Volunteer Point

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Moradia em Volunteer Point

Volunteer Point é um promontório na costa leste da Malvina Oriental, nas Ilhas Malvinas, a nor-nordeste de Stanley, e ao leste de Johnson's Harbour e do Canal de Berkeley.

Situa-se no final de uma península estreita, que protege a Lagoa Volunteer.

Valor estratégico na Guerra das Malvinas[editar | editar código-fonte]

Volunteer Point é um dos pontos mais a leste nas ilhas, ainda que o Cabo Pembroke esteja ainda mais a leste. Durante a Guerra das Malvinas, os comandantes argentinos consideraram o local como um ponto potencial de desembarque para os britânicos, uma vez que ele estava distante das bases aéreas argentina no continente (por exemplo: Río Grande, Comodoro Rivadavia), e aqueles em Pebble Island, mas também um ponto de apoio estratégico para qualquer força militar britânica que desejasse recuperar Stanley.[1] No entanto, nesse caso, os desembarques britânicos ocorreram na Baía de San Carlos, a oeste da Malvina Oriental, no Canal de San Carlos.

Vida selvagem[editar | editar código-fonte]

Pinguins-rei congregando-se na praia em Volunteer Point

Volunteer Point foi identificada pela BirdLife International como uma Zona Importante para Aves (IBA). Aves para as quais o local possui importância de conservação significado incluem as Falkand steamer ducks (Tachyeres brachypterus) (75 casais reprodutores), ruddy-headed geese (Chloephaga rubidiceps) (100 casais), pingüins gentoo (100 casais), os pingüins de Magalhães (2000 casais) e white-brindled frinches (Melanodera melanodera).[2]

Volunteer Point é notável por ter cerca de 150 casais de pinguins-rei reproduzindo-se na região, na parte mais setentrional da sua área. Os pinguins-rei quase foram extintos nas Malvinas e Volunteer Point concentra a maioria da população nas Malvinas. Há também elefantes-marinhos-do-sul.

Referências

  1. Bicheno, Hugh (2006) Razor's Edge: The Unofficial History of the Falklands War. London. Weidenfeld & Nicolson. ISBN 978-0-7538-2186-2
  2. «Volunteer Point». Important Bird Areas factsheet. BirdLife International. 2012. Consultado em 20 de outubro de 2012