Wikipédia:Artigos destacados/arquivo/Cozinha medieval

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Um padeiro com seu assistente. Como visto na ilustração, os pães redondos estavam entre os mais comuns na cozinha medieval.
Um padeiro com seu assistente. Como visto na ilustração, os pães redondos estavam entre os mais comuns na cozinha medieval.

Cozinha Medieval designa a variedade de alimentos consumidos pelas diferentes culturas europeias durante a Idade Média. Durante este período, as dietas e os alimentos mudaram toda a Europa, e muitas dessas mudanças lançaram as bases para a contemporânea cozinha regional. Como o transporte e a comunicação eram lentos, impediam a exportação de muitos alimentos, principalmente frutas e carnes, que hoje são comuns em todos os países industrializados. Na maioria dos casos, somente os ricos, especialmente a nobreza, podiam adquirir ingredientes importados, tais como as especiarias, e por isso sua cozinha era mais propensa à influência estrangeira do que a das pessoas mais pobres.

O alimento mais importante era o pão, e, em menor medida, outros alimentos feitos à base de cereais, como a sopa e massas. A carne – sendo as mais populares a de porco e de frango, e, em menor medida devido seu custo, também a bovina – era mais prestigiada e mais cara que os grãos e que os vegetais, e por isso esses eram os mais preferidos como custo-benefício. A população do norte tinha preferência por bacalhau e arenque, e os ingredientes comuns utilizados eram as amêndoas, o vinho e o vinagre. Normas sociais também impunham que o alimento da classe trabalhadora fosse menos refinado, já que se acreditava que havia uma semelhança divina ou natural entre o trabalho e os alimentos das pessoas; assim, trabalho manual requeria alimentos mais vulgares e mais baratos. (leia mais...)