Usuário:Vapmachado/Rascunho de comentários

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Planeamento estratégico[editar | editar código-fonte]

A actividade de administração baseia-se no conhecimento e na responsabilidade (Drucker, 1984, p. 17). Por outro lado, convém ter sempre presente, como escreveu Maquiavel (1513, p. 22), que não há tarefa mais delicada, mais perigosa de exercer, nem de sucesso mais duvidoso, do que liderar a introdução de quaisquer mudanças. Aquele que inova terá como inimigos todos aqueles que estavam melhor sob a ordem vigente e fracos defensores entre todos aqueles que poderão beneficiar do novo estado de coisas.

2008 04 26 Perguntas inconvenientes

Referências[editar | editar código-fonte]

Aventuras de um Lusitano na Wikipédia[editar | editar código-fonte]

Introdução[editar | editar código-fonte]

Sou Lusitano. Beirão. Nascido e criado na Beira Alta. Nunca estive no Brasil. Para ver miséria chega-me a do meu pobre Portugal. Morena também já vi, de várias nacionalidades, em três continentes. Wikipédias também há muitas. Da última vez que vi a contagem, eram 265. A língua portuguesa está presente em todos os projectos Wikimedia.

Capítulos[editar | editar código-fonte]

+ nelson.txt

Página e categoria inicial[editar | editar código-fonte]

Língua Página principal Mãe de todas as categorias (à direita) Subcategoria «Artigos»
simple Main Page Main Page->Project Articles
bs Početna strana ?->Wikipedia
ca Portada ?->Principal n.a.
cs Hlavní strana ?->Kategorie
da Forside Wikipedia->Oversigter->Kategorier
Wikipedia->Wikimedia->Fonde->Organisationer->Samfund->Kategorier
de Wikipedia:Hauptseite ?->!Hauptkategorie
en Main Page ?->Contents Articles
eo Ĉefpaĝo ?->Ĉio Articles
es Portada ?->Índice de categorías Artículos
et Esileht ?->!JuurKategooria
eu Azala ?->Edukiak
fr Accueil ?->Accueil
id Halaman Utama Utama->Interproyek ruang nama kategori->Interproyek
ms Laman Utama ?
pt Página principal Conteúdo Artigos


Subpáginas[editar | editar código-fonte]


Atenção: Edite o texto abaixo por sua conta e risco! Depois não diga que não foi avisado!


Atenção: Claro que é o texto que começa aí a seguir! Qual é que havia de ser?


Introdução[editar | editar código-fonte]

Atendendo aos motivos já invocados para bloqueio e banimento, mais se esclarece o seguinte:

Tanto quanto se sabe as páginas de usuário não são «"páginas oficiais" da Wikipédia (menus, políticas, recomendações, resolução de problemas, guias de ajuda, FAQ e glossário)», nem «página principal», artigos ou página do domínio «Wikipédia», na interpretação de algumas das luminárias da Wikipédia. Por isso «é mantida a liberdade de cada utilizador usar qualquer uma das três normas ortográficas e ficam interditas quaisquer edições que visem alterar a grafia das palavras de uma norma para outra».

Nesta página é usado o Acordo Ortográfico de 1945, mais velho do que o editor, com as alterações introduzidas pelo Decreto-Lei n.º 32/73, de 6 de fevereiro de 1973, aprovado pelo professor Veiga Simão, então Ministro da Educação Nacional, ainda no tempo daqueles desgraçados do Marcello Caetano e Américo Thomaz.

Não são feitas suposições e/ou afirmações negativas sobre outras pessoas. Salvo erro ou omissão, todas as suposições e/ou afirmações aqui feitas sobre outras pessoas são tudo menos negativas. Dir-se-ia mesmo que são extremamente positivas. Tem-se aliás, uma já vasta experiência de ser objecto das suposições e/ou afirmações mais positivas da parte de um grupo dileto de admiradores que não perdem uma oportunidade para lhe tecer os maiores elogios.

[Continua]

Sumário (de edição)[editar | editar código-fonte]

Wikipedia:Glossário:

«Sumário de edição. Constitui-se de uma ou duas linhas de texto, até 200 caracteres, inseridas por um usuário (ou pelo software MediaWiki de forma automática) no momento de uma edição sua em qualquer página. É escrita no campo de formulário identificado como "Sumário", logo abaixo do campo de texto do artigo. Serve como uma síntese das alterações efetuadas por aquele usuário naquela edição específica, sendo visível no histórico do artigo.»


