Wikipédia:Artigos destacados/arquivo/Buenos Aires

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
O Obelisco, símbolo da cidade.

A cidade de Buenos Aires é a capital federal da República Argentina. Junto com sua área metropolitana (Grande Buenos Aires) é a terceira maior cidade da América do Sul e um dos maiores centros urbanos do mundo.

Buenos Aires se encontra no hemisfério sul da América, a 34º 36' de latitude sul e 58º 26' de longitude oeste. A cidade, designada popularmente pelos locais como Capital Federal e cuja denominação oficial é desde 1996 Ciudad Autónoma de Buenos Aires (ou Ciudad de Buenos Aires), se estende sobre um terreno plano na margem direita do Rio da Prata de 19,4 quilômetros de norte a sul e 17,9 km de leste a oeste.

O setor de maior importância na economia é o dos serviços, que representa 73% do Produto Interno Bruto (PIB). A indústria manufatureira é o segundo, tendo gerado em 2004 $20.308 milhões - cerca de 20% do PIB.

A cidade é também o centro cultural de maior importância da Argentina e um dos principais da América Latina. A importante oferta cultural se encontra representada na grande quantidade de museus, teatros e bibliotecas, sendo alguns deles os mais representativos do país. Também se destaca a atividade acadêmica, já que algumas das universidades mais importantes da Argentina têm sua sede em Buenos Aires. A cidade foi eleita pela UNESCO como Cidade do Design em 2005.