Victor Shumyatsky

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Victor Shumyatsky
Victor Shumyatsky
Victor Shumyatsky na 61º edição dos Jogos Universitários Brasileiros em Aracaju, 2014.
Informações pessoais
Nascimento 27 de agosto de 1996 (27 anos)
Brasília (DF)
Nacionalidade brasileira
Títulos MI (2017)
FIDE rating 2 456 (fevereiro de 2024)
Maior rating 2468

Victor Shumyatsky (Brasília, 27 de agosto de 1996) é um enxadrista brasileiro. Detém o título de Mestre Internacional (MI) desde 2017,[1] e já conquistou os títulos de campeão brasileiro, sul-americano e pan-americano.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Infância e início de carreira

Em 1995, o jovem casal de judeus Pavel (russo) e Larissa (ucraniana) Shumyatsky chegou ao Brasil vindo da Rússia, quando Pavel, doutor em matemática pela Universidade dos Urais com pós-doutorados pelo Instituto de Tecnologia de Israel e pela Universidade da Cidade de Nova Iorque, foi convidado para o Departamento de Matemática da Universidade de Brasilia (UnB).

Victor Shumyatsky nasceu um ano depois da chegada dos pais e aprendeu os rudimentos do jogo aos cinco anos com a avó. Aos dez anos, ingressou como primeiro colocado entre dois mil candidatos no concurso de admissão ao Colégio Militar de Brasília, e logo iniciou suas participações em campeonatos e torneios representando o Distrito Federal dentro de sua faixa de idade em níveis nacional e internacional.

Campeonatos disputados

Suas principais vitórias foram dois campeonatos da categoria sub-12: o Sul-americano de 2007 e o Pan-americano de 2008, realizados na Argentina. Em 2008, Shumyatsky estabeleceu um recorde ao vencer o Campeonato de Brasília com apenas doze anos. Em 2009 venceu novamente, desta vez com o desempenho de 11 vitórias, 2 empates e nenhuma derrota. Repetiu o feito em 2010, sagrando-se tricampeão.[2]

Em 2010, na semifinal do Campeonato Brasileiro, ficou em terceira colocação, à frente de vários enxadristas brasileiros renomados, tendo conseguido inclusive vencer a partida contra o GM Rafael Leitão, Heptacampeão brasileiro.[3]

Referências

  1. «Shumyatsky, Victor» (em inglês). FIDE. Consultado em 4 de março de 2022 
  2. BrasilBase: Victor Shumyatsk Acessado em 28 de maio de 2012.
  3. Entrevista com o MF Victor Shumyatsk Acessado em 25 de maio de 2012.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre enxadrismo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.