Hummer H1

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Hummer H1
Hummer H1 SUT.JPG
Visão Geral
Produção 19922006
Fabricante Hummer, grupo General Motors
Modelo
Carroceria utilitário esportivo
Ficha técnica
Motor 6.2 L Detroit Diesel V8
6.5 L Detroit Diesel V8
5.7 L Vortec V8
6.5 L turbo Detroit Diesel V8
6.6 L Duramax Diesel V8
Modelos relacionados High Mobility Multipurpose Wheeled Vehicle (veículo militar da AM General)
Agrale Marruá
Entre-eixos 3,0m
Cronologia
Último
Último
HMMWV
Hummer H2
Próximo
Próximo


O Hummer H1 é um modelo civil baseado no M998 High Mobility Multipurpose Wheeled Vehicle (HMMWV) que significa Veículo Automóvel Multifunção de Alta Mobilidade, mais conhecido como Humvee, veículo militar desenvolvido pela AM General que oferece um grande tempo de vida, muito utilizado nos Estados Unidos e outros países e organizações policiais, militares e de ajuda humanitária devido as suas características únicas de Off-Road.

Nas Forças Armadas dos Estados Unidos existem, pelo menos, 18 variantes do Humvee em serviço, pode ser usado como transporte de carga/tropas, plataforma de artilharia, ambulância, transporte de oficiais, plataforma de mísseis terra-ar M-1097 Avenger, mísseis TOW, suporte aéreo, entre outras funções.

O Hummer foi criado em 1980 sob encomenda do governo Americano para servir de transporte para os militares. Contudo, o veículo ganhou fama em 1991 como transporte mais utilizado pelas tropas americanas na Guerra do Golfo.

Fez tanto sucesso que caiu na graça de astros de Hollywood que, encabeçados por Arnold Schwarzenegger, Sylvester Stallone e Madonna pressionaram a AM General a vendê-lo para civis.

Apesar de não ser um modelo para combates, a versão civil do veículo mantém a robustez do veículo militar. E é isso que dá charme ao utilitário. A começar pelo próprio visual, bem ao estilo tanque de guerra, inclusive com dobradiças aparentes. Mas com a sofisticação de possuir carroceria em alumínio, com exceção do teto e portas em aço e do capô em fibra de vidro.

Só há quatro assentos individuais no veículo, isso devido ao espaço ocupado pelo monstruoso console central que abriga o câmbio e o diferencial. Esta anomalia é justificada pelo uso militar do veículo. Como ele pode ser utilizado em missões lançado por helicópteros e aviões, precisa ter toda a parte mecânica instalada sobre a plataforma para protegê-la dos impactos ao bater no solo.

De qualquer forma, o habitáculo do veículo levou um “banho de loja” para perder o aspecto espartano digno de modelos militares. O interior do Hummer tem forração em couro com detalhes em madeira e Alumínio.

A lista de equipamentos de conforto inclui direção hidráulica, trio elétrico, rádio/toca-fitas/CD player e ar condicionado. Como um típico veículo americano, o Hummer é equipado com transmissão automática de quatro velocidades. E é o câmbio que serve de prenúncio para mostrar que o modelo foi desenvolvido com a preocupação de se sair bem no fora-de-estrada e não servir de carro de passeio. Para dar mais força à tração integral do modelo, a transmissão tem opção de reduzida.

O Hummer ainda conta com bloqueio do diferencial dianteiro e traseiro. Se estes equipamentos podem ser encontrados em verdadeiros modelos lameiros, como também o guincho elétrico e quebra-mato, o veículo ainda conta com sistema para encher ou esvaziar os pneus automaticamente, semelhante ao rodoar que equipa nossos caminhões aqui no Brasil.

Mas tudo isso não nada se o Hummer não tivesse um motor para conseguir deslocar seus 3.252 kg. Esta missão é cumprida por um potente propulsor V8 turbo-diesel de 6.5 litros com 195 cv a 3.400 rpm e torque de 54,1 kgfm a 1.800 rpm usado na Silverado Z71 Americana.

Até pouco tempo a fabricação do Hummer era toda feita pela GM americana que comprou os direitos de fabricação do veiculo, hoje a fabricação do modelo H1 foi encerrada por queda excessiva nas vendas, ficando somente em produção os modelos menores e mais luxuosos como H2, H3, Hx e H3T.