Württemberg-Hohenzollern

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa



Württemberg-Hohenzollern
Württemberg-Hohenzollern

Parte da Zona de administração francesa e Alemanha Ocidental

Flagge Königreich Württemberg.svg
 
Flagge Preußen - Provinz Hohenzollern.svg
1946 – 1952 Flag of Baden-Württemberg.svg
Flag Brasão
Bandeira Brasão
Localização de Nenhum
Território de Württemberg-Hohenzollern (azul escuro) na zona de ocupação francesa na Alemanha (azul claro)
Continente Europa
Capital Tübingen
Língua oficial Alemão
Governo Ocupação estrangeira
Ministro-Presidente
 • 1945 - 1947 Carlo Schmid
 • 1947 – 1948 Lorenz Bock
 • 1948 - 1952 Gebhard Müller
História
 • 1946 União de Hohenzollern e Württemberg
 • 1952 Dissolução

Württemberg-Hohenzollern era um estado alemão ocidental criado em 1945 como parte da Zona de ocupação francesa pós-Segunda Guerra Mundial. Sua capital era Tübingen. Em 1952, foi incorporado ao recém-criado estado de Baden-Württemberg.

História[editar | editar código-fonte]

Württemberg-Hohenzollern não deve ser confundido com o maior gau ("shire") de mesmo nome, que se formou rapidamente durante o Terceiro Reich.

Württemberg-Hohenzollern consistiu na metade sul do antigo estado de Württemberg e a região administrativa prussiana de Hohenzollern. A metade norte de Württemberg tornou-se o estado de Württemberg-Baden em administração americana. A divisão entre o norte e o sul foi criado para que o Autobahn conectasse Karlsruhe e Munique (hoje a A8) foi completamente contida dentro da zona americana.

Em 18 de Maio de 1947, uma nova constituição foi promulgada e primeiro parlamento de Württemberg-Baden foi eleito. Com a formação da República Federal da Alemanha, mais conhecida como Alemanha Ocidental, em 23 de Maio de 1949, Württemberg-Baden juntou a república federal.

Uma enquete foi realizada em 24 de setembro de 1950 em Württemberg-Hohenzollern, Württemberg-Baden e Baden sobre uma fusão dos três estados. Um referendo público foi realizado em 16 de dezembro de 1951. Todos os três estados foram fundidos e do moderno estado alemão de Baden-Württemberg foi fundada em 25 de abril de 1952.