Wikipedia:Tutorial/Edição (secção Sumário):

«Em cada caixa de edição existe uma pequena linha intitulada de "Sumário" onde deverá inscrever um resumo das alterações que acabou de fazer. Este sumário irá aparecer quer no histórico da página quer nas Mudanças recentes. Costuma-se assumir que existe sempre alguém de olho posto nesta página em busca de alterações inadvertidas e incorretas (também conhecido como vandalismo); se a sua alteração for identificada, é meio caminho andado para confiarem no seu trabalho.

Para mais detalhes, consultar sumário de edição

Versões propostas[editar | editar código-fonte]

Wikipedia:Glossário:

Sumário (da edição). É um pequeno texto, até 200 caracteres, inserido por um usuário ou pelo programa MediaWiki, de forma automática, ao gravar uma edição de qualquer página da Wikipédia. É digitado no campo da página de edição,1 à direita de "Sumário:", logo abaixo da caixa de edição.2 Deve ser uma síntese das alterações efetuadas pelo usuário, naquela edição, e é visível na história do artigo e nas mudanças recentes.


1 Não se encontrou em página nenhuma a definição de «página de edição», nem sequer na secção à qual se fez a ligação.

2 Não se encontrou em página nenhuma a definição e explicação de «caixa de edição», nem sequer na secção à qual se fez a ligação anterior.


Wikipedia:Tutorial/Edição (secção Sumário):

«Por baixo da caixa de edição1 existe uma caixa, a quase toda a largura da página, intitulada (à esquerda) "Sumário:" onde se deve escrever um resumo das alterações feitas na caixa de edição. Este sumário irá aparecer, quer na história da página, quer nas mudanças recentes. É de presumir que alguém observe a página das mudanças recentes a fim de detetar alterações incorretas. Se a alteração for bem explicada, no sumário, é meio caminho andado para se confiar na sua edição.

Para mais detalhes, consultar sumário (da edição)


1 Ver nota 2, acima.

Ajuda:Guia de edição/Menus e ferramentas/Sumário (da edição) - versão revista)[editar | editar código-fonte]

Figura 1. Assinalada a vermelho, a área do sumário da edição de uma página.

Sumário é o texto que resume a edição feita nalguma página, e que deve ser inserido pelo editor na caixa, a quase toda a largura da página, intitulada (à esquerda) "Sumário:", por baixo da caixa de edição (Figura 1).1 O sumário deve ser conciso para que qualquer outro usuário, ao ver a história do artigo, as mudanças recentes e outras páginas, perceba, facilmente, que tipo de edição foi feita no artigo. Para ver exemplos de sumários, clique, por exemplo, na aba "história" no topo desta página. Na página que se abre, encontra a lista de edições, feitas nesta página, com o sumário da edição no lado direito de cada linha, antes da opção (desfazer). Note que, por vezes, os usuários não preenchem o sumário ou usam abreviaturas (das quais pode saber o significado na secção "Sumários comuns", nesta página). A descrição detalhada das edições pode ter o máximo de 200 caracteres. Os sumários são também, muitas vezes, usados, indevidamente, para desabafos, comentários desagradáveis e outras manifestações impróprias numa enciclopédia.

Recomendações[editar | editar código-fonte]

Não existe nenhum mecanismo automático que obrigue um usuário a preencher o sumário da edição, nem nenhum usuário que possa obrigar outro a escrever um sumário, nem a fazê-lo correctamente. Todavia, é altamente recomendável que qualquer usuário escreva um sumário da edição que fez, tão correcto quanto possível, para facilitar a análise da história das páginas por outro usuário e para o controlo das edições. Ao preencher o sumário está a fornecer informações importantes aos outros editores, especialmente quando elimina ou adiciona informação. Se não preencher o sumário, outro usuário pode não perceber a edição e desfazê-la.

Caso o sumário da edição não seja suficiente para explicar as alterações, principalmente em casos que podem ser controversos ou considerados suspeitos de vandalismo, deve expor as alterações na página de discussão do artigo e indicá-lo no sumário da edição, escrevendo, por exemplo: "Remoção de texto sem fontes. Ver página de discussão".

O sumário deve conter informações verdadeiras. Se alterou o estilo das referências para outro de que gosta mais e escrever "Correcção de referências" está a prestar falsas declarações e pode ser responsabilizado por isso.

