Vanessa Marcil

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Vanessa Marcil
Nome completo Vanessa Sally Ortiz
Nascimento 15 de outubro de 1968 (55 anos)
Indio, Califórnia, Estados Unidos
Ocupação atriz
Progenitores Mãe: Patricia Marcil Ortiz
Pai: Peter Ortiz
Cônjuge Carmine Giovinazzo (2010-2013) divorciada
Corey Feldman (1989-1993) divorciada
Filho(a)(s) Kassius Marcil-Green
Emmys
Nomeada: Melhor Actriz Secundária 1997, 1998 General Hospital
Prémio: Melhor Actriz Secundária 2003 General Hospital

Vanessa Marcil[1] (Indio, Califórnia, 15 de outubro de 1968)[2] é uma atriz estadunidense, notável por seus trabalhos nas séries Las Vegas e Beverly Hills, 90210, e na telenovela General Hospital.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Marcil, a mais nova dos quatro filhos, nasceu em Indio, Califórnia, para Patricia Marcil, um herbalist, e Peter Ortiz. O pai de Marcil é mexicano, e sua mãe é americana de ascendência francesa e italiana.[3]

Cresceu em Palm Desert. Em sua adolescência, a paixão pelas artes dramáticas começou com o teatro. Ela atuou em diversas peças e musicais locais recebendo críticas muito boas sobre sua performance, o que a incentivou a buscar oportunidades melhores.

Estas oportunidades chegaram com a televisão. Seu primeiro trabalho importante foi na clássica telenovela General Hospital, entre 1992 e 1998. Pelo papel ela foi indicada duas vezes ao Daytime Emmy Awards. Neste mesmo período, Marcil se dedicou a outros projetos como os filmes To Love, Honor and Deceive e The Rock, ao lado de Sean Connery e Nicolas Cage.

Em 1998, Marcil foi convidada para entrar para o elenco de Beverly Hills, 90210, onde ficou por uma temporada e meia. Logo depois, ela voltou a se dedicar ao teatro, entrando para o elenco de peças importantes representados em teatros de Los Angeles. Marcil também retornou rapidamente à novela General Hospital, fez pequenas participações em Spin City e NYPD Blue, e atualmente está no elenco de Las Vegas, drama da rede NBC.

Assim como sua ex-colega, Tiffani Thiessen, Marcil é vegetariana e morou com Brian Austin Green, outro colega em Beverly Hills, 90210, com quem tem um filho.

Filmografia[editar | editar código-fonte]

Cinema[editar | editar código-fonte]

Televisão[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. Corneau, Allison (22 de agosto de 2012). «Vanessa Marcil Files to Divorce Carmine Giovinazzo After Two Years». Us Weekly. New York City: American Media, Inc. Consultado em 19 de setembro de 2017 
  2. «Vanessa Marcil». IMDb. United States: Amazon. Consultado em 19 de setembro de 2017 
  3. «Actress Vanessa Marcil». VanessaMarcil.com. United States: morgueFile. Consultado em 19 de setembro de 2017  templatestyles stripmarker character in |obra= at position 1 (ajuda)

Ligações externas[editar | editar código-fonte]