Wikipédia:Artigos bons/arquivo/Pedro Afonso de Bragança e Bourbon

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Pedro Afonso sentado no colo de sua mãe, a imperatriz Teresa Cristina, e cercado por suas duas irmãs, Isabel e Leopoldina, em uma pintura de Ferdinand Krumholz (1850).
Pedro Afonso sentado no colo de sua mãe, a imperatriz Teresa Cristina, e cercado por suas duas irmãs, Isabel e Leopoldina, em uma pintura de Ferdinand Krumholz (1850).

Pedro Afonso Cristiano Leopoldo Eugênio Fernando Vicente Miguel Gabriel Rafael Gonzaga, ou simplesmente Dom Pedro Afonso, (19 de julho de 1848 - 9 de janeiro de 1850) foi o Príncipe Imperial e herdeiro aparente ao trono do Império do Brasil. Nascido na cidade do Rio de Janeiro, foi o quarto e último filho do imperador Dom Pedro II e de Dona Teresa Cristina de Bourbon-Duas Sicílias e, portanto, membro do ramo brasileiro da Sereníssima Casa de Bragança. Pedro Afonso foi visto como vital para a viabilidade futura da monarquia, que havia sido posta em perigo pela morte de seu irmão mais velho, Dom Afonso Pedro, ocorrida três anos antes.

A morte prematura de Dom Pedro Afonso em consequência de uma febre com apenas um ano de idade arrasou o Imperador, e o casal imperial não teve mais filhos. Após a fatalidade, as dúvidas sobre o futuro do sistema monárquico cresceram na mente de Pedro II. Este ainda tinha uma herdeira em sua filha Isabel Leopoldina, mas ele não estava convencido de que uma mulher viria a ser uma sucessão plenamente aceita pela classe política e pela opinião pública. Ele excluía deliberadamente Isabel da participação nos negócios e decisões de governo, e nem ela nem sua irmã Leopoldina Teresa foram preparadas para governar sobre a nação. Sem filhos homens sobreviventes, o monarca passou cada vez mais a enxergar o sistema monárquico como inexorávelmente preso a si, e que este não sobreviveria a sua morte. (ler mais...)