A utilização do sumário para se dirigir a outro usuário é considerada imprópria, principalmente numa guerra de edições entre usuários. Utilize a página de discussão do artigo para apresentar os seus argumentos e a página de discussão do outro usuário para dialogar com ele, respeitando as normas de conduta.

Quando introduzir informação retirada de outro local ou fonte, deve tentar mencionar, no sumário, a origem dessa informação, nomeadamente, nos seguintes casos:

  • Tradução de texto de um artigo de uma Wikipédia noutra língua. Escreva, por exemplo, "Retirado de en:Water". Deve também colocar, na secção de referências do artigo, a predefinição {{Tradução/ref}}, indicando o título e versão do artigo de onde o texto foi traduzido, conforme as instruções disponíveis na página da predefinição.
  • Movimentação de comentários de usuários para o local mais adequado, utilizando as predefinições {{movido de}} e {{movido para}}, conforme as instruções disponíveis nas respectivas páginas.
  • Movimentação de texto de artigos enciclopédicos, isto é, do domínio principal, para outro artigo ou página mais correta.
  • Informação, em geral, transcrita de outro local, como livros ou páginas da Web, em domínio público ou com licença compatível com essa utilização.

Exemplos[editar | editar código-fonte]

Exemplos de sumários assinalados a negrito itálico:

  • 02:45, 2009 fevereiro 15  Brion VIBER (discussão | contribs) (541 bytes) (+interwiki) (desfazer)
  • 02:45, 2009 fevereiro 12  Thijs!bot (discussão | contribs) (490 bytes) (Bot: Adicionando: en:History of Russia) (desfazer)
  • 02:45, 2009 janeiro 29  Jimmy Wales (discussão | contribs) (351 bytes) (peq. correções) (desfazer)
  • 02:45, 2009 janeiro 16  Angela (discussão | contribs) (312 bytes) (criação de esboço)

Tipos de sumários[editar | editar código-fonte]

Sumário preenchido pelo usuário[editar | editar código-fonte]

Como o próprio nome indica, é um sumário que o próprio usuário escreveu ao fazer a edição, conforme mostrado na Figura 1.

No caso de alteração do nome de uma página por movimentação, o que se escreve no campo "Motivo:" é o sumário da edição.

Sumário automático[editar | editar código-fonte]

Nalguns casos, se não for escrito um sumário pelo usuário, é gerado, automaticamente, um sumário, pelo programa Mediawiki. Contém uma seta, a que está associada uma ligação para esta secção (), e uma frase explicativa. Estes sumários descrevem a acção do usuário, mas não a validam. Exceptuando o sumário automático de criação de um redireccionamento, que, normalmente, contém toda a informação necessária, um sumário automático não substitui um sumário escrito pelo usuário. Deve ser feito sempre um esforço para escrever um sumário suficientemente explicito. Os sumários automáticos têm a utilidade de contextualizarem alguns tipos de edições, quando o usuário não escreve um sumário, e de ajudarem a detectar vandalismos. Para mais informações veja a descrição dos sumários automáticos no Meta-Wiki (em inglês).

Acção do usuário Sumário automático Página
Branqueamento de uma página inteira branqueio de página MediaWiki:Autosumm-blank
Criação de um redireccionamento feito redirecionamento para [[alvo]] MediaWiki:Autoredircomment
Crição de uma nova página nova página: texto MediaWiki:Autosumm-new
Criação de uma nova secção numa página de discussão novo tópico: /* texto */ MediaWiki:Newsectionsummary
Substituição do texto de uma página inteira por outro texto texto trocado por texto MediaWiki:Autosumm-replace

Etiquetas[editar | editar código-fonte]

As etiquetas são mensagens colocadas pelo filtro de edições. As etiquetas aparecem após o sumário, caso exista, e o botão "(desfazer)" como no exemplo seguinte. A etiqueta colocada é "Espaçamento excessivo.":

  • 06:10, 2009 março 20  81.126.118.9 (discussão) (7 bytes) (texto do sumário) (desfazer) (Espaçamento excessivo.)

Estas etiquetas são visíveis em várias páginas, como mudanças recentes e história, entre outras, mas não na diferença entre edições (ao comparar duas edições de uma página). As etiquetas existentes encontram-se listadas na página Especial:Tags. Para mais informações, consultar a página Wikipedia:Etiquetas.

