Equity, o banco JP Morgan e Advent International, tornando-a uma empresa de alcance nacional.

Na mesma época, passou a administrar, junto com André Ribeiro, a United Auto do Brasil, então subsidiária da United Auto Group e que hoje é conhecida como Penske Automotive Group (PAG).

Em dezembro de 2004, Lincoln vendeu a Atrium para o Grupo Telefónica da Espanha e fundou a E-Vertical Tecnologia, uma provedora líder de serviços de gerenciamento de instalações de alta tecnologia para propriedades comerciais.

Em 2007, a UAB Motors contratou o Banco Credit Suisse para iniciar o seu processo de abertura de capital[9].

Em 2013, o Group 1 Automotive Inc., Fortune 500, empresa de capital aberto listada junto a NYSE e terceira maior empresa no segmento de comercialização de automóveis e veículos leves nos Estados Unidos na época, adquire a UAB Motors, na época formada por 21 concessionárias de várias marcas de automóveis.


Referências[editar | editar código-fonte]

  1. «Bloomberg - Are you a robot?». www.bloomberg.com. Consultado em 11 de janeiro de 2019 
  2. «Parceria de Peso». Isto É Dinheiro. 30 de março de 2001. Consultado em 11 de janeiro de 2019 
  3. «Telefônica Empresas fecha acordo com a Atrium Telecom». IT Forum 365 | Conectando todo o setor de TI (em inglês). 23 de maio de 2011. Consultado em 11 de janeiro de 2019 
  4. «Nossa História | Aquisição e Reestruturação da Atrium». Telefónica. Consultado em 11 de janeiro de 2019 
  5. Editorial, Reuters. «${Instrument_CompanyName} ${Instrument_Ric} People | Reuters.com». U.S. (em inglês). Consultado em 11 de janeiro de 2019 
  6. André, Acir (1 de junho de 2016). «Group 1 Auto consolida parceria global com a Harvard Business School». Curitiba Racing. Consultado em 11 de janeiro de 2019 
  7. «Grupo UAB Motors é Parceiro Global de Campo da Harvard Business School - Willy Schumann». Consultado em 11 de janeiro de 2019 
  8. «Group 1 Auto e Harvard Business School confirmam parceria para 2017». Consultado em 11 de janeiro de 2019 
  9. «PressReader.com - Connecting People Through News». www.pressreader.com. Consultado em 11 de janeiro de 2019