Saltar para o conteúdo

Visual Basic .NET: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
Linha 58: Linha 58:


No VB .NET existem limitações físicas, segundo a Microsoft, mas são tão altas que não há chances de serem atingidas pelo desenvolvedor, a ponto de não serem nem documentadas oficialmente.
No VB .NET existem limitações físicas, segundo a Microsoft, mas são tão altas que não há chances de serem atingidas pelo desenvolvedor, a ponto de não serem nem documentadas oficialmente.
seus gaysssssssss


== Arquivos Gerados ==
== Arquivos Gerados ==

Revisão das 21h53min de 28 de janeiro de 2009

Visual Basic .NET
Paradigma estruturada, imperativa, orientação a objeto
Surgido em 2001 (última revisão em 2005)
Criado por Microsoft Corporation
Estilo de tipagem dinâmica, forte, insegura[1], nominativa
Principais implementações .NET Framework, Mono
Dialetos: Microsoft Visual Studio .NET, .NET 2003, 2005
Influenciada por Nenhuma
Influenciou Nenhuma

Visual Basic.NET é uma linguagem de programação totalmente orientada a objetos e com suporte total a UML, criada pela Microsoft e distribuída com o Visual Studio .NET (Versão seguinte ao Visual Basic 6.0), embora hoje já haja o Visual Basic 2008.

O Visual Basic.NET é um produto extremamente diferente do antigo Visual Basic 6.0, não podendo ser considerada uma versão seguinte. Não apenas a maneira de programar foi alterada, mas todo conceito de orientação a objetos trouxe poder para a linguagem. A Microsoft simplesmente descontinuou o antigo Visual Basic 6.0 tornando o produto parecido com as demais linguagens do Visual Studio, parecido em questões de recursos e portabilidade pois o Visual Basic.NET ainda é muito diferentes de liguagens como o Visual C++, C#, etc. Porém esta nova versão aproximou o Visual Basic.NET das grandes linguagens de programação, aumentando a aceitação dos programadores Java e até mesmo C++, embora programadores Java caso tenham que migrar para plataforma Microsoft preferem o C#. Apesar da linguagem ser parecida com o antigo Visual Basic 6.0 a migração destes programadores para a nova plataforma e utilização do Visual Basic.NET é mais fácil para programadores que utilizam linguagens orientada a objeto por causa da grande diferença. Os programadores do antigo Visual Basic 6.0 acostumados com a orientação a eventos encontram dificuldades para utilizar o Visual Basic.NET.

== vb.net nao existe mais ==

Sintaxe VB.NET e VB

O seguinte exemplo simples demonstra a similaridade entre sintaxe VB.NET e VB. Ambos os exemplos aparecer uma caixa de mensagem dizendo "Olá, Mundo" com um botão OK.

Clássico VB exemplo:

       Private Sub Command1_Click () MsgBox "Olá, Mundo" End Sub 

VB.NET Um exemplo:

       Private Sub Button1_Click (ByVal remetente Como System. Object, ByVal e Como System.
       EventArgs) _ Handles Button1. Clique MessageBox. Show ( "Olá, Mundo") 'MsgBox 
       "Olá, Mundo") pode ser usado como bem End Sub 

Note que todas as chamadas procedimento deve ser feita com parêntesis em VB.NET, enquanto, no VB6 houve diferentes convenções para funções (parênteses necessário) e subcategorias (sem parênteses permitida, a não ser chamada utilizando a palavra-chave Call). Além disso, note que os nomes comando1 e Button1 não são obrigatórias. No entanto, esses são nomes padrão para um botão de comando VB6 e VB.NET, respectivamente. Existe uma função chamada MsgBox no namespace Microsoft.VisualBasic, que pode ser usado do mesmo modo que a função correspondente no VB6. Existe uma controvérsia sobre qual função para usar como uma melhor prática (não apenas restrito a mensagem mostrando caixas, mas também a outras características do namespace Microsoft.VisualBasic). Alguns programadores preferem e defendem que, usando linguagem de código características específicas torna mais legíveis (por exemplo, utilizando int (C #) ou Integer (VB.NET) em vez de System.Int32). O exemplo a seguir mostra uma diferença entre VB6 e VB.NET. Ambos os exemplos descarregar a janela ativa. Clássico VB exemplo:

      Private Sub cmdClose_Click () Esvaziar Me End Sub

VB.NET Um exemplo:

      Private Sub btnClose_Click (ByVal remetente Como System. Object, ByVal e Como System.
      EventArgs) _ Handles btnClose. Clique em mim. Close () End Sub

Nota o "cmd" sendo substituídos com o prefixo 'btn' prefixo, conformes à nova convenção anteriormente mencionados. Os seguintes são equivalentes: VB6 Exemplo:

       Private Sub Timer1_Timer () mim. Altura = Me. Altura - 1 End Sub

VB.NET exemplo:

       Private Sub Timer1_Tick (ByVal remetente Como System. Object, ByVal e Como System.
       EventArgs) _ Handles Timer1. Tick mim. Altura -= 1 End Sub

Limitações

- As versões anteriores do VB tinham várias limitações no código:

- Nº de variáveis usadas no mesmo código.

- Nº de arquivos abertos no mesmo código.

- Nº de janelas abertas no mesmo código, dentre outras.

No VB .NET existem limitações físicas, segundo a Microsoft, mas são tão altas que não há chances de serem atingidas pelo desenvolvedor, a ponto de não serem nem documentadas oficialmente. seus gaysssssssss

Arquivos Gerados

Arquivos com extensão .vb e outros que podem ser incluídos no projeto, tais como ASP (extensão .aspx), XML (extensão .xml), arquivos HTML (extensão .html), etc. Não há distinção de arquivos de classes, janelas, controles e outros, pois todos terão a extensão .vb.

Veja Também

Ligações externas

Inglês

Este artigo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o. Editor: considere marcar com um esboço mais específico.
  1. Somente se a checagem de tipos (Option Strict) não for habilitada. Muitos desenvolvedores em VB.NET afirmam que a checagem restrita de tipo deve ser habilitada em todos os novos projetos e desabilitada somente para códigos antigos convertidos através do Ajudante de Atualização (Upgrade Wizard).