Sumários comuns[editar | editar código-fonte]

O sumário é preenchido pelo usuário ou é preenchido, automaticamente, pelo programa Mediawiki. Na tabela seguinte, são indicados os sumários automáticos e sugeridos sumários a preencher pelo utilizador para as edições mais correntes.

Edição Sumário Resultado
Categorização +categoria, +categorias ou +cat
[[Categoria:Barcos]] ou
[[Categoria:Barcos]], [[Categoria:Outra]] e [[Categoria:Diferente]]
(+categoria), (+categorias) ou (+cat)
([[Categoria:Barcos]]) ou
([[Categoria:Barcos]], [[Categoria:Outra]] e [[Categoria:Diferente]])
Categorização: modificar categoria(s) alteração de categoria, alteração de categorias ou alt cat
recategorização ou recat
(alteração de categoria), (alteração de categorias) ou (alt cat)
(recategorização) ou (recat)
Categorização: retirar categoria(s) -categoria, -categorias ou -cat (-categoria), (-categorias) ou (-cat)
Desfazer: clicar em (desfazer) (Desfeita a edição número-da-edição de número-do-IP (discussão | contribs)) ou
(Desfeita a edição número-da-edição de nome-do-usuário (discussão | contribs))
Edição: do texto do artigo *txt (*txt)
Edição: modificação de dados no artigo +dados ou +info
alt dados ou alt info
-dados ou -info
(+dados) ou (+info)
(alt dados) ou (alt info)
(-dados) ou (-info)
Interwiki(s) +interwiki, +interwikis ou +iw
en: ou en:, fr: e es:
interwiki en ou interwikis en, fr e es
[[en:Water]] ou
[[en:Water]], [[fr:Eau]] e [[es:Agua]]
(+interwiki), (+interwikis) ou (+iw)
(en:) ou (en:, fr: e es:)
(interwiki en) ou (interwikis en, fr e es)
([[en:Water]]) ou
([[en:Water]], [[fr:Eau]] e [[es:Agua]])
Interwiki(s): modificar en: ou en:, fr: e es:
interwiki en ou interwikis en, fr e es
[[en:Water]] ou
[[en:Water]], [[fr:Eau]] e [[es:Agua]]
(en:) ou (en:, fr: e es:)
(interwiki en) ou (interwikis en, fr e es)
([[en:Water]]) ou
([[en:Water]], [[fr:Eau]] e [[es:Agua]])
Interwiki(s): retirar -interwiki, -interwikis ou -iw (-interwiki), (-interwikis) ou (-iw)
Ligações: para os projectos correlatos Wikisource, Wikimedia Commons ou
outros
correlatos: q
Wikisource ou +Commons
Interprojetos: +Wikcionário
(correlatos: q)
(Wikisource) ou (+Commons)
(Interprojetos: +Wikcionário)

(Continuar aqui)

Alguns sumários de edição são preenchidos automaticamente por programas, scripts, ou preenchidos manualmente pelo usuário. Seguem-se alguns exemplos de sumários mais comuns.

