Veículo utilitário esportivo

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Ambox rewrite.svg
Esta página precisa ser reciclada de acordo com o livro de estilo (desde setembro de 2012).
Sinta-se livre para editá-la para que esta possa atingir um nível de qualidade superior.
Wikitext.svg
Esta página ou seção precisa ser wikificada (desde maio de 2013).
Por favor ajude a formatar esta página de acordo com as diretrizes estabelecidas.
Disambig grey.svg Nota: SUV redireciona para este artigo. Para outros significados, veja SUV (desambiguação).
O Renault Duster é um exemplo de um veículo utilitário esportivo com sua plataforma baseada no Renault Mégane.
O Peugeot 3008 HYbrid4 é um crossover e não um SUV
Chevrolet SubUrban
Toyota Hilux SW4 2013 é um SUV Médio

Veículo utilitário esportivo (conhecido como SUV, do inglês: "Sport Utility Vehicle") é um veículo semelhante a uma camioneta, normalmente equipado com tração nas quatro rodas para andar sobre todos os tipos de terreno (on- e off-road).

Caracteristicamente, são veículos com capacidade para andar fora de estrada e quase sempre de porte avantajado, frequentemente derivados de caminhonetes, e apresentam uma configuração de design e interior em alusão aos veículos familiares conhecidos por "peruas" (no Brasil) ou SW (station wagons). Ou seja, a capota estende-se até o fim do veículo, e internamente dispõem de banco traseiro e porta-malas. São carros tamanho família e uma boa parte deles é portado de uma terceira fileira de bancos, podendo totalizar até nove assentos para passageiros[1].

O modelo Hummer H2, por exemplo, deriva dos jipes utilizados pelo exército americano em várias guerras, como o seu companheiro de marca, o mais arrojado Hummer H1.

O termo original para SUV advém da sigla inglesa para Suburban Vehicle (Veículo Suburbano), carro lançado pela Chevrolet em 1933 que consistia em uma pick-up com cabine estendida, largamente utilizada pelas famílias moradoras das zonas suburbanas das grandes cidades americanas.

Com o sucesso de venda da Suburban, veio o interesse dos concorrentes, que investiram no conceito fazendo com ele evoluísse e adquirisse categoria própria, então apelidada de categorias das SUVs (veículos suburbanos). O termo para veículo esporte utilitário esportivo surgiu então para diferenciar os demais carros dessa categoria do modelo fabricado pela Chevrolet.

Crítica[editar | editar código-fonte]

Devido ao peso e arrasto elevado, os utilitários esportivos apresentam geralmente um consumo de combustível maior do que sedans com quilometragem comparável.

Referências

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Commons
O Commons possui imagens e outras mídias sobre Veículo utilitário esportivo
Wiki letter w.svg Este artigo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o. Editor: considere marcar com um esboço mais específico.