Venceslau III da Boêmia

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Venceslau III da Boêmia
Nascimento 6 de outubro de 1289
Praga
Morte 4 de agosto de 1306 (16 anos)
Olomouc
Sepultamento Mosteiro de Zbraslav, Desconhecido
Cidadania Polônia
Progenitores Mãe:Judite de Habsburgo
Pai:Venceslau II da Boêmia
Irmão(s) Jan Volek, Margarida da Boêmia, Duquesa de Wroclaw, Inês da Boêmia, Inês da Boêmia, Duquesa de Jawor, Isabel da Boémia, Ana da Boêmia
Ocupação político
Título duque

Venceslau III da Boémia (6 de Outubro de 1289 — 4 de Agosto de 1306) foi rei da Hungria (1301-1305) e rei da Boémia (1305-1306).

Coroado em 27 de agosto de 1301, em Székesfehérvár, assumiu o nome húngaro de Ladislau V (László, em húngaro). Devido ao conflito interno no país, apenas a nobreza do norte (território correspondente à atual Eslováquia) aceitou-o como soberano. A 6 de Dezembro de 1305, em meio à forte oposição dos partidários de Carlos Roberto, Venceslau renunciou à coroa húngara em favor de Otão III da Baviera.

Foi o último dos soberanos premislidas da Boêmia. A sua irmã, Isabel (Eliška), herdeira da Boémia, casou-se com João, o Cego, que assumiu o trono boémio em nome da sua mulher.

Como apenas parte do Reino da Hungria reconheceu-o como soberano, Venceslau não costuma ser contado entre os reis húngaros, razão pela qual outro rei viria a ser chamado Ladislau V, no século XIV.


Precedido por
André III
Rei da Hungria
13011305
Sucedido por
Otão III
Precedido por
Venceslau II
Rei da Boémia
1305 - 1306
Sucedido por
Henrique de Carintia
Ícone de esboço Este artigo sobre História ou um(a) historiador(a) é um esboço relacionado ao Projeto História. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.