Sumário da edição Descrição
(Desfeita a edição 3812046 de 81.126.118.9 (discussão | contribs)) sumário de edição preenchido automaticamente pela ferramenta "desfazer" que aparece ao comparar na história de duas edições.
(Revertendo para a revisão 4781452 de 2007-01-16 11:54:32 por CastroM54 usando popups) sumário de edição preenchido automaticamente pelo script popups utilizado pelo usuário CastroM54. Alguns scripts podem usar outro tipo de mensagens e incluirem ou não o nome do próprio script.
(Revertidas edições por 199.63.27.82, para a última versão por PTbot) sumário de edição preenchido automaticamente pela ferramenta de reversão disponível para os administradores.
(Ajustes em links internos utilizando AWB) o usuário fez tarefas semi-automáticas utilizando o AutoWikiBrowser
(*org)
(reorg)
(ajustes)
quando se faz uma reorganização do conteúdo do artigo e pequenos ajustes.
(rv)
(rev)
(revertida)
(rv para última de Thbot3)
o editor fez a reversão de uma ou mais edições. Por vezes é especificada a edição para a qual foi revertida.
(vandalismo)
(spam)
(-publicidade)
(- links spam)
(-le)
quando se retira ou reverte vandalismo, spam, ligações externas, etc.
(redir)
(Redirect.)
(criação do redirect)
(feito redirecionamento para xxxxx)
quando se faz um redireccionamento para outra página.
(disambig)
(desambiguar)
quando se cria ou se altera uma página para uma página de desambiguação.
(rv VDA do site http://www.exemploXPTO.com/geral.htm) revertida uma edição que viola os direitos de autor (VDA).
(-img)
(-img a apagar)
(retirando imagem apagada)
(-img sem licença)
quando uma imagem que viola os direitos de autor, ou quando não tem a licença especificada, tenha de ser apagada.
(-afluente de pág a apagar) quando um artigo com uma ligação para outro que tenha de ser apagado (por eliminação rápida ou por votação).
(ort)
(typo)
(clean up Typos: benção → bênção (2), utilizando AWB)
quando se fazem correcções ortográficas.
(tirando PDV) quando se faz uma edição para tornar o artigo imparcial.
(revertida - ver comentário na pág. discussão) quando se faz uma edição, em que o sumário de edição não seja suficiente para explicar as razões dessa edição, sendo necessário colocá-las na página de discussão artigo correspondente.
(Bot: Adicionando: en, es, he, sv)
(robot Modificando: en:Water, it:Acqua)
edições de robôs, que normalmente adicionam ou corrigem os interwikis.
(Protegeu "Rússia": Vand. [edit=autoconfirmed:move=autoconfirmed]) sumário automático de uma edição feita por um administrador para semi-proteger o artigo de forma a evitar vandalismos recorrentes. Apenas os usuários com conta podem editar o artigo.
(Protegeu "Rússia": Vandalismo repetido [edit=sysop:move=sysop]) sumário automático de uma edição feita por um administrador para proteger o artigo de forma a evitar vandalismos recorrentes. Apenas os administradores podem editar o artigo.
(lixo)
(impróprio)
(ER)
(apagar)
(elimin)
quando se usa as predefinições {{tl|lixo}}, {{tl|impróprio}}, {{tl|ER}}, {{tl|apagar}} ou similares. Nota, caso se usem essas predefinições e não se preencha o sumário de edição aparece o sumário automático: ( texto trocado por {{lixo}}), ( texto trocado por {{ER}}), etc.
(wikificar)
(esboço)
(parcial)
quando se adiciona uma predefinição (neste contexto também chamada marcação ou tag) {{wikificar}}, {{esboço}}, {{parcial}}, entre outras.
(+com)
(comentário)
quando se adiciona um comentário numa página de discussão.
( nova página: {{aviso}} ~~~~)) sumário preenchido automaticamente ao deixar um aviso (através da predefinição {{aviso}} e assinatura automática com 4 tis) na página de discussão de um usuário.
( nova página: Filipe II, duque de Orleães (2 de agosto de 16...) este sumário aparece quando o usuário não preencheu o sumário de edição, e este é preenchido automaticamente pelo software MediaWiki.
( branqueio de página) Este sumário é preenchido automaticamente. Indica de forma clara que houve vandalismo (intencional ou não) ao apagar todo o conteúdo da página.
({{Ligações externas}})
(História)
(Heterónimos)
Aparece quando um usuário editou apenas a secção "Ligações externas", "História", "Heterónimos" ou qualquer outra secção existente no artigo, ou seja, o usuário clicou em [editar] do lado direito dessa secção, e editou apenas essa parte do artigo sem preencher o sumário.

Limitações[editar | editar código-fonte]

  • Não é possível um usuário comum, ou mesmo um administrador alterar ou eliminar sumários de edição. Em certos casos muito especiais, que violem por exemplo a Wikipedia:Política de privacidade, os sumários de edição podem ser retirados por supervisores (quando não convém eliminar a edição, ou esconder (hiderevision) por parte de um supervisor) e aparecem no histórico da seguinte forma:
02:45, 2009 fevereiro 15  Brion VIBER (discussão | contribs) (541 bytes) (resumo da edição ocultado)
  • As ligações externas que constem na lista negra, para além de não poderem ser colocadas em páginas também não podem ser colocadas nos sumários de edição.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Outros projetos Wikimedia também contêm material sobre este tema:
Wikcionário Definições no Wikcionário
Wikiquote Citações no Wikiquote
Wikisource Textos originais no Wikisource
Wikinotícias Notícias no Wikinotícias
Meta-Wiki Meta-Wiki


1 Ver nota 2, na secção anterior.