Voz da Rússia

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
 Nota: Para a sucessora da Rádio Voz da Rússia, veja Sputnik (agência de notícias).
Voz da Rússia
{{{alt}}}
Voz da Rússia
País Federação Russa
Cidade de concessão Moscou
Fundação 1993
Extinção 10 de novembro de 2014 (2014-11-10)
Pertence a Rossiya Segodnya
(antes de 9 de deembro de 2013:
VGTRK)
Página oficial http://portuguese.ruvr.ru (inativo)
Rádio de Moscou
Sputnik

A Voz da Rússia (em russo: Голос России, transl. Golos Rossii) foi uma empresa pública multimídia da Federação Russa, com sede em Moscovo, que efetuava transmissões de rádio em várias línguas para o exterior. A Voz da Rússia era propriedade da Companhia Nacional Russa de Televisão e Radiodifusão (sendo VGTRK a sua sigla em russo).[1] Sua missão era oferecer ao público informação rápida, rigorosa e fidedigna sobre os acontecimentos mundiais, informar a comunidade internacional sobre a vida na Rússia, manter um diálogo com as comunidades russas no exterior e contribuir para a difusão da língua e da cultura russas.

O seu sinal de intervalo era A Grande Porta de Kiev, parte da peça Quadros de uma Exposição, de Modest Mussorgsky.

História[editar | editar código-fonte]

Em 22 de dezembro de 1993, o presidente russo Boris Yeltsin publicou um decreto que reorganizava a Rádio de Moscou, dando-lhe um novo nome: a Voz da Rússia. A rádio era sintonizada em 160 países e transmitia em 38 idiomas, incluindo alemão, árabe, armênio, azeri, búlgaro, chinês, checo, curdo, dari, espanhol, francês, hadza, hindi, inglês, italiano, japonês, kirguize, moldavo, mongol, pashtu, persa, polaco, português, russo, sérvio, turco, ucraniano, urdu e uzbeque.

A emissora tinha um website em 33 línguas. Em 2008, a página web da rádio recebeu o Prémio Runet na categoria “Runet fora dos limites RU” (Runet é o segmento da Internet em língua russa)

A Voz da Rússia foi membro da Associação Nacional de Difusores de Rádio e Televisão; da União Europeia de Radiodifusão; da Rádio Digital Mundial e da Conferência Internacional de Serviços de Estudo de Audiências.

Suas transmissões em ondas curtas e ondas médias em 1º de abril de 2014.[2] Em 10 de novembro de 2014, a Voz da Rússia foi substituída pela agência internacional de notícias Sputnik.[3]

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. «Sputnik Brasil – Notícias Atuais do Mundo, Notícias Urgentes». Sputnik Brasil. Consultado em 15 de novembro de 2021 
  2. «Voice of Russia to abandon shortwave in April 2014». The SWLing Post blog. 20 de março de 2014 
  3. «The Voice of Russia becomes Sputnik». uk.SputnikNews.com. The Voice of Russia. 10 de novembro de 2014. Cópia arquivada em 29 de novembro de 2014