Vauxhall Motors

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Vauxhall)
Vauxhall Motors
Subsidiária
Atividade Indústria automobilística
Fundação 1857 (167 anos) em Londres
Fundador(es) Alexander Wilson
Sede Chalton, Bedfordshire,  Inglaterra
Área(s) servida(s) Grã-Bretanha
Produtos Automóveis
Empresa-mãe Stellantis
Website oficial www.vauxhall.co.uk

Vauxhall Motors é uma empresa inglesa de fabricação e distribuição de automóveis com sede em Chalton, Bedfordshire. A empresa, juntamente com a marca Vauxhall, é uma marca irmã da alemã Opel, sendo ambas de propriedade da Stellantis desde janeiro de 2021.

Sua linha de veículos é idêntica à da Opel, com a marca Vauxhall sendo usada exclusivamente no Grã-Bretanha, nas Ilhas do Canal e na Ilha de Man. Foi fundada por Alexander Wilson em 1857 como um fabricante de bombas e motores marítimos e começou a fabricar carros em 1903. Foi adquirida pela General Motors (GM), em 1925, e esta, por sua vez, vendeu a operação à PSA Peugeot-Citroën, em 2017, que em 2021 virou a Stellantis.

Vauxhall Corsa da segunda geração europeu e primeira geração no Brasil, com volante na direita e símbolo da marca na grade frontal.

A empresa vende automóveis de passageiros e veículos comerciais leves sob a marca Vauxhall; no passado também vendeu ônibus e caminhões sob a marca Bedford e fabricou os mesmos automóveis que a sua versão australiana Holden. A Vauxhall tem sido uma das marcas de maiores vendas de automóveis no Reino Unido.[1]



Referências

  1. Parísio, Thiago. «Mais vendidos no Reino Unido em 2018: Ford Fiesta completa 10 anos na liderança». Motor1.com. Consultado em 22 de janeiro de 2019 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre automóveis é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.